Pão de beterraba

Pão de beterraba

Por: Mariana Pelozio

Sempre que me perguntam: “o que fazer com os pequenos que não querem comer legumes nem com reza brava???”, eu digo que uma série de coisas são importantes para ajudar no hábito alimentar das crianças.

Primeiro de tudo: os pais comem bem? De nada vai adiantar empurrar uma tomate goela a baixo da criança enquanto você bate um prato de batatas fritas, né cara pálida?

Já tentou preparar o mesmo ingrediente de forma diferente? As vezes a criança não gosta de brócolis cozido, mas vai aceitar super bem picadinho no macarrão. Que tal fazer flores de cenoura com cortadores de biscoito?

E principalmente: coloque a criança na cozinha! Normalmente eles adoram comer o que preparam!

Então, segue aqui uma receita de pãozinho.  Coloque o avental em você e no filhote e vamos fazer o pequeno ficar amigo da beterraba!

 

PÃO DE BETERRABA

 

Parte 1 – Purê de beterraba

 

 

Cozinhe duas beterrabas médias e bata no liquidificador com um pouco da água do cozimento. Você deve fazer um purê grossinho, tipo papinha pra neném. Deixe esfriar.

Aproveite para ligar o forno em torno de 180 a 200 graus.

 

Parte 2 – A “esponja”

1 pacotinho (10g) de fermento biológico (equivalente a 3 tabletes do fermento fresco)
1 colher de sopa de açúcar
½ copo de leite morno

 

Junte o fermento com o açúcar e despeje o leite aos poucos, misturando tudo. Deixe descansar um pouco (aproximadamente 15 minutos) e você vai ver que a mistura vai começar a crescer e formar bolhas (tipo “A Coisa”, lembra?). Reserve.

 

Parte 3 – Massa

600g de farinha de trigo (500g + 100g)
50g de manteiga
2 ovos
1 colher de sopa rasa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
1 gema de ovo com 3 colheres de água – para pincelar

(mais o purê de beterraba e a “esponja” que você já preparou.)

 

Junte o purê de beterraba (já frio), os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal, adicione a esponja (o fermento que você deixou crescendo) e misture tudo.

 

Aos poucos adicione 500g de farinha de trigo…

…e amasse. Aproveite e chame os pequenos para amassar também!

Coloque os 100g restantes de farinha na mesa e vá amassando aos poucos até dar o ponto (quando a massa fica lisa e solta das mãos).

Deixe a massa crescer mais uns 15 minutinhos  e comece a fazer bolinhas.

Deixe as bolinhas crescerem por mais 15 minutos. Pincele 1 gema de ovo batida com um pouco de água. Se quiser pode jogar grãos por cima antes de assar: gergelim, linhaça, chia…

Leve para assar no forno préaquecido por uns 20 minutinhos, e pronto!

 

Deixe a criatividade rolar e faça pãezinhos de outros sabores!

 

Mariana Pelozio abandonou a vida de escritório com reuniões e salto alto e, junto com a amiga Flavia Vilela, se jogou nas panelas e temperos! Muito mais felizes, montaram a Duas Terezas, fazem festas e eventos trazendo de voltas às comemorações aquelas comidinhas com gosto de bolo na casa da Vó