Por Lesly Monrat
O mundo das crianças chama-se “brinquedolândia”, ali elas vivenciam experiências singulares que vão proporcionar pensamentos, sentimentos e ações que possibilitarão o entendimento de tudo que a cerca. Inúmeros aprendizados ocorrem por conta disso, e nada melhor que a mamãe e o papai para estimular esse relacionamento saudável.
No meu “maternar” tenho como foco a diversão em família, principalmente no que se refere a fazer brinquedos em casa com as coisas mais simples. Selecionei para você algumas brincadeiras bem legais.
1) Tintas Comestíveis são sempre uma boa pedida para momentos de diversão garantida, com a possibilidade de trabalhar texturas, cores, coordenação motora, sensibilidade, equilíbrio (principalmente se você colocar a criança num piso escorregadio), criatividade, enfim, tinta e criança é a combinação perfeita de uma vivência saudável e feliz. Receitas de diversas tintas comestíveis, aqui.
3) Brincadeira com gelo: Peguei um pote grande, enchi de brinquedos e coisas diversas, joguei um pouco de corante alimentício e deixei para gelar. Esperei uma tarde bonita e preparei a experiência no quintal. Com direito a mesinha e colher de pau.
Depois de um tempo finalmente o primeiro objeto começou a sair, era uma fita verde. Dali em diante qualquer coisa que ia aparecendo ou eu chamava a atenção dele ou era ele que chamava a minha para o novo evento.
4) Fitas no varal: Outro dia encontrei minha coleção lacrada de fitinhas coloridas e olhei para o varal. Hummm, combinação perfeita! O vento ajudou bastante nossa brincadeira, o que permitiu que ele corresse de um lado para o outro tentando alcançar as fitas com seus bracinhos esticados. Um ótimo exercício para seu equilíbrio físico e mental, afinal nestes momentos seu conjunto de músculos e neurônios estão tentando dar conta de diferentes partes do corpo, e tudo ao mesmo tempo, coisa que para os adultos tornou-se básico, mas que para os pequenos está em pleno processo de aquisição.
Mas quando precisei do meu varal de volta, peguei o bambolê dele, achei um cantinho na casa que dava para pendurar e…
Lesly Monrat é pedagoga e pesquisadora em educação ambiental, projeção da consciência, artes florais, teatro e cinema. Mãe do Tales Monrat, que desde seu nascimento em 20/10/2010, fez com que a mamãe tivesse um único foco na vida: Viver intensamente a maternidade. Ela divide outras brincadeiras e idéias em seu blog Por que não, mamãe?
Bia – blogdabia.com
mar 22, 2013 -
Muuuuuito legal!
É isso aí! 😀
Parabéns e um abraço,
Bia.
De.
mar 22, 2013 -
Adoooro teu blog!
E coincidentemente indiquei ele no post de achados do mes de março!
Mari
mar 22, 2013 -
Amei a ideia do gelão recheado de brinquedos, dá pra brincar de arqueólogo! Agora é torcer para o calor voltar para poder botar em prática…
Ótimas ideias (e nem preciso ser uma grande maga do DIY para conseguir fazer, ufa!)
beijo!
Ananda Etges
mar 22, 2013 -
Gostei muito das ideias, especialmente a da caixa! Acho que vou colocar em prática logo logo! Beijos!
lesly monrat
mar 25, 2013 -
Que bom que gostaram das idéias meninas. Vale muito a pena construir brinquedos em casa, porque além do baby participar do processo, suas descobertas vão muito além dos brinquedos eletrônicos que fazem tudo sozinho apenas com “o apertar de botões”! Nos visitem e deixem suas sugestões.
E super obrigada às moderadoras por este espaço de multiplicação de boas idéias!
Silvia
abr 5, 2013 -
Adoro quando a criança fica livre para usar toda a imaginação e são estimuladas. Ótima dica para brincadeiras diferentes. Amei!!!!
Beijo,
Silvia
http://www.osclubinhos.com.br
Silvia- www.osclubinhos.com.br
abr 5, 2013 -
Adoro quando a criança fica livre para usar toda a imaginação e são estimuladas. Ótima dica para brincadeiras diferentes. Amei!!!!
Adriana Ranzi Curioni
abr 13, 2013 -
Olá Lesly!!! Quanta idéia legal!!!! Amei do gelo e da caixa tbm!!! Obrigada por compartilhar conosco!!! Nós mamães precisamos de muitas idéias rsrsrs
beijos!!!
Adriana
http://www.minhamaricotamaricotinha.com
lesly monrat
abr 16, 2013 -
Obrigada Adriana e Silvia, que bom que gostaram! Vamos trocando ideias e experiências, que isso é importante para nossos bebês! Bjs