Série: Festas!

Série: Festas!

Olá! Eu sou a Taissa, mãe da Luiza, uma mocinha linda e sapeca de 6 anos, esposa, filha única, publicitária, dona de casa, empresária e como vocês, mais mil e uma utilidades!!!

Sempre trabalhei em grandes empresas, nas áreas de Marketing e Eventos, mas há uns três anos atrás resolvi abrir meu próprio negócio. Eu sempre amei papel, caderninhos, canetinhas, papel de carta, adesivos e todo o universo das papelarias. Nós (leia meu marido que é designer gráfico)  também sempre fizemos os convitinhos de aniversário da Luiza e sempre foram tão caprichados e bonitinhos que as amigas começaram a me incentivar a trabalhar com isso.

Foi assim que nasceu a Papel com Design, um estúdio de design especializado em papelaria personalizada. Comecei fazendo cartões sociais, depois atendi um buffet que queria personalizar tudo, convites, toppers para docinhos, etc. E aí fui entrando nesse mercado de festas, principalmente festas infantis, e hoje estou aqui falando com vocês!

O objetivo dessa coluna é trazer um pouquinho da minha experiência com a organização e produção, dicas e ideias de temas e festas lindas que acreditem, todas nós conseguimos fazer. Basta ter um pouco de planejamento, organização e vontade!

São muitas as variáveis na hora de decidir como fazer a festinha dos nossos filhos, principalmente quando somos mães de primeira viagem. A idade, o local, quantas pessoas chamar, final de semana ou dia de semana, horário, o investimento dentre outras. Nessa hora, respire fundo e vá respondendo cada questão devagar.

Buffet ou Salão de Festas?

Há uns anos atrás esse negócio de buffet infantil deu um super boom! Aqui em São Paulo, pelo menos, tem um buffet a cada esquina quase!

O buffet é muito prático porque no dia da festa você chega, está tudo pronto , as crianças brincam, os pais conversam, cantam parabéns e depois pegam o filhote, os presentes e vão embora pra casa. Antes de contratar o buffet, vá conhecê-lo, faça uma degustação, veja a decoração da mesa, conheça a proposta de recreação dos monitores, o estado de conservação dos brinquedos e se tem licença de funcionamento, etc. É sempre bom ter uma indicação ou já ter participado de alguma festinha neste local pois assim você vê na prática o funcionamento de tudo.

As festas em casa estão voltando agora com força total! Ela resgata aquela coisa gostosa da família se envolver com a preparação da festa, os filhos curtem mais porque começam a escolher tudo antes e participam mais do seu aniversário!

Além disso as decorações estão menos comerciais. Tudo fica super personalizado, cheio de detalhes fofíssimos, onde  os temas podem ser mais  lúdicos e exclusivos (outro dia fiz uma festa onde o tema era a menininha e seu cachorrinho – nem preciso dizer que a festa ficou a cara dela!).

Isso não quer dizer que os temas que os nossos filhos amam fiquem de fora – Disney, Backyardigans, Galinha Pintadinha (super na moda), entre outros, fazem parte de tudo isso só que recebem uma “ nova roupagem”.

Assim, você pode fazer uma festa grande, cheia de atrações e brincadeiras, mesa linda, toda a festa com mil detalhes ou fazer uma festa mais intimista, para os amigos mais chegados porém com o mesmo cuidado, dedicação, exclusividade e detalhes!

Vamos ver dois exemplos do que eu estou falando:

Festa Doroty – Mágico de OZ – Tudo simples, delicado em tons de azul, branco e vermelho. Que menina não ia gostar de uma festa assim?!!!

A mesa de doces principal poderia receber uma toalha ou um caminho de mesa xadrez azul e também alguns cupcakes que foram colocados na mesa das criancas. Os nossos docinhos tradicionais (brigadeiro, beijinho, bicho de pé,  etc) poderiam ser dispostos em travessas de louça ou bandejinhas de madeira branca com o mesmo paninho azul xadrez.

Essa cortina com as bandeirolas atrás da mesa deram mais um toque especial.

As crianças têm uma mesinha especial,com cadeiras forradas, cupcakes e chapeuzinhos de tecido.

Para lembrancinhas – potinhos de geléia com tag personalizada!


Agora uma festa para menino. O tema de Ursinho é sempre muito fofo, principalmente para os pequenos.

São muitas as variações – só ursinhos, ursinho ciclista, ursinho baloeiro, ursinha bailarina, entre outros.

Esta foi uma festa de uma cliente que comemorou os aniversários do “Papai e Filhinho Ursos”!


Eu gosto dos balões pois dão um volume bacana e lógico, enfeitam muito! A mesa está super equilibrada com três pratos de louça altos e três baixos, os buchinhos pequenos tão um toque de verdinho junto com o jardim atrás. As bandeirolas também enfeitam a mesa que nesse caso nem precisou de toalha! Enfim, tudo super coordenado e com detalhes que fizeram a diferença pois os convidados se sentem especiais e queridos!


As mesas dos convidados receberam toalhas coordenadas e um centro de mesa fácil de fazer, mas que ficou super charmoso! Não é obrigatório usar toalha nas mesas dos convidados mas o centro de mesa faz a diferença sim. Vale a pena investir um pouquinho neste item.


Os chocolates também foram personalizados com ursinhos e monogramas e todos os doces seguiram os tons da festa – azul,marrom e amarelo.


Depois da brincadeira, todos pegavam sua garrafinha de água para refrescar!

Bem, esse foi o primeiro post pra gente começar esse bate papo sobre este tema super gostoso de celebração!
A gente vai falar mais sobre planejamento e organização, temas diversos para chá de bebê, batizados e aniversários para as várias idades e fases dos nossos filhos. Mandem suas dúvidas e sugestões pois terei um enorme prazer em ajudá-las.

 

Taissa Rangel, mãe da Luiza,  filha única, publicitária, dona de casa, empresária e mais mil e uma utilidades! Diretora da Papel com Design, empresa especializada em papelaria personalizada e festas infantis.