Meu filho tem alergia alimentar!

Meu filho tem alergia alimentar!

Por: Karine Durães

Geralmente, começa com um sintoma da criança. Ou vômito, refluxo, mancha na pele, choro… e aí  tem coincidência  com a alimentação.

Não demora muito, o diagnóstico. Alergia alimentar! E o mais comum é a alergia ser a leite de vaca e/ ou a soja.

Aí a mãe entra no “limbo” das mães das crianças alérgicas. Ela terá que prestar atenção em tudo que o bebê come. Em tudo o que oferecem ao seu anjinho. As pessoas ao redor falarão: “tadinho dele…”

Esse tadinho é a treva! Quem gosta de ser chamado de tadinho?

Mães de alérgicos, vou convidar vocês para fazerem uma reflexão. Se seu filho é alérgico a soja ou a leite, você verificará todos rótulos dos alimentos industrializados e analisar se aquilo pode ser pro seu filho. Educação nutricional pura. Muito alimento não vai poder. Lecitina de soja tem em quase todos os produtos alimentícios. Leite também tem em muita coisa.

Aí, as besterinhas terão que ficar pra depois, se o bebê regredir a alergia- acontece muito. Olha só, que sorte desse bebê! Ninguém pode chegar e enfiar goela abaixo uma coisa que a mãe não indicaria. Alimentação, só fruta, legumes, leguminosas, carnes em geral, tubérculos, alguns tipos específicos de pão, leite materno e/ou leite hipoalergênico.

Infelizmente,  alguns bons alimentos ficarão de fora, o caso do iogurte natural, de um queijo ou algum laticínio. Mas os industrializados, a maioria deles,e as guloseimas, não entram. E o bebê vai ter uma alimentação saudável, livre disso. Como prega o Ministério da Saúde. Quem é o tadinho agora?

Mães de bebês não alérgicos, vamos aprender um pouco com essas mães. Olhar os rótulos. Procurar o natural. Quem ganha, no final, é o nosso filho. Ganha saúde, disposição, alegria. Ninguém é alérgico a isso!

 

Karine Durães é nutricionista especialista em pediatria, diretora da Associação Paulista de Nutrição. Escreve o blog Nutrição Infantil e atende gestantes, bebês, crianças e adolescentes em consultório e a domicílio em São Paulo.