Fresco saudável x Pronto congelado

Fresco saudável x Pronto congelado

Por: Marina

A maioria das famílias, encontra diariamente algumas dificuldades em balancear alimentos saúdaveis, fáceis de fazer e que agradem todos os paladares.

Alimentos feitos “especialmente” para o público infantil são uma boa escolha?

Por que meus filhos não se interessam por nada que não seja nuggets e pizza?

Como pais, temos que ponderar nossas escolhas. Não se sinta culpado por não conseguir servir todos os dias algo fresco e saudável.

Crianças tem um paladar muito diferente do dos adultos. Verduras de gosto amargo, alimentos com muitas especiarias e queijos fortes normalmente não são muito bem aceitos e além disso, a apresentação dos alimentos conta muito.

Um conselho?

Tente limitar o consumo de alimentos prontos, congelados, para uma, duas vezes por semana. Procure marcas que tenham menos gordura saturada e sal. É interessante se aventurar um pouco na cozinha e tentar preparar versões caseriras mais saúdaveis dos mesmos alimentos que seu filho gosta.

Dicas: Use carnes magras, laticínios com pouca gordura, produtos integrais e sirva sempre com vegetais ou salada.
Lembre-se que o mais importante é a relação que seu fliho tem com a comida. Quanto mais ele participa na escolha e no preparo mais interessado ele se demonstrará ao longo do tempo.

O que ajuda?

– Sente com seus filhos e escreva a lista do supermercado.
– Elabore com eles o cardápio da semana.
– Na hora de cozinhar, dê uma tarefa para seu fliho e supervisione.
– Mesmo que o alimento não seja o preferido, tem sempre que experimentar.

Portanto, é importante que as crianças provem alimentos novos regularmente. Crescendo, suas papilas gustativas vão evoluir e eles estarão mais propensos a desfrutar de alimentos saudáveis.

 

Foto: ©Oriol Aleu

::

Marina – mãe do Lorenzo, formada em gastronomia. (que sorte, hein Lorenzo?). Com a chegada do bebê resolveu aprofundar seus conhecimentos sobre nutrição infantil e compartilhar algumas receitas e dicas no seu blog o “Papinha Gourmet” .

::

O tema do Fórum MMqD dessa semana é sobre a escolha da escola. “Escola perfeita não existe. Mas o que é importante saber quando se está buscando uma escola? Do que você não abre mão?”