Fórum MMqD

Meu filho não faz cocô na privada!

Ah, o desfralde! Aquela bonita fase em que os pequenos conquistam um pouco de autonomia às custas de muito xixi no chão (na versão otimista da coisa, claro. Troque os termos por "cocô" e "cama"/"sofá"/"tapete persa da casa da vizinha" e teremos um cenário um pouco mais desanimador...).

O bom é que essa fase passa relativamente rápido... ou não?

O fórum de hoje foi sugerido pela Keudma, que conta que a missão desfralde ficou pela metade lá na casa dela:

"Único filhote, com quase 5 anos, morre de medo de fazer cocô no banheiro (só o cocô, pois o xixi ele faz normal). Até pouco tempo ainda usava fraldas (SXG), e agora ele faz cocô no banheiro (OBA!), mas NO CHÃO (AFF!). Já tentamos de tudo: troninhos,  adaptadores de assentos, músicas, vídeos,livros, conversas, promessas,exemplos, castigos, psicóloga e NADA. Até na escola ele não faz no banheiro, e por duas vezes fui chamada para ir buscá-lo... 

A pediatra e a psicóloga dizem que cada criança tem seu tempo. Tenho certeza que não é nenhum trauma, desde o início do desfralde foi assim, ele se recusava a fazer cocô fora da fralda, e passava até uma semana sem fazer, até vencer a gente pelo cansaço e voltar para a fralda. Toda vez que toco no assunto, ele diz que fazer cocô no banheiro dói. Desânimo total!!! Paciência zero!"

Alguém aí passou por algo parecido?  Tem dicas, sugestões ou simpatias para compartilhar? Vamos salvar o chão do banheiro da Keudma, gente!

 

 

 



Se você gostou desse post, não deixe de ler:

DIY: Aprenda a fazer comidinhas de feltro! by Mari on May 4th, 2012

Visões de mundo by Flavia on June 11th, 2013

Em Tempos de Tudo Agora by Flavia on June 18th, 2013

223 Comments
    • Val Otoni

    Vishhhhhhhhhh, morri de medo agora. O meu tem 1a9m e faz 5 meses q só faz xixi no penico, não usa fralda durante o dia, exceto para fazer o cocô, ele sofre, mas não faz no penico, pede para colocar fralda na hora em que a vontade aperta. Mas ele ainda é tão novinho e ele mesmo começou esse desfralde, por isso que tô/tava tranquila. Boa sorte para você aí.

    Responder
      • keudma Costa

      Olá Val,obrigado por compartilhar sua experiência... Teu filhote ainda é novinho, tem muito tempo pela frente, o meu já tá com 4 anos e meio,parece até um rapazinho, por isso meu "desespero"...

      Grande abraço!

      Responder
        • christiane thibes

        Olá. Agradeço por compartilhar. Estamos retirando as fraldas há um mês. Meu filho está com 2 anos e 11 meses. Já consegue fazer xixi no vaso tranquilo e até segura se o banheiro estiver longe, mas o cocô... SOCORRO!!! heheh. Estamos em situação parecida. O máximo que chegamos foi fazer no chão do banheiro como outra mãe comentou, mas também foi só uma vez. Todas as outras foram na roupa. Não avisa quando vai ser, mas começa a se esconder. Geralmente quando vejo que ele está se escondendo já é tarde. Quando levo ao vaso diz que não quer mais. No penico é a mesma história. Está bem difícil. A fralda só colocamos para dormir porque o psicólogo que estavamos consultando nos orientou não coloca-la de dia.... ai, sei lá.. está dificil mesmo... estou cansada. Tenho um bebe de seis meses também, mas ele é bem tranquilo, então a trabalheira mesmo é com o mais velho. Mas somando as noites sem dormir é fogo. Bom, depois de desabafar digo que vou firme e em frente, com fé que vai dar certo e com todo apoio que meu pimpolho merece.

        Responder
          • Marcelo

          Olá! O meu caso é bem similar ao seu. Meu filho tem 3 anos e já faz xixi na privada, mas no caso do cocô é terrível pois ele não aceita fazer no banheiro, também nao avisa quando vai fazer e quando faz, fica desesperado para tomar banho. Cheguei aqui tentando fazer uma pesquisa sobre como proceder. Se alguém puder me dar uma luz, eu agradeço muito.

          Responder
          • Glaucia Negreiros

          Ahhh...estou nesta mesma situação...meu filho tem 4 ano e meio faz xixi normalmente no vaso sanitário, mas quando é para fazer coco... :( se recusa de todas as formas...comprei penico, converso, brigo, prometo...e nada! Quero dicas também :)

          Responder
          • Andressa

          Oiii maezinha.. Tenho gêmeos de 2 anos e 10 meses. Dois meninos. Já usam o banheiro pro xixi normal e muitas vezes até sozinhos. Tem mais ou menos 1 mês que eles só querem fazer coco no chão do box. Já comprei uma miniprivadinha linda, mas os dois recusam. Como tá o seu filhote hoje?

          Responder
        • SORAIA

        OLA ,
        e hoje como esta seu filho , ja faz coco no vaso .
        gostaria de saber porque o meu filho esta com 3 anos e meio é so faz coco na fralda

        Responder
        • rebeca de oliveira

        gnt minha filha ja ta com 4 anos e tb nao faz cocô se nao colocarmos a fralda o xixi ele faz no banheiro desde antes dos 2 anos nao dorme de fralda é so o cocô msm nao sei mais o q fazer ja tentei d td!

        Responder
          • Rita

          estou como mesmo caso meu filho fez 4 anos agora e nao faz coco no banhneiro estou em panico...xixi ele faz normal no banheiro

          Responder
          • Patrícia da Silva Reis

          Passo pelo mesmo sofrimento que vc. A minha também já tem 04 anos e até agora só faz cocô na fralda. Não sei mais o que fazer.

          Responder
        • Danielle Lopes

        Boa Noite. Achei esse post e ja se passou quase 1 ano. Como esta seu filho? Ja faz coco no vaso sanitario? Se sim usou alguma tecnica?
        Tenho um filho que acabou de fazer 4 anos e nao quer saber de fazer coco na patete... ja falei em troca...as vezes ele senta e leio varios livros... mas nao tem jeito... nao sei mais o que fazer... por favor se tiver alguma ideia me repasse...

        Responder
        • Marilis

        Olá, minha filha tem 3 anos e passa pela mesma situação, o xixi faz no vaso ou penico, mas o coco segura, segura e segura, traça as pernas e quer fazer, de repente enche a calcinha e quando coloco no vaso para fazer ela chora e diz que dói.
        Marquei psicólogo, vamos ver se conseguimos resolver esse probleminha.

        Responder
        • Dalva

        Olá, Keudma
        Meu filho tem seis anos (pasme!) e só faz cocô na fralda. Já tentei de tudo. Desisti. Só tenho depressão cada vez mais. Compro fraldas frequentemente e nossa cidade aqui na Paraíba não tem psicólogo infantil competente. Já levei, mas eles não dizem nada nem comentam. Desisti. Um dia quando ele crescer mais, ficar rapaz, acredito que ele faça. Se não, existem as fraldas geriátricas. Mas eu gostaria muito de saber o que signigifica isso e o que pode acarretar futuramente.

        Responder
          • Ana Lucia

          Olha...tem uma profissional aqui em Joao pessoa que pode ser o que vc procura, minha dentista comentou comigo que sentiu que a filha estava sempre em panico...nas cosias simples, foi a 3 psicologos, todos vieram com aquela conversa mole. Chegou nessa que tem no Royal trade (o edificio laranja e verde na epitacio, o nome dela é viviane, e essa psicologa disse em alto e bom som depois de 4 sessões. Seu filho tem transtorno de ansiedade generalizado. Tem que tratar...falou dos riscos para a vida adulta. Bom...foram 4 anos e a menina ganhou alta hoje. Me pareceu uma profissional corajosa. Leve ele lá.

          Responder
        • Angélica

        Olá! Entrei neste site procurando também uma luz para minha angústia a encontro alguém com o mesmo problemão para resolver. Minha menina vai completar 4 anos este mês e assim como na sua casa, aqui também vivemos assombrados pela terrível hora de fazer cocô. Já tentei de tudo também. Ela faz xixi no vaso e cocô na fralda. Várias vezes usa duas fraldas seguidas pois do tamanho dela e segurando por mais de 3 dias seguidos vc pode imaginar o tamanho que fica não é! Quando sai geralmente tem um pouco de sangue, acredito que por causa do esforço. Também não estamos sabendo o que fazer!

        Responder
          • elisandra

          Meu filho tem 03 anos e 07 meses, e percebi a dificuldade em fazer coco. E quando faz saem geralmente bolinhas duras. Ele diz que dói a barriguinha e até chora quando começa a fazer. Diante dessa angústia, resolvi pesquisar e descobri que há médicos especialistas para o caso, são os GASTROENTEROLOGISTA PEDIATRA. Geralmente são crianças que evitam comer fibras, tais como frutas (mamão, manga, abacaxi), cereais e alimentos que ajudam a eliminar o bolo fecal. Estou vendo receitas que incluam "disfarçando" estes alimentos. Boa sorte !

          Responder
      • Elisabete

      Foi ótimo ler essas experiências, pois tenho um filho que recém fez 3 anos e se nega a fazer cocô no vaso, alega que sua cabeça vai embora, tirar a fralda do xixi e a noite foi moleza, teve 2 escapadelas na cueca e 1 na cama isso ocorreu com 2 e meio, já o cocô ele tem pavor do vaso e pede para por a fralda, como tenho um filho de 1ano e 2 meses e estou gravida de 7 meses, não quero força - lo, pois sei que acaba se sentindo escanteado mesmo que isso não ocorra, porque lhe dou muita atenção.

      Responder
  1. Eu, eu, eu!! Eu passei pela mesma coisa quando desfraldei meu filho. Ele fazia xixi normalmente na privada, mas cocô de jeito nenhum. Nem na privada, nem no pinico, nem em lugar nenhum.
    Eu tinha que colocar a fralda pra ele fazer...e eu nunca pressionei...só conversava, dizia que ele já estava grande, que o papai e a mamãe faziam no banheiro e que ele tinha que fazer tb.
    Um dia, ele viu um amigo um pouco mais velho fazendo no banheiro e decidiu fazer tb. Nas primeiras vezes que sentou pra fazer não saiu nada, mas já era um passo...acabei colocando a fralda pra ele fazer.
    Toda vez que ele pedia, eu colocava um pouco sentado pra tentar até que um dia saiu e fizemos a maior festa.
    Não sei se ajudei ou não, mas aqui não pressionamos e com o tempo deu certo. Ele tinha 3 anos e meio!!!

    beijos e boa sorte

    Responder
      • keudma Costa

      Oi Renata, muito obrigado por dividir sua história... Aqui, no início eu não pressionava não, só que o tempo foi passando, todos o primos, colegas e amigos crescendo e fazendo cocô no banheiro, e o meu filhote nada...Teve horas que até perdi a paciência... Hoje ele não usa mais fraldas, porém, também não a privada... Tá num meio termo angustiante, pois está fazendo no chão do banheiro, o que me dá um trabalho danado...

      Grande abraço!

      Responder
        • Joie

        Oi, eu to passando pelo mesmo problema. Meu filho tem 3 anos e 5 meses. O desfralde do xixi foi fácil. Mas ele tem constipação e teve eventos tristes de fezes duras e secas. Agora usa Peg 4000, receitado por uma gastro pediatra. Isso foi muito bom, porque as fezes ficam "macias". Dai ele não sente dor. Mas ele se recusa em usar o vaso ou penico. O pior é que sai, mas aos poucos. Tento deixar sem fralda, mas ta sempre "selando"as cuecas. Agora vou tentar comprar livrinhos para ele que falam de usar o peniquinho. Mas pelo que vejo esse problema é mais comum do que eu pensava. O negócio é ter paciência.. Em tudo que leio ... diz a mesma coisa.. paciência, toda criança tem seu tempo. O importante é ela não sentir fracasso ou vergonha, senão vai trancar, aí o problema será maior. Um colega minha teve sucesso assim: fez um desenho de aquário numa cartolina, cada vez que o menino fazia cocô no penico, ele colocava um peixinho (adesivo) la... e assim pode ser uma floresta, etc. Já tentei com o meu h;á um tempo atrás, não deu certo. Mas vou tentar novamente. ..

        Responder
        • Ana

        Keudma, seu filho já faz na privada? Meu neto fazia, mas agora diz q dói, e quando não aguenta mais faz escapa um pouco p cueca.
        Como já faz um ano de sua postagem acredito q seu filhote já deve estar regularizado.
        O q vc fez?

        Responder
      • rebeca de oliveira

      ai renata q bom mais ja fiz isso c minha filha tb conversei a amiguinha dela fez aki no banheiro d casa mais ela nem senta p fazer cocô agora p fazer xixi ela vai ao banheiro sozinha!

      Responder
      • williane

      ajudou sim!
      Meu filho tem 4 anos e 5 meses e não consigo fazer com que ele faça no vaso,já tentei de tudo;conversas,exemplos,premiações,e nada só faz na roupa,chão e no Box.parei de me desesperar!claro que como todas ando exaltas.
      Porem o que eu gostaria de dizer a todas é que devemos ter a certeza de que o que fazemos é o melhor! só ele é que vai disser o momento que está pronto! e não nós.
      Ah! sabe o que meu filho me respondeu,uma vez quando eu mostrei que estava desapontada por ele não fazer no vaso?
      "poxa filho o que está acontecendo meu filho porque não faz coco no vaso? ''
      "Não sei mamãe".
      fica então o questionamento!

      Responder
      • williane o meu caso ta igual o seu a minha tem 3 anos e 1 mês , e n quer de jeito nem um fazer cocô no vaso nem na fralda em nem um lugar rsrsr , fico tao nervosa sabe !!! espero q vc tenha conseguido e se conseguiu me passa a técnica bj

        Responder
  2. aqui o desfralde também foi uma novela.

    xixi foi uma longa história molhada, mas com final feliz, inclusive o desfralde noturno, que foi mais rápido.

    mas o cocô... esse aí todos os santos do céu já estavam de mãos dadas procurando uma reza braba pra ajudar.

    e a reza resolveu? não, né?

    reza é bom, mas melhor ainda é ter paciência, saber captar os sinais de maturidade da cria e ter um objeto de desejo que caiba como chantagem.

    não me envergonho. depois de idas e vindas com o troninho, prometi ao isaac que pós 3 cagadas consecutivas no lugar certo ele ganharia o tal navio-caríssimo-e-cheio-de-coisa.

    fiz contrato assinado, fiz mural para o banheiro, comprei adesivos, uma farra.

    funcionou.

    filhote aprendeu que fazer cocô na privada é lindo e prático, teve aulas de negociação e eu, descobri o poder do imaginext - a ser usado com moderação, diga-se.

    bjo grande e boa sorte.

    Responder
      • keudma Costa

      Oi Carol, muito legal sua experiência, pena que não funcionou comigo...Já prometemos tudo, absolutamente tudo, todos os brinquedos do mundo, e até um irmãozinho ( que ele tanto pede, e a gente nem pensa nessa possibilidade,heheeh) e, nada! ele diz que só quando crescer é que vai fazer cocô na privada, nem sentar nela ele quer, acredita?! Se a agente força, ele faz na roupa mesmo... Já fiz do meu banheiro uma verdadeira "brinquedoteca", adesivos, gibis, e até televisão a gente colocou ... Minha situação é um pouco "desesperadora"...

      Grande abraço!

      Responder
        • Ana Carol

        Olha, eu compartilho da mesma angústia e meu filho já vai fazer 6 anos em setembro.

        Também já tentei de tudo; com e sem paciência! É frustrante!

        O que tenho medo é de um dia ele estar num lugar estranho e precisar e... sofrer bullying de amiguinhos, sei lá!

        Ele chora; esperneia; fala que dói; que não consegue desde os três anos e meio.

        Xixi é normalzinho. Vai; acende a luz se preciso; faz; dá balançadinha; dá descarga e até lava e seca as mãozinhas! Olha que menino cuidadoso.

        Ele é bem ressecado. Até uma fibra já coloquei no meio do leite do café da manhã e resolveu para fazer cocô, mas não na privada. E aqui nem tem meio termo!

        É na fralda mesmo!

        Gente, eu só oro agora, porque não tenho mais a quem recorrer e quando deixamos para ver até onde ele conseguiria, ficou 8 dias sem fazer... achei perigoso! :(

        Alguém pode ajudar a gente, pelo amor de Deus!?!

        Responder
          • Karina

          Meu filho também tem seis anos e quase nunca usa o banheiro para fazer cocô. Também fica ressecado, ou fazendo de pouquinho em pouquinho na roupa. Já tentei de tudo, de tudo mesmo. Mas nada funciona. Quando eu acho que ele está melhorando, piora tudo de vez. O xixi ele faz normal no banheiro. Ana Carol, sei o que você está passando, você não está sozinha nessa. Agora ele faz acompanhamento psicológico pois esse episódio do cocô pode prejudicá-lo na escola. Se você já tiver conseguido algum progresso, me escreva! bjs Karina

          Responder
          • Marta

          Oi Ana, meu pekeno esta com 4 anos e meio, e só ker fazer coco na fralda. Ja colokei ele no penico, ele ate senta no vaso mas nao faz. Parece ke trava. Também nao sei mais o ke fazer. Ele so ker fazer em pe na fralda e só consegue depois ke fica "concentrado". Também ja tentei de tudo... Queria ke alguem me desse uma dica, ou uma sugestão, uma tática pra resolver isso... A escola sabe dessa limitação dele, mas é complicado, pq se vamos a alguns lugar, ele nao vai ao banheiro. Xixi, é impressionante, se ele tiver de fralda, ele pede pra tirar, pra ir no vaso, dá tchau ao xixi e tudo, mas ao coco... nada! Tambem preciso de ajuda!!!!!

          Responder
            • Natalia

            Gente estou desesperada. Meu filho tem 4 anos e tem pavor de usar cueca, PAVOR , essa é a palavra, chora continuamente, fica em crise, e não vai no banheiro de jeito nenhum ! Hoje em mais uma tentativa de tira-lo da fralda, ele quase vomitou, de desespero, estou perdida e não sei mais o que fazer.

            • Andreia

            Marta. Eu tenho filho de 4 anos e 3 meses mesma situação eu não sei mais fazer ele só quer fazer coco na fralda e xixi faz no privada normal, quando acaba fralda eu falo pra ele q acabou ele começa chorar perde para comprar fralda.... Alguém pode me ajudar!!!

          • márcia

          Ana , não sei se vou ajudar mas tenho uma princesa que completou 5 anos em abril e esta na mesma situação, o xixi foi normal com 2 aninhos não usava fraldas nem a noite mais. Ela acordava acendia a luz e fazia tudo bem bonitinho, mas o coco... até hoje tenho que colocar a fralda! Ela não reclama de dor mas diz que demora muito. O meu consolo é que tenho uma filha com dezenove anos e as vezes olho para traz e vejo as dificuldades e particularidades que enfrentamos e vejo que tudo tem fase e tudo passou, agora já enfrentamos problemas diferentes como reprovação no vestibular , namorado, 1º emprego etc. Apesar de termos este probleminha com a menor a experiência esta me fazendo curtir mais a fase da infância!Abraços

          Responder
        • Quezia

        O meu filho é exatamente assim! Não sei mais o que faço, mas no caso dele acho que foi trauma, pois ele fazia e depois parou disse q tem medo.

        Responder
        • carla

        Ola! Depois de um ano seu filho já esta indo no vaso? Estou passando pelo mesmo problema. Meu filho tem quase 4 anos e diz q não quer crescer pra não ter q fazer no vaso, mas para outras coisas ele diz ser grande... Já prometi tudo , ate o tão sonhado cachorro, mas ai ele diz q não quer mais q ele tem de pelúcia. Ele faz na fralda. A pediatra TB disse q tem q esperar o tempo dele... Me ajudem! O q faço? Bjss

        Responder
        • Marilis

        Oi Keudma, no blog vi que já faz um ano na última postagem. Consegui fazer que seu filho fizesse o coco no vaso? Minha filha de tres anos e um mes é a mesma coisa/; o o xixi faz no vaso ou penico, mas o coco.......só na calcinha. Me dá uma luz. beijos

        Marilis

        Responder
        • Isabella

        Ai Menina, aqui com a minha filha é a mesma coisa, ela já está com 4 anos e 2 meses, o xixi é tudo ok, não usa mais fralda, não dorme de fralda, lindo.... porém o coco, só na fralda, temos q colocar a fralda, ela faz em pé, eu a limpo em pé pq falo q ela não é bebe mais... já tentei de tudo, promessas, chantagem, trocas, presentes, e tbém ate uma irmazinha q ela quer muito, nada feito, ela diz que só vai fazer quando ficar grande, desespero total....

        Responder
        • Ana Flávia

        Por favor Keudma, me diga se seu filho já conseguiu...
        Estou na msm situação que vc, meu filho já vai fazer 4 anos e não quer nem sentar no vaso, enquanto o xixi ele faz a vontade no vaso e há bastante tempo já não usa fraldas p dormir.
        Estou muito preocupada!

        Responder
          • JULIANA SCHUCH PITIRINI

          Ana Flavia. Meu filho é igualzinho o seu. Com 1 aninho e pouco já fazia xixi no vaso, acorda com as fraldas sequinhas. Pressionei tanto na tentativa de ajudar a sair da fralda pra fazer coco no vaso que passei por um problemão. Ele deixou de fazer na fralda, mas não fazia em lugar nenhum!!!Ele dizia que não queria fazer coco. Eu acho que ele se sentiu pressionado demais, pois toda vez q ele dizia que queria fazer, eu o chamava pro banheiro, lhe contava uma estória, dizia que ele não era mais bebezinho, sem querer eu acabei criando um bloqueio. Ele só evacuava quando fazia uso do Minilax. A alimentação dele já é equilibrada, enquanto estava tendo este problema, intensifiquei os alimentos mais laxantes. O pão, arroz e macarrão que lá em casa sempre foram brancos, passamos para o integral. Usou Pentalac. Qualquer outra criança estaria com diarréia com tudo que eu dava pra ele...mas nada, ele prendia. Estava ficando apavorada, aí tive que voltar atrás e perguntava toda hora se ele queria fazer coco na fralda, ele começava a chorar,dizia que não queria. Quando comecei a fingir que estava tudo bem, não perguntava mais se ele queria fazer coco, aí ele voltou a fazer coco na fralda de novo, fiquei aliviada.
          Depois que ele faz, eu o levo até o banheiro, ele dá tchau, pergunta se o coco vai encontrar a mãe dele. Quando eu vou no banheiro deixo ele me ver, mas eu parei um pouco com minha ansiedade. A pediatra cansa de me falar, que cada criança é diferente da outra e que a hora dele vai chegar. Eu sei que é dificil, porque nos falam coisas que não gostamos, as vezes parece que não ensinamos as coisas para os nossos filhos, por isso que ele ainda usa fralda. Decidi tampar meus ouvidos e continuar estimulando meu filho, mas sem pressionar. Melhor que ele faça na fralda, do que não faça, como aconteceu e foi bem traumático. Ele sabe o local que tem que fazer, mas ainda não sentiu-se a vontade. A primeira vez de tudo na vida, nos dá medo, ansiedade..decidi pensar assim. Quando ele estiver preparado, vai conseguir.

          Responder
            • Ana Flávia

            Obg pela resposta, Juliana!
            Esse compartilhar nos ajuda e nos conforta pq a gente fica sabendo q não é só com a gente q está acontecendo isso...
            Que Deus nos de paciência e logo logo nossos filhos estejam fazendo cocô no vaso c tranquilidade!
            =) bjs!

      • Lohane

      Tbm estou nessa fase, meu baby de 2 anos e 4 meses iniciou o desfralde há 2 meses, faz xixi no caso pq eu levo de meia em meai hora, mas não pede e se eu pergunto diz que não quer. O cocô tbm é bem difícil, quase nunca faz no vaso, só seu estiver com muita vontade e eu advinhar que ele quer fazer. Ele faz no chão, na cueca, no meio dos brinquedos, na rua, onde estiver. Já tentei de tudo tbm, conversei, briguei algumas vezes, ignorei outras pq dizem que ele está querendo chamar minha atenção. Adorei o comentário da colega Carol Garcia. Mas comigo essa tática de adesivos, prêmios etc não funcionou aqui. Ele até faz na hora pra ganhar, mas depois volta tudo de novo.Enfim, não sei mais o que fazer! Não aguento mais lavar mil roupas por dia, o chão, tudo! Se alguém ajudar a colega Keudma e quiser me ajudar tbm...thanks!
      Bjinhos

      Responder
      • christiane thibes

      Carol Garcia, muito boa a tua história!! Dei muitas risadas aqui!!

      Responder
    • Gente, amei esse post.

      Passo pela mesma coisa. Meu bebezao esta com 3 anos e 2 meses, largou a fralda pra xixi de dia e de noite ja ha uns 6 meses, mas o coco...ja negociei presente, ja exiplei, conversei, comparei, sempre deixei entrar no banheiro conosco...e nada...no papo mais serio ele respondeu ter medo. Dai dei uma forçadinha e o coloquei no vaso agarrado ao meu pescoço e ali ficamos por minutos...piniquinho...nem pensar!
      E agora?!

      Nao sei mais o que faço!!! Da ate vontade de chorar!

      E admito, ja perdi a paciencia, a cabeça, ja briguei, dei bronca seria...e? NADA!!!

      SOCORRO !!!

      Responder
      • o meu tambem tem esse problema e tem 4 anos tambem so que ele faz na cueca e eu tambem estou desesperada nao sei mais o que fazer.....ja conversei,ja falei de dar presente,ja ate inventei que tem a fada do coco....kkkk.....se ele fizer na privada ele vai ganha um presente mais nao adianta nao.....nao sei o que fazer mais....

        Responder
    • Dani

    Passei por isso com meu filho. O desfralde do xixi se deu em 02 dias (no esquema de recompensa), mas do cocô foi uma novela...Ele se escondia e fazia em pé, na cuequinha. Comprei um penico musical e toda vez que ia ao banheiro o levava junto, ficávamos conversando. Nunca forcei nada e um dia aconteceu. Foram longos 08 meses...rs. Ele acabou de completar 04 anos e só agora pede (eventualmente pra fazer no vaso sanitário, sempre teve medo. Quando ele pede uso o redutor da Nuk (que acho excelente). Ele ainda não consegue fazer no vaso, se sente inseguro, mas aos poucos tá indo. Eu acho que são fases e tudo acontece naturalmente. Uma hora vai !

    Responder
      • keudma Costa

      Dani, sua experiência me consolou um pouco, já que nossos filhotes têm idades próximas... Estou literalmente entregando nas mãos de Deus, e deixando o tempo passar, pois, pressioná-lo só está atrapalhando...

      Grande abraço!

      Responder
        • Queila

        Já vi q as coisas não estão acontecendo só comigo, meu filho tem 3 anos e 8 meses e nada de fazer no vaso, o xixi é bem prático até lava as mãozinhas, mas o número 2 é uma novela meu Deus eu não sei quantos capítulos isso vai durar.

        Responder
          • viviane siqueira gomes

          ''meu filho se chama victor e vai fazer quatro anos e nunca fez coco no vaso ,so faz no quintal ,e de uns tempo p ca ele nao esta conseguindo fazer coco ,fala que vai doer...aiaiai nao sei mais o que faço....

          Responder
    • Ana Isabel

    Aii, eu achava que era só comigo... Meu filho está com 2anos e 5 meses e está ainda coam fralda a noite. Mas para o cocô não adianta. Não faz no penico, nem no banheiro. Na verdade, ele nem me deixa chegar perto quando está neste momento. Então, nem coloco fralda na hora. Não porque eu não queira, mas é que ele realmente não deixa! Vai na cuequinha mesmo. Eu acredito que tudo é uma fase. Vou orientando ele, falando que tem que fazer no banheiro e tals. Mas acho que forçar é um pouco demais, sabe? Vai que ele fica com intestino preso? Sei lá. Enfim, vou esperar mais um pouco. Caso ele não manifeste intenção, acho que seguirei uma dica lida aqui sobre a recompensa. Força que daqui a pouco vai ! ; )

    Responder
      • keudma Costa

      Olá Ana Isabel, pois é, o meu filhote já ficou até 10 dias sem fazer cocô, só fazia se fosse na fralda, caso contrário ele prendia... Sofremos muito...Agora ele tá fazendo no chão do banheiro, e a dinâmica da recompensa não funcionou comigo... Sorte pra nós duas!

      Grande abraço!

      Responder
        • Ana Isabel

        Fiquei com uma dúvida: alguma vez ele tentou fazer no vaso ou no penico? Existe uma " origem" ou é uma incógnita mesmo essa aversão ao uso da privada? Porque às vezes, ele pode ter sido obrigado a usar (não por ti, mas talvez na escola ou por outra pessoa) e achou a experiência ruim. E ficou com esta memória afetiva negativa.

        Responder
          • keudma Costa

          Olha Ana Izabel, o único episódio considerável, foi uma vez em que ele fez na privada ( apenas uma vez na vida), e sentiu dor ao fazer cocô, ele tinha dois anos e meio...pronto, colocou na cabeça e nunca mais quis repetir a experiência... E não foi nada forçado não, ele tava até entusiasmado com ideia. Já procuramos psicóloga e nada...

          Abração!

          Responder
        • Ana Talita

        Nossa Keudma, 10 dias é muito perigoso, ele pode ter uma infecção...
        Minha irmã passa pelo mesmo problema, tem 4 anos, faz xixi normal no vaso porém o cocô é uma novela, acho que ela só fez no vaso duas vezes e só comigo, com minha mãe ela não faz de jeito nenhum. Uma vez ficou 3 dias sem fazer e tivemos que levá-la para a emergência da Unimed para usar supositório pois ela já estava com dor e não conseguia fazer nem no chão. Parece um trauma, ela só faz na roupa também. Eu quando criança tinha muita prisão de ventre e acredito que ela tenha o mesmo problema, deve doer por isso não consegue fazer sentada só de cocoras na roupa. Porém não moro mas com a minha mãe, moro em outra cidade e minha mãe já não sabe mais o que fazer. Até um redutor de vaso cheio de bichinhos ela já comprou e nada. Como estamos chegando no dia das crianças, ela prometeu um presente caso ela consiga fazer cocô no vaso... apesar de já termos usado essa tática, vamos ver se dessa vez dá certo... Boa sorte a todas nós :/

        Responder
        • Jucielly

        Eu estava lendo o q vem acontecendo c todas vcs e percebi uma coisa... a alimentacao poderia influenciar nesse momento do coco, entao comecei a dar bastante verdura, frutas, iogurte q eh um santo "remedio" p esse momento, entao passei a perceber qdo ele iria fazer o coco, depois de semanas observando, peguei ele na hora certa e disse q eu iria chorar se ele fisesse coco na roupa e ele falou mama nao chora, e eu disse vc vai fazer coco no vaso? so assim a mamae nao vai chorar, e nao eh q deu certo! Eh claro q teve muita conversa antes, muitos pedidos, muita promessa... mas deu certo agora meu filho tem 2 e 6 meses.

        Responder
  3. Eu!! Passei por essa situação por diversos dias..
    O filhote tinha medo de fazer cocô no vaso sanitário, era só colocar a fralda que pronto vazia.. xixi ia que era uma beleza.. mas o cocô nada, pedia para eu colocar a fralda para ele fazer... as conversas em casa era apenas em como fazer o filhote fazer cocô no vaso.. lia de tudo, cheguei até a colocar a fralda meio solta no vaso para ele fazer, mas nada, o grande x da questão era sentar ali.. naquele "buraco"... até que ele resolveu começar com o penico que encaixava no vaso.. e fui tirar aos poucos.. no blog conto diretinho a história do tchau cocô. O segredo é paciência e perseverança.. um dia flui.... kkkkk

    Responder
      • keudma Costa

      Nanda, o início do desfralde aqui em casa foi exatamente assim... ele prendia o cocô por vários dias, até vencer a gente pelo cansaço e retomarmos a fralda...Tentamos o penico, o redutor de assento, mas, ele não senta de jeito nenhum, tá fazendo no chão do banheiro...Com os depoimentos aqui, me deu um novo "fôlego"...

      Abração!!!

      Responder
    • Renata Picoli

    Tenho um filho de 3a2m que está na mesma situação... xixi ele faz na privada sem problema, mas o coco é só nas calças, sem fralda, ou no box na hora do banho.
    Já tentamos de tudo. A minha esperança é a de que uma hora passa, mas agora fiquei um pouco preocupada de saber que seu filho com 5 anos ainda passa po isso.

    Responder
      • keudma Costa

      Renata, esse desespero é somente meu... Marido e avôs, no meu caso, também acham que com o tempo ele vai prender e querer fazer cocô na privada... Mas pra gente que é mãe, bate uma ansiedade, principalmente pelo fato de que tenho que ir buscá-lo na escola, toda vez que ele sente vontade de fazer...

      Beijão!!

      Responder
    • Jaqueline

    Querida mamãe não se desespere, não és a única. O drama aqui em casa foi feroz também. Meu filho, hoje com 5 anos, fez cocô no vaso, pela primeira vez, quando tinha 4 anos e 10 meses. Quase pirei pq tbém tentei de tudo, presentes, historinhas, livros, psicóloga, deixei ficar uma semana sem fazer, o pai conversava, explicava e nada. Eu estava me sentindo a pior mãe do mundo. Mas um dia desisti, minhas forças acabaram e paramos de falar sobre isso. Deixei claro para ele que era certo fazer no vaso e que isso me deixaria muito felez. Não parei, porém, de fazê-lo tentar, então todos os dias o colocava no vaso com um livrinho ou gibi até que, um dia (02/11/2012)estavamos todos na casa do meu sogro e, ele me convidou pra ir no banheiro do TIO e pra minha surpresa fez o dito cujo do cocô. Foi uma festa na família!! Força querida, vc vai vencer!!!

    Responder
      • keudma Costa

      Nossa Jaqueline, sua experiência me motivou muito, pois parece que estou lendo a minha...Que bom que vocês saíram vitoriosos dessa batalha... Feliz por você, pois sei que sabe exatamente o que sofro agora...Obrigado por compartilhar...

      Abraço bem apertado!

      Responder
  4. Keudma, pega aqui na minha mão pra eu te da um abraço bem forte! Tô na MESMA situação que vc, meu filho tem 4 anos e meio e tem pavor da privada, penicos e afins! Já tentei de tudo, tudo que vc colocou eu já tentei, inclusive recompensas inimagináveis e nada!
    Aqui começou com uma prisão de ventre causada por um antibiótico, ele tinha um ano, ele fez, doeu e pronto, fez-se o desastre. Ele faz várias vezes ao dia, pq mesmo querendo não consegue prender tudo. Faz na cueca e na fralda (e não faz xixi na fralda, pra vc ver!) se esconde da gente, fecha as perninhas e prende.
    Já fiz exame pra saber se era fisiológico, mas não e!
    Já chorei de desespero, inclusive na frente dele, devo ter piorado mais o negócio!
    E não sei mais o que fazer, pq até as rezas brabas não me atendem!
    Se conseguir resolver, me conta como foi tá!

    Beijão

    Responder
      • keudma Costa

      Ô Ivna, sinta-se abraçada viu... UFA! Não estamos sozinhas nessa situação...Também te peço viu, se você achar alguma solução me manda um e-mail keudmarichelle@hotmail.com... Também já chorei, briguei a até bati nele, mas, tudo piora...E quanto mais o tempo passa, mais a gente perde a paciência e a esperança...Vamos ter fé então, né Ivna?!

      Grande abraço e boa sorte!!!!!

      Responder
        • Maria Mendes

        Oi querida, tbm estou na msm situação que vc, meu filho tem 3 e 2m e ainda faz coco na cuequinha, xixi aprendeu fácil e rápido pra ir ao banheiro, mas o coco nem pensar. Já tentamos de td, presentes, birnquedos que quer, já bati, me arrepemdi muitas vezes, prq não adianta ele continua fazendo na cuequinha, o engraçado que ele sabe onde tem que fazer coco, no vaso, mas não faz, ele fala que tem bicho, cobra, tubarão, jacaré, enfim, td criatura que vive na água, eu tbm já estou desistindo de falar, de explicar, prq não está adiantando, vou deixar msm na mão de Deus, pois se cada criança tem seu momento, então Ele deve saber tbm quando vai acontecer...força amiga, juntas conseguiremos! Um abraço!

        Responder
          • Joie

          OI Maria, meu filho tem 3 anos e 5 meses, e tbem não faz cocô no vaso ou penico. ele toma uma medicação manipulada Peg 4000. Deixa as fezes pastosas. Isso já uma vitória, pq já tinha sofrido muito com fezes duras e secas. Ele chorava e esperneava porque não queira fazer. Depois da medicação isso não existe mais. Mesmo ele não fazendo no vaso ou penico, fico feliz quando ele faz na fralda, pq nãoo tranca mais e não sofre... Ainda não tentei uma psicóloga. Estamos incentivando sem brigar... agora vou comprar livrinhos que falam do tema, voltados para a idade dele. Mas realmente é difícil, né? Ele tbem só faz com fralda, deitado no sofá, de barriga para baixo. Hoje vazou..já viu, né... mas não briguei.. ele já tava 2 dias remoendo... tbem me preocupo com a escola, ele vai entrar nesse ano. Vou tentando... Mas vi que muitas crianças estão passando por isso, então conforta... não é uma doença... é ter paciência...

          Responder
        • Edma

        Feliz em saber que não estou so Keugma pois se ate supositorio eu fui coloquei em minha menina para ver se ela tinha coragem de ir ao banheiro apos 4 dias sem fazer o numero 2, ate com essa maldade q fiz com a minha fofinha de 4 anos ela nao foi e acabei devolvendo a fralda dela. vivo com o coração na mao e ja tentei de todas as formas. entreguei a Deus.

        Responder
      • priscla

      Meu filho tem 3 anos e 7 meses e toda vez q quer fazer coco pede fralda,ontem mesmo fui na psicóloga e ela disse q já está na hora ,ela disse pra deixar 5 fraldas no guarda roupa e ir avisando q a fralda vai acabar e deixar q ele chore mas è pra eu ser firme,segunda vou começar,mas estou ciente q não será fácil.

      Responder
    • Aline

    Ih, Keudma, aqui em casa é igualzinho. FH faz xixi na fralda normalmente, aprendeu rápido, usei o sistema de recompensa (cada xixi no vaso, colava uma figurinha). Mas pro cocô isso não funcionou. Quando ele fez 3 anos, ele fazia cocô no vaso, aí um dia resolveu que não queria mais, e parou. E até hoje, já tem 6 meses, nada dele querer. Já tentei de tudo: recompensa, promessa, historinha, musiquinha. Ele entende, adora tudo, acha muito legal, mas fala que só "amanhã" que ele vai fazer cocô no vaso. E o amanhã nunca chega. Ou então fala que ele vai fazer no vaso quando ele for adulto hahaha
    a Pediatra dele (que é nefro também) me mandou ter paciência, que cada criança tem seu tempo e que até 5 anos é normal. E que também é comum eles aprenderem o xixi e ficar com a fralda pro cocô. Eu tô exercendo a paciência. E continuo contando historinha, uma hora ele resolve (comprei o livro do penico, muito legal, ele adora).
    Mesmo assim, foi um alívio saber que o meu filho não é o único a resolver assim hehehehe
    Beijos!

    Responder
      • keudma Costa

      Oi Aline...Pois é, ficamos um pouco aliviada, sabendo que outras mães passam por isso, pois quando não é compartilhado, pensamos que esse problema só acontece com o filho da gente, e se desespera...O meu filhote vive dizendo também que só quando ele crescer, já estou de saco cheio de viver limpando cocô...rrsss

      Grande abraço!

      Responder
    • Katia

    Olá, ainda não estou nesta fase com meu menino de 2 aninhos, mas já venho pesquisando bastante pois ele sofre de prisão de ventre. Hoje mesmo foi muito choro para conseguir fazer cocô. Dou água de ameixa todos os dias, coloco azeite na hora de servir a comida e germe de trigo. Vinha funcionando bem, até que dei uma relaxada e voltou tudo.
    Uma coisa que tenho visto é a importância de colocar um apoio para os pés da criança quando estiver sentada no vaso. Sem este apoio ela não consegue fazer força direito e acaba doendo para fazer o cocô.
    Espero que dê tudo certo pra vcs Keudma e para todas as outras mamães e kids (e pra nós aqui também, só vamos esperar esquentar um pouquinho pq desfalde no invernão do sul ninguém merece!!!)
    Abraços!!

    Responder
  5. Postei hoje um texto falando sobre isto no Ninguém cresce sozinho. Confiram lá!
    http://ninguemcrescesozinho.com/2013/06/17/xixi-no-trono-coco-na-fralda/#comments
    Abs,
    Patrícia

    Responder
    • Renata

    Oi Keudma, sou mãe de um casal de gêmeos de 5 anos. O meu garoto não teve problemas para largar a fralda totalmente mas a minha princesa ainda faz o cocô, agachada no chão. Já tentei de tudo também: pinico pequeno, pinico grande, história e mostrar como o irmão faz e nada! Apesar disso ainda me preocupar e continuar tentando com que ela faça no vaso, cheguei a conclusão de que talvez ela não consiga porque desde bebê ela tem prisão de ventre, inclusive de vez em quando preciso colocar na comida dela um pó laxante natural prescrito pela pediatra, e que a posição que ela fica quando faz na fralda facilita a saída do cocô (tb porque ela ainda não consegue apoiar o pé no chão quando tá no vaso). Tenho esperança de que o tempo dela virá logo. Será que esse tb não é o caso do seu filho?

    Responder
      • keudma Costa

      Olá Renata, obrigado por sua história...Meu filho não tem problemas de prisão de ventre, é um reloginho, faz todos os dias...Agora basta eu dizer que tem que fazer na privada ele prende o cocô por vários dias...

      Abraços!

      Responder
    • Elen

    Oi Keudma,

    Meu filho tem quase 4 anos e já desfraldou. Lembro que para o cocô demorou alguns meses, enquanto o xixi, e até o xixi noturno, foi muito rápido. Ele sabia exatamente a hora de fazer cocô e para evitar fazer na cueca ou ir pro banheiro, sentava no sofá e ficava movimentando o bumbum pra passar a vontade. Um dia, dentre tantos outros que já tinham acontecido, ele fez muito cocô no chão da sala e eu estava fazendo jantar. Perdi a paciência, falei muito brava e não tive nada de compreensão. Usei todos os reforçamentos negativos: que era muito feio, que ele não era mais nenê, se ele não tinha vergonha de fazer isso, etc, etc.
    Uns 4 dias depois, sem fazer cocô e eu vendo o desespero na cara dele, consegui ajustar o timing e levá-lo pro banheiro no susto, sem dar tempo que ele pensasse. Ele quis levantar e eu não deixei: segurei no vaso e disse que ia ajudar (fechei a mão em posição de murro e apertava a barriguinha), sentada no chão olhando pra ele e comecei a conversar alto num tom de história e dando uma de histriônica para tirar a atenção dele do ato e concentrar em mim: "Filhooooo! Olha lá, tá saindo, eu tô vendo! Caramba, olha o cocô, vai cocô, sai da barriga do João, olha, olha, olhaaaaa João! Eu tô vendo!". E nesse exagero todo, ele chorando sem saber se esperneava ou se prestava atenção em mim, fez o danado. E ele achou o máximo do máximo. Levou um mês até a coisa se ajustar de vez porque ele sempre me queria do lado para 'apertar a barriguinha'.
    Então Keudma, tenta inventar uma estória estrambólica, sei lá, inventa que o chão do banheiro tá ficando triste porque ele fica sujo e fedido e 'humaniza' estes elementos: chão, vaso, etc. Você vai saber como fazer.
    Agora independente de qualquer dica o que eu te falo é que seu filho, não tendo problemas físicos ou cognitivos e nem apresentando disfuncionalidade na rotina de vida dele, em determinado momento vai elaborar toda situação e vai conseguir ultrapassar isso. Como ouvi um dia, 'ninguém casa usando fralda'. Eu ouvia isso e achava o máximo, me consolava. Vai dar certo, com certeza. Tempo é tudo.
    Abraço.

    Responder
      • Elen

      Ah, e esqueci de falar. Foi fundamental no processo eu ter ficado possessa de raiva. Aquilo abalou o menino demais, ele viu que passava o limite do aceitável. Cada mãe conhece o filho, não que minha receita dê certo para você. É só para deixar claro que cada um tem um tempo e a mãe não tem necessariamente que ser a Fonte da Paciência.

      Responder
        • keudma Costa

        Oi Ellen...Olha eu fico com ele horas no vazo, sentada no chão, apoiando, conversando e nada...ás vezes me dá tanta raiva...Aff, já não aguento mais...É um saco...

        xero!

        Responder
    • Marília

    Muito alento me trouxe saber que outras crianças passam por situação semelhante de minha filha. Ela agora esta com 4 a 10 m e nem sabe dizer o que a impede de fazer coco no vaso. O pediatra acha que ainda esta no seu tempo. Eu entrei em contato com uma psicóloga que segue a linha de psicanálise. Achei a terapia muito cara, não sei se outros métodos sejam mais em conta pois terei dificuldade de pagar a terapia proposta.
    Como esta o seu menino. Houve algum progresso nesse período? Vc já levou em psicólogo? Se sim, houve resposta?
    Meu medo e como o seu, de ela se sentir humilhada perto de outras crianças. Como e difícil ser mãe!
    Grande abraço"

    Responder
      • keudma Costa

      OLá Marília...Levei meu filho ao psicólogo sim, mas, ele falou que cada criança tem seu tempo e coisa e tal...E nada desse tempo chegar né??? O meu fará 5 anos em Novembro e faz na fralda...Se a gente se recusar a colocar, ele fica dias prendendo o cocô...
      Bjo grande!!!

      Responder
    • Marília

    Acaba sendo um alento saber que outras mães passam por situação semelhante a minha. Minha menina fará 5 anos em outubro e nada de coco na privada, somente na fralda. O pediatra diz que ainda esta e, seu tempo, mas eu fico muito ansiosa e com medo dela passar vergonha dos colegas.
    Procurei um psicólogo que indicou psicanálise . Achei o valor muito alto, pelo menos pra mim. Vc já tentou alguma terapia com psicólogo? Houve resultado?
    Abraços

    Responder
    • Mariana

    • Renata

    Keudma e outras mamães preocupadas,

    Domingo passado, a milha garotinha de 5 anos e 2 meses finalmente fez o cocô na privada e desfraldou de vez! Ufa, q alívio! Foi um dia tão tranquilo em casa e estávamos só nós duas no quarto quando deu a vontade nela e rapidamente, como sempre, ela pegou a fralda pra fazer, daí eu resolvi tentar mais uma vez e corri com ela pro banheiro pedindo pra tentar mais uma vez e pronto, ela finalmente conseguiu! Eu comemorei muito e a parabenizei pelo feito e ela ficou muito feliz. Agora, sempre após fazer o cocô ela me chama pra ver e diz: mamãe, consegui! Então concordo com o que os pediatras têm dito para algumas mães, que ainda estão nesta luta, de que ainda não chegou o tempo da criança mesmo!
    Bjs a todas, muita paciência e não percam as esperanças!

    Responder
    • Karina

    Oi gente, estou na mesma situação, meu filho tem 2 anos e 9 meses e não vai no banheiro fazer cocô de jeito nenhum, faz o xixi que é uma beleza vai sozinho as vezes até sem mandar, mas o cocô ele não quer nem saber, vou tentar algumas dicas q vcs deram. Fiquei um pouco preocupada não sabia q alguns casos a criança demorava tanto assim... Me desejem boa sorte. Bjs

    Responder
    • Aline

    Voltei!!!!
    Pra contar que FH finalmente fez cocô na privada. Eu tinha contado aqui antes que estava passando pelo mesmo dilema. E não é que a história de ser paciente e esperar dá certo mesmo? Do nada FH resolveu. Ele ouviu uma historinha sobre o penico na escola e chegou em casa contando que agora ele é um menino grande e que não ia usar mais a fralda. E não usou mesmo!!!! Estou muito feliz!!!!
    Beijos!!!!!!

    Responder
    • keudma Costa

    Meninas, bom dia...Vim aqui contar o desfecho da minha "saga"...Meu filho está fazendo cocô na privada, sozinho, nem redutor de assento ele quer, me chama só para eu limpá-lo...Ô GLÓRIA!!!!!! Foi assim, um belo dia ele fez cocô na fralda e junto fez também xixi...Resultado, a fralda não aguentou o peso e vazou, literalmente, foi xixi e cocô por toda sala, sem falar que ele se sujou inteiro...Nossa, fiquei possessa...Briguei, joguei o pacote inteiro de fraldas fora ( que desperdício ) e, jurei nunca mais passar por aquilo...Conversei muito sério com ele, chorei, castiguei, passei do meu limite...Ele chorou e prometeu fazer cocô na privada...Pois bem, no outro dia, do nada, fez...Até na escola ele faz também, perdeu o medo...Nossa, estamos muitos felizes, faz 2 meses ( não contei antes com medo dele regredir), mas, agora não, é diferente...Então, posso dizer que a pediatra/psicóloga estavam certas, cada criança tem seu tempo, nós é que temos que esperar, sei que é difícil, mas, é o certo...É como uma mãe comentou aqui "ninguém vai pra faculdade usando fraldas"...Desejo um bom desfralde para todos.
    #natorcida

    Bjão!

    Responder
      • Nadir

      Olá pessoal, gostei desse site e acompanhei todas as conversas de Keudma , nossa parabéns, muitas vezes eu achei que só minha filha poderia estar usando fralda ainda com quase 3 anos, mas vc, e outras mães me acalmou, vou esperar o tempo dela, obriga colega e mais uma vez parabéns.

      Responder
  6. Nossa Keudma que felicidade entrei hoje na internet e joguei no google sobre desfraldamento e cai no seu blog, já havia o lido antes e vc ainda estava nesta luta com o seu filhote, fui lendo os comentários e até me emocionei com alguns relatos, neste momento estou chorando em saber que passo por isso todos os dias, mas feliz de verdade por todas as mães e filhos que superaram, vou esperando a cada dia a minha hora tão feliz chegar, quem sabe não é hoje, amanhã ou daqui 2 anos, hoje ele tem 3 anos e 2 meses, já fiz tudo que vcs fizeram, até colar uma fralda no vaso já colei. Obrigada por compartilhar conosco suas experiencias são fortalecedoras. Um beijo e saúde para sua familia.

    Responder
      • keudma Costa

      Érica Vanessa, obrigado você por compartilhar isso com a gente...É muito sofrida essa espera, mas, mãe é padecer no paraíso, não é mesmo? Tenha paciência e fé, tente novas e velhas alternativas, e conte para gente o desfecho...Estaremos torcendo por vocês!

      Grande abraço!

      Responder
    • Mariana

    Como já citei antes, passo pelos mesmos problemas com meu filho de 4 anos e 9 meses.
    Estou começando a ter esperanças agora. Iniciamos um tratamento com uma gastropediatra muito boa aqui em Brasília. Ela mandou meu filho tomar o laxante Muvinlax (1 ¹/2 pacote por dia) por 3 dias para que ele soltasse as fezes antigas. Ele pode ser dissolvido em suco e água. Nos 3 primeiros dias não fez muita diferença, mas quando ele passou a tomar 1 pacote por dia o efeito do remédio já começou a funcionar. Ele praticamente teve uma diarréia, pois saia bem mole o cocô. A médica diminuiu a dose para ¹/2 pacote por dia, o que fez o cocô ficar mais consistente, porém fácil do meu filho fazer. Sem dores! A moral da história era limpar o intestino dele pelo tanto que ele prendia e fazer com que as fezes ficassem mais fáceis de serem feitas e ele passasse a ter prazer em ir ao banheiro. Meu filho já está fazendo cocô no pinico, que ele prefere por ser menor, e sempre que faz o elogiamos muito! Mas, ainda ele não está indo por livre e espontânea vontade, tenho que apresentar o pinico quando vejo que ele está com vontade. Mas, já é um grande passo! Chega de sofrimento e cuecas sujas! Ele irá utilizar o Muvinlax por tempo indeterminado, pois a médica disse que ele não causa problemas ao intestino da criança.

    Responder
    • keudma Costa

    Que bom Mariana, já é um avanço enorme...Parabéns! E obrigado pela dica...

    Bjo!

    Responder
    • Karen Bonatti

    Ola para todas,passo pelo mesmo problema mas o meu foi um pouco além.Meu filho tem três anos e também só quer fazer coco na frauda,xixi como sempre faz normal no banheiro.Mas como toda mãe quis tirar a fralda dele e acabou tendo que fazer lavagem. Ai fiquei com mais medo ainda,tento de todos os jeito mas não sei mas oque fazer! Só ta faltando comprar um pinico musical e é oque eu vó tentar se alguém puder me ajudar ficarei muito feliz e agradecida.Boa sorte a todas!!

    Responder
      • keudma Costa

      Olá Karen, não sei se vc leu todos os comentários...Tem ideias e experiências interessantes...Comigo, meu filho só usou o banheiro normalmente com 4 anos e 8 meses, entendo sua aflição, é um processo muito desgastante pra gente que é mãe...Tente novamente de tudo, e converse bastante, peça ajuda a um profissional, conte histórias, (existe vários livros infantis sobre o cocô na privada), reze, e tenha muita, mais, muita paciência...
      Boa sorte, dará tudo certo!

      BJÃO!

      Responder
    • Marcia

    Olá
    Passo por esse problema tb, minha filha tem 3 anos e 8 meses, só faz cocô na fralda e de joelhos ainda... Consegui desfraldar o xixi diurno e noturno numa boa sem problemas, mas como ela sempre foi ressecada tem medo de fazer na privada e doer, teve uma fez que ela chorou tanto por não conseguir fazer nem na fralda que eu chorei junto com ela, ai a pediatra dela passou um remedio que foi otimo, dei pra ela durante 3 meses ai até hoje ela faz o coco no mesmo horario diarimanete, mas tem medo e só faz na fralda, já perdi algumas vezes a paciencia, mas vi que só com o tempo ela vai conseguir, espero que no próximo ano que ela vai para escola, ela aprenda com os amigos... vi os depoimentos aqui e vou tentar as experiencias de vc com a minha pequena

    Responder
    • Vivian

    Olá mamães,
    Estou na mesma situação que vocês. Meu filho de 4 anos e 2 meses também não consegue fazer coco no vaso. Tentamos tudo e mais um pouco. Várias técnicas e nada. Ele sente vergonha de os outros saberem e agora está segurando cada vez mais. Ele faz um pouquinho de coco por vez para não soltar tudo. Imaginem a quantidade de trocas ... afff.
    Tem dias que tento relaxar e deixa o tempo e a maturidade dele agirem, Tem outros que fico mto preocupada e querendo ajudar.
    Não está fácil.
    Bjs a todas

    Responder
    • Penelope

    Ola' Meninas!!!
    Hoje, aqui em casa, foi o pico!!! Jesus!!!
    Desde ontem, com apoio do pai, recusei-me por a fralda que o meu pequeno tanto pede e ele mesmo tras para eu colocar, pra fazer o coco... ele, simplesmente prendeu e, nas vezes que abaixava para fazer, eu saia correndo com ele pro piniquinho... Hoje, logo pela manha, ja me pedia fralda.. eu disse que 'nao'... eu seguia ele por todos os cantos da casa, mas, cada vez que ele queria fazer o coco, outra vez eu o levava ao banho e tudo frustrado! Ele chorava, apertava as perninhas... ficou todo suado por segurar o tal coco... e eu, vigiando-o... Numa tentativa, peguei os bichinhos de pelucia dele e umas ameixas pretas, secas, escondidas na mao, e pus pra 'fazer o coco no piniquinho'... ele acreditou, mas mais tarde, ja estava procurando 'o anus dos bichinhos'. Ate pus ele no banheiro e disse que 'mamae nao ia olhar, iria ficar esperando fora', mas nada!!! Depois de tanta luta e sofrendo aqui no quarto, nao aguentou e deixou cair o tal de coco; eu nao briguei, apenas disse que estava mal fazer no chao, que era sujo e teria que fazer no banheiro...Notei que, desde que comecou andar, com 1 ano de idade, sempre saia correndo para atras de algo para fazer o coco escondido e, minha sogra, de cultura extremamente diferente da nossa sempre dizia que ' ele era um menino que tinha muita vergonha, que bontito fazer coco escondido'... e ate' hoje, para ela, o menino ainda usa fraldas por minha culpa... porque sempre me diz que, (ha' mais de 50 anos passados :) ) ela desfraldou os filhos quando tinham 1 ano de idade... isso traz uma sensacao de impotencia tao grande...
    Desde um ano de idade, no primeiro Natal, la veio meu esposo com o presentinho... um piniquinho, um pouco inadequado para meninos... achei estranho porque, mal cabia a bunda e o piu-piu estaria de fora. Pensei ser cedo para comecar... Hoje, meu filho tem um pouco mais de 2 anos e meio, e so' consigo leva-lo ao piniquinho para o xixi e ja usa cueca durante o dia, tambem, esta semana, nao estou pondo fralda na hora do cochilo da tarde, ontem, acordou um pouco molhado e terminou de fazer no piniquinho, com minha ajuda, e' claro!!!... coco, ele se recusa inteiramente... Tenho dois piniquinhos em cada banheiro, um e' musical, e, ainda, um redutor de vaso, isso, porque pensava que o primeiro nao estava bem... Que nada!!! Pior de tudo, e' que vivo fora do Brasil, assim, poderia desafogar minhas magoas com a minha mae, minha irma... Dias que nao estou tendo paciencia com ele.. mas lendo varios depoimentos aqui, algo me chamou a atencao... desde que introduzi chocolate no leite, ele nunca mais quis saber do leite com cereal. Notei certo ressecamento... talvez isso, seja um dos pontos. No mais, voltarei aqui depois para saber mais sobre as angustias que estao passando as outras mamaes e, deste modo, nao me sentir tao sozinha e desamparada. 'Ha uma luz no fim do tunel.'
    Um grande abraco!
    Penelope.

    Responder
      • keudma Costa

      Há luz sim, Penelope...Seu filho ainda é muito novinho, o meu só fez cocô no banheiro com 4 e 8 meses...Entendo sua angustia, mas, o tempo e a paciência são os melhores remédios...

      Grande abraço!

      Responder
  7. oi gente nossa venho aqui implorar se alguem pode me ajudar por favor meu filho tem 3 ano vai fazer quatro em dezembro e faz 6 dias que ele não quer ir ao banehiro e esta com muita dor na barriga e no bumbum nossa eu fiquei em panico e resolvemos levar ele ao PS lá o pediatra fez rx e ele esta cheio de fezes e de gases o medico mandou fazer lavagem na hora e nada resolveu ele só soltou um liquido um pouco suzinho mais só ontem levei ele na pediatra que encaminhou pra gastro e pediu um ultrasson pra tirar as duvidas mas gente eu estou apavorada ele morre de medo de banheiro nem xixi ele não quer fazer disse que doi muito fazer o numero 2 por favor se alguem puder me ajudar ja dei mamão ,pera.chás,supositorios , massagem ,de tudo estou perdidaa :(

    Responder
    • Michelle

    Meu Deus,que bom que não sou a única a passar por esse problema!Meu filho tem 4 anos,já chegou a fazer coco no peniquinho quando tinha 2 anos,mas colocou na cabeça que o coco sujava o penico e que não consegue fazer no vaso,que o coco não sai de jeito nenhum.
    Estou lendo os comentário e tentando aplicar as dicas com ele,espero obter sucesso!

    Responder
    • Patricia

    Oi Meninas
    pelo que percebi não sou a unica por aqui..
    Meu filho vai fazer 4 anos em novembro e não vai na privada fazer coco de jeito nenhum, o xixi ele faz normal. O pior de tudo é que ele ia normalmente ao banheiro nem me chamava mais, só para limpar a bundinha dele;
    ele passou por uma infecção intestinal e teve muita diarreia, depois disso que ocorreu em janeiro, ele nunca mais quis sentar na privada para fazer coco, também ja tentei de tudo chantagem, brigar, psicologa, laxante, também ja deixei por conta.. mais até agora nada. Realmente é uma situação muito complicada pois querendo ou não fico muito nervosa com a situação, mais é isso ai boa sorte pra todas que passam pelo mesmo, quando meu filho sair dessa vou postar aqui..
    bjos

    Responder
    • keudma Costa

    Francieli, Michele e Patrícia, realmente é uma situação muito complicada, ficamos perdidas, ansiosas...Só o tempo mesmo...Tenho certeza que todas vocês sairão vitoriosas...

    Responder
    • Michelle

    Keudma,seu filho conseguiu?Se sim,me diga o que vc fez...

    Responder
    • Érica Vanessa

    Oi Keudma, oi leitoras. Venho compartilhar a minha felicidade com vocês, meu filho finalmente está fazendo "coco" no penico e olha não foi fácil. Há 3 semanas atrás depois de uma leve diarreia ele começou a prender o coco que nem na fralda queria fazer, foi então que desesperei, pois até então ele me pedia pra colocar a fralda e fazia normalmente pois nunca teve o intestino preso. gente eu chorei, briguei, rezei até que a supervisora da escolinha me disse que iriamos precisar do supositório, levei o supositório na escola e elas mesmas colocaram e só depois de umas 3 horas ele fez. Mas o meu sofrimento não parou por aí depois de ficar 5 dias segurando o coco ele novamente segurou por mais 5 dias e tive que colocar o supositório de novo e foi aí que Deus ouviu minhas preces e me deu força pra colocar, conversar e ter muita paciencia, foi desesperador ver meu filho de 3 anos correr pela casa sofrendo e não deixando o coco sair queria que a dor fosse minha mas na verdade já estava sendo pois eu não podia fazer nada a não ser dizer a ele que era pra deixar sair e que não iria doer. Foi quando de repente a vontade veio muito forte e ele se sentou no penico e fez, e fez, e fez como nunca tinha feito. E dai em diante está fazendo no penico em troca de alguns presentinhos que a fada vem trazer se ele fizer coco no penico, ele não prende mais, não chora. Há vale lembrar que tô usando o Duphalac(acho que se escreve assim) 2 vezes ao dia, oleo mineral no suco e farelo de trigo(uma delicia) nas refeiçoes, e o pediatra mandou eu tirar o Toddy pois ajuda a prender. Enfim a música que estou escutando em casa é "Mãeeee já fiz meu coco e fiz um monte assim ó, KKKKKK. Desejo sorte a todas e não se desesperem ok. Um beijo adoro seu blog.

    Responder
  8. Oi meninas minha filha tbm tem 2 anos e 4 meses e é mesma coisa xixi só se eu levar quando saimos a safadinha pede em casa não. Fica segurando até eu levar e coco segura até não aguentar mais quando já esta fazendo na roupa levamos e acaba fazendo o resto n privada. To triste me sentindo incapaz irritada e já tenntei muitas coisas como ensinar ela a pedir mamãe banheiro me ajudem por favor

    Responder
      • keudma Costa

      Não se sinta assim, você não será a primeira nem a última mãe a passar por essa situação...Sei que é difícil, mais, paciência, um dia seu filhote, assim como o meu, vai desencanar...

      Bjo!

      Responder
    • Renata Monik

    Olá meninas, me filho tem 5 anos e também só faz coco na fralda, nossa ja estamos preocupados, pois ja tentei de tudo e nada resolve.
    não sei mais o que fazer, e não tenho coragem de deixar ele sem fralda pois pode fazer mal..

    Responder
    • Aline

    Bom dia a todas mamaes!
    Tb passo pelo mesmo caso de todas meu filho tem 3anos e 10 meses ele faz quando dorme que e o pior.Vo passar uma dica que esta funcionando aqui em casa.Primeiro vc precisa saber o horario que eles costuma a fazer se de manha ou a tarde,o meu e a tarde.
    No final do dia depois da janta levo meu filho ao banheiro pego alguns dos livrinhos preferidos dele e faço a hora da historia. Me sento proximo a ele em um banco e começo a ler,sempre pergunto qual ele quer primeiro.ficamos ali lendo 1,2 ou mais livros,pode ser que aquele tempo seja alguns minutos ou horas mais funciona vc tb precisa ajudar na alimentaçao dele evitando tantos doces e oferecendo mais frutas,isso evita que ele se resseque a onde faz doer.
    Bom espero ter ajudado bjus a todas

    Responder
    • Laise Mesquita de Carvalho

    DESESPERO TOTAL!!!!!!

    Meu filho tem 4 anos e 9 meses e so usa a fralda pra fazer cocô, a gente sempre explica pra ele que ja é hora dele usar o vazinho, pois ja esta rapazinho e coisa e tal, mas ele sempre ignorou e continuou a fazer cocô na fralda, so o xixi faz no vazo normalmente. Em julho tive minha filha e agora com um bebezinho novinho em casa podemos demonstrar a ele explicando que so bebezinho pequenininho é que usa fraldas, pois bem neste fim de semana véspera do feriado de finados ele começou a recusar a fralda quando sentiu vontade so que tambem se recusa a fazer no vaso e começa a chorar desesperadamente quando a vontade vem, elechega a dizerpra ele mesmo cocô não sai. Ja tentei de tudo...não sei mais o que fazer, ja estao me dizendo que o menino tem problemas psicológicos....socorro

    Responder
      • Érica Vanessa

      Nãaaooo Laise aproveita essa fase de segurar o coco pois com meu filho foi identico a diferença é que ele tem 3 anos e 4 meses. Vamos lá, ele só fazia na fralda e um belo dia resolveu prender o coco e isso foi durante 5 dias, ele chorava pra não deixar o coco sair, falei, xinguei, chorei e nada. Foi quando a diretora da escolinha disse que teriamos que colocar o supositório pois as fezes já deviam estar endurecidas e ele não iria conseguir fazer, eu não tive coragem de colocar então levei pra escola e lá mesmo colocaram e acredite mesmo com o supositório ele segurou durante 3 HORAS e depois ele fez muito e muito lá na escola. Quando ele chegou em casa todo feliz disse que só iria fazer no vaso e fez? Não ele não fez segurou mais 5 dias e aí eu tomei coragem e colquei o supositorio de novo e disse que o coco iria sair só no penico e ai minha amiga ele corria pela casa, chorava quando não deu mais pra segurar ele sentou no penico e fez. As semanas que se seguirão foi de conversa e na hora que o coco vinha eu já pegava o penico colocava no meio da sala em frente a tv e ele fazia. Ah levei ele no pediatra e ele me passou o Duphalac 2x ao dia é pra regular o intestino, oleo mineral no suco e farelo de trigo(é bem gostoso) na comida, e não é só pra quem tem intestino preso na verdade é pra ajudar as fezes sairem sem que ele faça muita força. Veja esta fase como uma transição da fralda para o penico como foi a minha e pode ser a sua. Te desejo boa sorte. Ah hoje o meu filhote senta no penico e canta a musica dos dedinhos todinha até o coco sair, tem que ver que cena mais engraçada. Voce vai conseguir viu. Beijos Laise.

      Responder
      • Laura

      Tente o DVD o 'urso da casa azul' ( o que fala do banheiro)

      Responder
    • viviane

    O meu tem 2 anos e 3 meses e sai das fraldas com 1 ano e 9 meses Numero 1 e numero 2 só na privada.....
    agora o que já tem 7 anos me deu trabalho , não fazia o numero 2 na privada pedia fralda. parou de usar fralda com um ano e pouco só pedia para fazer cocô demorou saiu com 3 anos. Tem que ter muiiiiiita conversa!

    Responder
    • Andreia

    Bom, meu filho tem 3 anos e 3 meses ... logo que ele completou 3 anos depois de muita conversa e esforço consegui que ele usasse o vaso para fazer cocô, mas não sei o que aconteceu com ele que de umas 3 semanas pra cá ele voltou a fazer cocô na cueca... ele estava adoecendo muito na escola então chamei uma senhora para cuidar dele pra mim durante o dia pois eu trabalho fora... e desde que ela começou a trabalhar em casa ele usou o banheiro pra fazer cocô na primeira semana e dpois disso ele relaxou e voltou a fazer cocô na cueca.... e não sei porque aconteceu isso... ela é bastante paciente com ele e já conversou e tudo mais e mesmo assim ele continua fazendo cocô na cueca.... não sei o que fazer com essa regressão dele!!! :(

    Responder
    • Marisa

    Olá meninas, eu estava aqui sofrendo sozinha com essa fase tão difícil, ainda mais porque meu filho tem 4 anos e 9 meses e não fala ainda. Estamos na luta, não é fácil!!!

    Responder
    • Laura

    Olá meninas, sei que estou meio atrasada e muitas de vocês já encontraram a solução pra esse probleminhas.
    Meu filho tbm deu trabalho, e até hoje com 4 anos acontecem 'acidentes'.
    A dica que tenho a vocês que já tentaram de tudo é:
    'O urso da casa Azul', SIM um DVD amigo, existe uma coleção dele, mas tem um episodio exclusivo pra incentivar o uso do banheiro!
    Vou dizer a vocês que é uma maravilha, meu filho logo q terminou de assistir correu para o banheiro! Mas aviso a vocês que peguei muitos vírus tentando baixa-lo, então se alguém quiser, posso passar pra vocês! Meu email é laurariosfreitas@hotmail.com ! É uma ótima tentativa, vale muito a pena! Boa sorte a todas!

    Responder
    • Angélica

    Olá!!!
    Bom estou na luta tbm com o meu pekeno de 3 anos e meio... Jah tem 1 ano q estou tentando tirar ele da fralda.. Xixi ele faz na privada normal... Mas o coco... É um dilema... Ele só faz na fralda ou na cueca... Ñ faz de jeito nenhum na privada... Esse dias qdo percebemos q ia fazer ja o colocamos na privada... ele fez uma bolinha... mas qdo colocamos a cueca... Na hora começou a fazer coco... Tah dificil... Pq ja to 1 ano lavando cueca de coco... e trocando fralda... mas nada tem adiantado... E a gente gasta com pacotes e mais pacotes de fralda... um gasto q a gente poderia utilizar com outras coisas... ME AJUDEM PLEASEEEE!!

    Responder
    • Michelle

    Olá meninas!!!
    Bom, há um tempo atrás deixei meu comentário aqui falando sobre o problema que eu estava enfrentando com o meu filho que durante um bom tempo (acho que uns 2 anos) me pedia pra colocar a fralda para fazer cocô.Xixi ele começou a fazer no vaso desde os 2 aninhos,dormia sem fralda e nunca ocorreu acidentes durante a noite,mas o cocô foi um grande problema.
    Até que uma semana atrás levei meu filho para passear no parque e lá ele conheceu uma menina,os dois brincaram juntos,ele saiu de lá apaixonado por ela,rsrsrs...ele tem só 4 anos,mas chorou na hora de ir embora,porque queria ter dado um beijo e um abraço nela,mas não deu,no caminho de volta ele não parava de falar nela...Resumindo,ao chegar em casa ele disse que estava com vontade de fazer cocô,me pediu a fralda,eu disse que havia acabado (e tinha mesmo!) e falei: Filho,você já está grandinho,se aquela menina descobrir que voc~e ainda faz cocô na fralda ela vai deixar de gostar de você,vai dar risada!Ele ficou pensando,pensando,foi no banheiro,pegou o adaptador de vaso do Mcqueen e disse:Vou fazer no vaso mamãe!E pra minha alegria,fez!!!Desde então todos os dias ele me pede pra ir ao banheiro e faz cocô no vaso.Estou muito feliz,sei que é cedo ainda pra falar que é definitivo,mas eu estou confiante!!!

    Responder
    • Laura

    Mamães, postei o filme pra vocês baixarem http://www.4shared.com/video/N2gj9ePq/Urso_da_Casa_Azul_-_Crescendo_.html

    Ps: Foi só eu que notei que só vi casos de meninos, nenhuma menina?

    Vale ressaltar que pra dar certo comigo ele assistiu varias vezes, principalmente pq gosta do DVD, mas tem q reforçar, dar os parabéns, dizer que já cresceu...
    Eu digo ao meu q cada vez q ele faz algo certo ele cresce um pouco, já que o sonho dele é ficar grande pra poder dirigir rsrs

    boa sorte a todas espero que ajude!

    Responder
      • keudma Costa

      Bem lembrado Laura...Será que essa dificuldade é própria de meninos???Pq todas as minhas amigas que tem meninas, passaram por essa fase numa boa, rrrss!!!

      Responder
        • Marcia

        Olá amiga... acho que não é problema só de menino não, pois minha pequena tem 4 anos e ainda não faz no vaso só na fralda e de joelhos... já tentei de tudo... mas tenho fé que um dia consigo...
        bjs

        Responder
        • Patrícia Cavalcanti

        Acho que não é só com meninos, não.
        Minha pequena tem 2 anos e 10 meses e toda vez que quer fazer o bendito cocô, repete a frase "quero por fralda".
        Já tentei inúmeras coisas, mas tenho seguido mais pelo caminho da conversa.
        Agora a danadinha deu para responder que só vai fazer cocô no penico quando fizer 3 anos...
        Bem , está perto. Vamos aguardar!
        Sorte pra nós!

        Responder
    • Talita

    Ao ler tudo isso, me senti amaparada, pois pensava que só acontecia comigo!!!
    Sou irmã da Taís que escreveu logo acima, meu filho tem 2 anos e 10 meses.
    Pois é, ele sabe o alfabeto completo português, inglês e espanhol há 6 meses, e sabe as cores, formas geométricas, e outras coisas mais, PORÉM não faz cocô na privada, e o xixi não pede, eu que o fico levando a cada trinta minutos.

    Poxa, é muito triste esta situação, PRINCIPALMENTE quando estamos fora de casa, e quando ele faz na cueca, sempre tem uns sem noção pra dar uns pitacos, que você percebe que a pessoa não passou por aquilo.
    Enfim, antes ele nem sentava na privada, era um escândalo só, ontem lendo aqui, fiz o qe sugeriram. O que ele mais gosta é de brincar no tablet e chupar pirulito. Então ontem e hoje, ele passou o dia inteiro sem estar com o tablet, só o deixo jogar se estiver sentado, e para minha surpresa, e eu sei que é por puro interesse, ele agora fica sentado lá uns 15 minutos, joga e vê seus vídeos preferidos e eu a cada tanto, pergunto se ele fez...Até agora nada, mas já sentar e ficar...espero que uma hora o trem saia.....rs

    ESTAMOS JUNTAS MAMÃES!!!!!! Que 2014 seja um ano que nossos filhos façam tudinho na privada....quando viramos mães, olha só o que pedimos para o papai noel, kkkk

    Responder
    • Eusi

    Meu neto de 4 anos, tbem nao aceita ir no vaso fazer coco, tem quer usar fraldas, grita, chora, senti muita dor, deita no chão e fica paradinho, as vezes coloco a fralda mas ele ja segurou tanto que o coco demora a sair, o xixi ele faz no vaso, faz na cueca e fica quietinho, tem nojo não poe a mão. sua mae está forçando ele a limpar sozinho mais ele chora muito e sinto que ele esta prendendo mais dias soltando somente alguns liquidos do coco,ja fz de tudo Pediatras, psicolocos(mesmos os mpais sendo contras, eles acham que o castigo, o cantinho do pensamento ele aprende mais rapido e tem que aprender na marra. Ele morou comigo e o avô por mais de ano, sem os pais, minha nora me ajudou muito e ele respeitava e ouvia muito ela. ele tem muita prissão de ventre, Não concordo com a atitude de minha filha nem do seu marido, eles são muitos severos, e tudo os encomoda, não convera com o menino, e qdo conversa é so xincando, não tem elogios. Eles querem uma adulto de 4 anos. É uma pena, pois não criei meus filhos assim, mas agora sou das antigas, so sirvo p/ cuidar dele p/ eles trabalhar, tenho vontade de cuidar dele, o pouco que posso faço, mas sempre dizem que estamos momando. sinto muita pena dele,penso que eles colocaram um trauma nele qdo bebe a ponto de chorar ao ver um vaso para sentar, comprei tudo q

    Responder
    • Nailma

    Meu filho de 2 anos e9meses ja fez coco no vaso mas geralmente faz e na cueca mesmo.Xixi nem de noite nao faz ; ele nao usa fraldas; mas coco ta dificil.

    Responder
    • Elizangela

    Caramba! Ler os depoimentos me deu um alento! meu garoto têm 3 anos e 4 meses. Super inteligente, espero e sapeca, muuuuuuuuuuito sapeca! O desfralde do xixi foi hiper fácil, mas o tal cocô...esse ta brabo! Não têm conversa, promessa e briga que de jeito. Mas o que reparei nos depoimentos é que a grande maioria das vítimas são meninos. Será que os homens já dão trabalho desde a infância? Minha menina, que hj têm 11 anos, nunca mr deu trabalho. Estou na luta. Esperando o dia do milagre!

    Responder
  9. Lendo tudo isso me deu um alívio, pois vi que o problema não é só comigo.
    Meu filho tem 3 anos e 3 meses e não consegue fazer cocô na privada, nem no penico, só na fralda. Ele pede para colocar a fraldinha e até busca para eu colocá-la. O que eu acho estranho é que ele só faz cocô em pé, não agacha. Acredito que é por isso que o vaso sanitário o incomoda tanto.
    Não sei mais o que fazer. Quando saímos, ele pede para colocar a fralda e muitas vezes prende o cocô porque não se sente confortável para fazê-lo.
    Às vezes, o cocô fica mais duro e ele não consegue fazer devido à posição de pé. Esses dias ele ficou 3 dias sem fazer, tive que colocar supositório e o forcei a fazer na privada e ele conseguiu. Mas foi só esse dia. Agora ele vive a me pedir a fralda. Eu não sei mais o que fazer, se coloco ou se persisto negando. Me ajudem!

    Responder
    • Carla Costa

    Oi gente!
    Acabei de passar o maior sufoco. Meu filho tem 4 anos e meio e nada de fazer cocô na privada. Ele não dorme mais de fralda e faz xixi na privada normalmente, mas na hora do cocô pede sempre para pôr a fralda. Resolvi que tava na hora e quando as fraldas acabassem eu não comprava mais...pois acabou ontem e hoje tentei levar ele ao banheiro pra fazer cocô...Gente do céu, o guri gritava tanto que fiquei com medo de que os vizinhos chamassem o conselho tutelar...ele senta no vaso numa boa, mas não sai nada...não sei mais o que fazer...venho tentando a um tempo e nada. Ele é filho único, mas tem primos próximos que eu tento usar de exemplo pra ver se ele faz, mas nada. O meu medo é que está chegando a hora dele ir pra escola...Vou continuar tentando, esperar que ele se convença que o lugar certo de fazer cocô é na privada, espero que não demore muito. Foi bom ler os relatos de vocês e fiquei mais tranquila em saber que não é só eu que passo por esse problema. Abraço e força na peruca...kkk.

    Responder
    • Criis

    Olá meninas!Passei p agradecer as dicas,o vídeo e compartilhar tb a minha experiência...sou mãe de duas meninas (22 e 19) e dois meninos (6 e 3).Não tive problemas em tirar as fraldas das meninas mas com os meninos foi bem diferente...tentei d td com o Théo (6),penico,adaptadores,filminhos,conversa,leitura...foi uma luta!Ele só parou de fz cocô na cueca qd ele quis(aos 3 anos e meio) e Já ñ usava mais fralda desde 30°mes q foi qd nasceu o Otho(3).Li uma vez q os meninos devem aprender a fz o xixi e o cocô sentado,para depois fz o xixi em pé,o q faz todo sentido p mim,mas ñ p o Pai dele q como um machista tradicional ñ aceita q os machos façam xixi sentado e se encanta ao ver o desempenho e o desenvolvimento dos filhos na arte de 'mijar'. =/

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Meu filho tem 5 anos e meio e só faz cocô na fralda.
    É o terror da minha vida passar por isso. Já tentei absolutamente tudo e nada funcionou.
    Minha paciência tem acabado com bastante facilidade. Já tirei os jogos de computador dele para ele fazer no vaso, pois os jogos são o que ele mais ama.
    Ficou 4 dias sem jogar e sem fazer cocô.
    Pago psicólgo há quase 1 ano e ele nem faz ideia do que pode ser. FRUSTRANTE.
    Hoje comprei um penico, para voltarmos a estaca zero.
    Quando o sentei lá, ele começou a chorar de ódio. Chorou tanto que quase vomitou.
    E eu fico com mais raiva ainda quando isso acontece.
    Nem tem mais fralda que sirva pra ele e não consigo resolver.
    Falei pra ele que vou comprar "fraldas de velho" pra ele.
    Sinto muita raiva desta situação. Entro em desespero, literalmente. Isso não pode ser normal.
    Já falei que se ele for ao banheiro, dou qualquer brinquedo que ele quiser, mas não há Cristo que o convença.
    ESTOU COM MUUUUITA RAIVA NO CORAÇÃO.
    Se alguém descobrir a solução do problema, PELO AMOR DE DEUS, PASSE PRA MIM!

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Carla Costa, pense que meu filho está indo para o 1º ano do ensino fundamental.
    Estou desesperada de preocupação. Já está um mocinho e não sai da fralda de jeito nenhum. Nossa história é quase igual.

    Responder
    • Andreia

    Olá estou desesperada, meu filho acabou de completar 3 anos, o desfralde foi super fácil, o xixi, agora o cocô, meu Deus uma novela, me sinto fracassada como mãe, o q estou fazendo de errado, o pior q a semana q vem vai pra escolinha, estou com medo de perderem a paciência como ele, me ajudem o q faço! Será q é caso de psicóloga?

    Responder
    • Ana Paula Leal

    Olá meninas depois de ler os comentários de vocês senti uma mistura de alívio e desespero ao mesmo tempo, eu tenho gêmeos, Matheus e a Giovanna o desfralde da Giovanna foi natural e bastante rápido com dois anos ela já não usava mais fraldas. Porém o Matheus não consegue fazer cocô no vaso e já passou até 10 dias sem ir ao banheiro tendo que recorrer a lavagem, nós também já fizemos de tudo hoje eles já estão com quatro anos e o Matheus só consegue fazer cocô escondido e na roupa, de preferência no chão agachado, não sei mais o que fazer me sentia muito culpada por trabalhar forace ter que deixá-los com babá, até porque uma delas chegou a maltratá-los e jogava fora as cuecas dele para não cter que lavar, pois o cocô dele é bem fedorento (acho que por causa dele prender, sei lá) se souberem de alguma solução por favor compartilhem eu e o meu marido estamos bastante frustrados, Abraços.

    Responder
    • Flavia Moreira

    Meu filho desfraldo totalmente no ano passado com exatamente 3 anos e 11 meses depois de muita conversa.No caso do meu filho com dois anos ja fazia xixi no banheiro sem problemas mas o coco só na fralda tente inúmeras vezes mas ele não cedia a nada podia falar o que fosse até prometer brinquedos, pois acho que ainda não estava pronto.Foi então que chegou um dia depois de inúmeras tentativas sem sucesso disse a ele que ficaria com ele ali no banheiro e o ajudaria que ele ja era um mocinho e que nunca mas eu ia colocar fralda pois ele era capaz ele resolveu fazer no banheiro fiz a maior festa falamos tchau para o cocô e eu disse que o cocô ia ir junto com a mãe dele pode parecer estranho mas a criança tem uma relação de apego. A preciso ressaltar que ele tentou voltar atras mas eu mostrei que estava determinada e não ia retroceder não coloquei mas fralda nem para viajar e acabou dado tudo certo pois acho que eu também estava bem preparada e confiante.Espero que tenha ajudado com o meu depoimento boa sorte a todas vcs.

    Responder
    • arcelina maria de jesus nogueira

    eu sou apenas avo mas peguei esta causa para resolver porque ha mae nao tem paciencia.faço tudo que posso para ajudar procuro todos tipos de tratamentos depoi de pesquizar vejo que nao estou zozinha tem muitas pesoas com o mesno poblemas juntos emcomtraremos uma resposta.

    Responder
    • karen

    Tive o mesmo problema com meu filho, por volta de 2 anos ele começou a arrancar a fralda e por isso começamos a deixa-lo de cuequinha, pois bem o xixi ele fazia na boa, mas o coco era um sacrifício, os episódios de constipação começaram a ficar mais longos ele dizia que doía para fazer, essa novela durou quase 2 anos, quando já estava para completar 4 anos com muita ajuda do pai que incentivava, levava no banheiro e comemorava toda vez que ele terminava no banheiro.Confesso que perdi a paciência por diversas vezes, não era nada fácil limpar todo aquele coco amassado principalmente na rua.Hoje meu filho tem 8 anos e ainda chama o pai para ver o coco dele.rsrs

    Responder
    • Ana Guerreiro

    Ufa! Achei que só eu passasse por isso!
    Meu filho tem 3 anos e 6 meses, super tranquilo para fazer xixi no vaso, faz tudo direitinho... uma vez ou outra deixa escapar na cama...
    Mas o cocozinho... meu Deus!!!!!
    Não faz no vaso de jeito nenhum...
    Já deixei uns 3 dias sem fralda... ele simplesmente não fez nada, quando vi que ele estava no limite e não conseguia fazer no vaso, me rendi à fralda... tadinho do meu pequeno...
    Ele passa o dia inteiro na escola, e segura o dia inteiro... quando chegamos em casa, ele entra desesperado tirando o short, a cueca... vai correndo até a gaveta, pega a fralda: "Mãe, pu favô, eu peciso de falda..." Coloco a fralda, ele me expulsa do quarto dele... passa uns 40 minutos por lá e finalmente sai como se nada estivesse acontecendo... Eu já estou sofrendo bullyng das minhas irmãs, com 4 filhos cada uma... elas dizem que e sou mole e que se eu continuar assim, ele vai fazer 10 anos usando a fralda para o número 2...
    Também já tentei de tudo: livro, revista, tablet, notebook, televisão, brinquedos, redutores, troninho... inventamos até uma musiquinha, que ele canta todinha sentadinho no vaso, mas ao final da música, olha para minha cara e diz: "tá vendo ai? não sai... eu peciso de falda..."
    E lá vamos nós para fralda!!!!!
    Help!!!!!

    Responder
    • Carmem Pêssoa

    Olá, minha filha tem 2 anos e 8 meses. Tento tirar a fralda, mas está difícil. Ela sempre fez muito xixi e coco durante o dia e as vezes até a noite; Faz em média 3 ou 4 cocos por dia e sempre foi assim, a pediatra dela diz que é normal! Coloco ela no vaso sanitário e ela diz que vai fazer, mas nada faz. O xixi é a mesma coisa. Também acho que as fezes nem sempre são durinhas, as vezes são moles e ela come de tudo muito bem. Então fico na dúvida se ela ainda não está madura o suficiente para fazer no vaso, devido a textura das fezes! Ela agora foi para a escola e quer fazer Ballet, mas como se ainda não tirou as fraldas?! Alguma sugestão?

    Responder
    • ruzy

    Oi Keudma.
    Pelo jeito vc já conseguiu resolver o seu problema com o seu filho. Graças a Deus !
    Mas eu ainda não e hoje estava navegando pela internet buscando uma ajuda para esse problema e encontrei esse blog.
    Meu filho tem 4anos e 2 meses e tem pavor de fazer o cocô no vaso ou no penico.
    Ele grita, chora, entra em desespero qdo levo ele ao banheiro e tento convencê-lo a sentar no vaso.
    Ele diz que tem medo do cocô, que o cocô assusta ele.
    Eu e meu marido estamos no limite, já prometemos de tudo, já conversei tudo o que sabia, já chorei na frente dele, já levei à psicóloga e nada.
    E o pior é que acabei deixando ele com sentimento de culpa, pois depois que eu limpo ele e ele percebe minha tristeza ele me abraça, pede perdão, diz que vai deixar a fralda, que na próxima ele vai no vaso e etc. Morro de dó.
    A psicóloga diz que não tem nada de errado com ele e que não sabe o pq disso, desisti e parei de leva-lo nas terapias.
    A minha sorte é que a escola dele tem sido muito compreensiva e a professora dele me tranquiliza dizendo que se ele precisar fazer o cocô ela colocará a fralda numa bôa.
    Mas tudo isso é muito estressante e cansativo. Não sei mais o que fazer e nem a quem recorrer.
    Tenho uma filha que vai fazer 2 anos e ela copia ele em tudo e meu medo é que ela vendo tudo isso se recuse tbém a sair das fraldas.
    Se alguem puder me ajudar eu agradeço.
    Bjos

    Responder
    • Regiane

    Nossa, que bom ler este post. Não tenho nenhum caso parecido próximo a mim, e meu filho está com 4 anos e meio, conversa sobre tudo, é supõem inteligente, mas quando se fala de fazer coco no vaso, nem pensar. Comprei troninho, penico roxo , a cor favorita dele, assento fofinho.... Conto estórias, ele joga o coco no vaso a base de muito choro... Não sei se ajo com rispidez, severidade ou deixo passar... Ele nunca fez no vaso. Só em pé na cueca. Ele some, fica um silêncio e quando vejo já fez. Pergunto porque não me chamou e diz que não deu tempo. Cada dia uma desculpa, hora é por que acha que vai cair, hora diz que quer ficar com o coco porque é quentinho... Hoje me disse que tem medo que o coco volte!, tento ser compreensiva e digo que quero ajudá-lo , que ele não tem problema, apenas vai resolver isto com o tempo... Não sei bem o que fazer... Obrigada por compartilhar sua experiência.

    Responder
      • ruzy

      Regiane realmente pra nós mães passar por isso é muito doloroso. Meu filho tbém é bastante inteligente, mas na hora de fazer cocô no vaso diz que tem medo do cocô...
      Mas nós vamos vencer, isso vai passar e eles vão conseguir.
      Beijo

      Responder
  10. preciso de ajuda ja tentei de tudo e minha filha de 2 anos e 8 meses faz xixi e coco na roupa,,nos brinquedos ,na casa nao sei o quefazer to desesperada me ajude.

    Responder
    • thaism

    Também estou com problemas com minha filha de 2 anos e 6 meses,ela à princípio só fazia cocô na fralda eu tinha q colocar pra ela fazer mas nunca me pedia apenas não fazia no dia que eu não colocava até que fiquei três dias sem colocar achando que assim ela iria para o vaso,que nada,ela travou agora tem 5 dias que ela não faz,já coloquei fralda,tá tomando regulador,tomou laxante,usou supositório e nada,ela faz tanta força pra segurar...Estou desesperada não sei o q fazer,não queria que ela tivesse que fazer lavagem.

    UM abraço e boa sorte à todas

    Responder
    • Tatiane Aleixo

    Estou passando pela mesma situação, só que meu filho tem 2 anos e 7 meses....desespero!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder
    • Tatiane Aleixo

    só para complementar....meu filho não faz xixi na roupa, dorme sem fraldas...quanto ao cocô ele também não faz na roupa, pede a fralda, e se tento conversar ou colocar ele no banheiro, diz que já fez e não quer mais, mesmo sem ter feito, e aconteceram 2 vezes que eu fiquei pensando q a qq hora ele teria q fazer e não coloquei a fralda...resultado foi uma dor hiper forte na barriga dele ter segurado... afss....agora tenho medo de ficar sem colocar a fralda qdo ele pede!!!!

    Responder
    • Ariana

    Ola...meu filho também náo faz cocô no vaso..ele tem 3 anos 5 meses...ele náo isa mais fraudas durante o dia nem a noite, mas na hora do cocô pede pra fazer na frauda, também já tentei de tudo mas náo adianta...uma vez ele ficou 5 dias sem fazer cocô....agora náo forço mais vou esperar o tempo dele!!

    Responder
    • Mônica

    Olá, fiquei satisfeita em saber que não sou a única a passar total desespero com meu filho que não faz cocô no vaso. Só faz na cueca, o xixi ele faz no vaso normalmente. Quando tento conversar sobre o assunto, ele fica nervoso e até tampa os ouvidos !! Ai ai até quando isto vai durar!!

    Responder
    • luciana volpiano

    oi amigas estou passando pela mesma situação o enzo tem 4 anos e 10 meses ele nao quer saber de banheiro de jeito nehum ja tentei cantar ,ja disse que ele ta grande e precisa fazer no banheiro ja disse que a tinkbell vai vir trazer doces e vai ficar feliz ,ja comprei glitter para colocar no vaso estrelinha ,ja fiz de tudo ja contei historia ja até dancei no banheiro ele so quer frauda e se eu não colocar ele segura até 5 dias ,ja tentei deixar sem mas fiquei com medo ja conversei nossa não sei mais o que faço se alguém tiver uma ideia por favor ajuda e na escola ele não faz ,agora o xixi é de boa ......

    Responder
      • ruzy

      O meu tem 4 anos e 3 meses e tbém tem fobia e vaso sanitário, penico e afins. Só faz se for na fralda.
      Já fez terapia e não adiantou nada.
      Estou esperando por um milagre.....

      Responder
  11. Ai...minha filha tem dois anos e quatro meses, ela não tem tanta dificuldade em fazer cocô, ela faz, mas não quer fazer no vaso e nem no penico.O xixi faz tempo que ela faz e sempre no vaso, eu pensava que ela podia estar atrasada ou passando por algum trauma...não sei, um medo, só que é dificil a gente descobrir o porque que eles tem medo, se o xixi eles fazem normalmente!Ela até pede para ir ao banheiro e diz quando é cocô ou xixi, mas na parte do cocô, quando chega na porta do banheiro ela volta, aí acabo arrumando a fralda e num instante ela faz....vou tentar fazer algumas das dicas vistas por aqui para ver se dá certo!

    Responder
    • Mariana

    Oi mamães e papais! Acompanho os emails desse artigo e vejo muitos pais com os mesmos problemas com os filhos. Seria bom vocês lerem as respostas antigas deste artigo, tem muitas histórias de conquistas no banheiro com os filhotes! Assim como a minha.

    " Como já citei antes, passo pelos mesmos problemas com meu filho de 4 anos e 9 meses. Estou começando a ter esperanças agora. Iniciamos um tratamento com uma gastropediatra muito boa aqui em Brasília. Ela mandou meu filho tomar o laxante Muvinlax (1 ¹/2 pacote por dia) por 3 dias para que ele soltasse as fezes antigas. Ele pode ser dissolvido em suco e água. Nos 3 primeiros dias não fez muita diferença, mas quando ele passou a tomar 1 pacote por dia o efeito do remédio já começou a funcionar. Ele praticamente teve uma diarréia, pois saia bem mole o cocô. A médica diminuiu a dose para ¹/2 pacote por dia, o que fez o cocô ficar mais consistente, porém fácil do meu filho fazer. Sem dores! A moral da história era limpar o intestino dele pelo tanto que ele prendia e fazer com que as fezes ficassem mais fáceis de serem feitas e ele passasse a ter prazer em ir ao banheiro. Meu filho já está fazendo cocô no pinico, que ele prefere por ser menor, e sempre que faz o elogiamos muito! Mas, ainda ele não está indo por livre e espontânea vontade, tenho que apresentar o pinico quando vejo que ele está com vontade. Mas, já é um grande passo! Chega de sofrimento e cuecas sujas! Ele irá utilizar o Muvinlax por tempo indeterminado, pois a médica disse que ele não causa problemas ao intestino da criança."

    Pois bem, agora ele está com 5 anos e 4 meses e deste tempo para cá ele já faz cocô no vaso, pois o pinico ficou pequeno para ele e com o adaptador do vaso ele consegue sentar direitinho. Ele parou de resistir em ir ao vaso e quando sente vontade corre pra ele. Deixo ele levar o tablet pra jogar ou livro. Até sem nada nas mãos ele vai. Esse remédio é muito bom, tirou o medo dele de fazer cocô! Quando ele fica alguns dias sem tomar o remédio o cocô já endurece um pouco e ele tem dificuldade em fazer. Daí vemos a necessidade de ajustar a alimentação, com mais frutas, verduras e fibras. Ele não gosta de nada disso, mas tento introduzir de alguma forma na alimentação dele. Raras vezes ele suja a cueca agora, já tem coragem de ir ao banheiro da escola, na casa dos avós.. Enfim, um alívio!

    Responder
      • ruzy

      Mariana,
      Muito bôa a contribuição com a sua experiencia. Me deixou mais animada.
      Meu filho tem 4 anos e 3 meses e fazer cocô pra ele é um ritual, preciso colocar a fralda e daí ele vai pro cantinho e se agacha, deita, levanta, anda e assim fica por um bom tempo até que se sinta satisfeito e me pede para limpá-lo. Ele segura por dois dias na média e aí as fezes ficam meio duras.
      Com o que vc contou pensei que se eu der uma laxantezinho pra ele as fezes vão ficar mais molinhas e ele não vai ter tempo de ficar "chocando" o cocô.
      Se até as férias de julho eu não conseguir que ele tome a iniciativa de fazer cocô no vaso vou tentar esse método.
      Muito obrigada por compartilhar com a gente.
      Beijo
      Ruzy

      Responder
        • Mariana

        Pois é, Ruzy, tenta mesmo! Só nós sabemos como é sofrido isso tudo. O meu também usou fralda até o ano passado, mas a psicóloga mandou tirar e deixar que ele fizesse cocô na cueca mesmo, até ele parar. Senão ia regredir mais ainda e nunca ele iria deixar a fralda. Nossa... todo dia ele chegava da escola com a cueca suja e a professora já tinha trocado umas 2, 3 vezes. E as vezes parece que isso só acontece com a gente, que nenhuma outra criança passa por isso... As professoras não sabiam como lidar, fui chamada várias vezes na escola para conversar sobre o assunto... Foi difícil, viu? Aqui nesse site encontrei todas essas mães com o mesmo problema e vi que não era só aqui em casa. Me deu força também. Espero que tenha sucesso logo, logo com seu filho! Abraços!

        Responder
    • Babi Ferreira

    O meu maior problema é minha mãe, a vó do meu filho de 3 anos.
    Toda vez que ele quer fazer coco insisto para ele ir ao banheiro, ai eu canto,conto historias,converso e etc....,porém ela fica com raiva e coloca fralda no menino e diz : quando vc estiver na sua casa vc faz o que quiser ou seja nao tenho apoio para tira -lo das fraldas. Tchau

    Responder
    • Regina

    O meu tem 3 anos e 2 meses e faz cocô na cueca, o xixi faz no vaso e não usa fralda para dormir. Eu só falo que é no vaso que faz e ele mesmo diz que é no vaso mais não faz no vaso. Só faz em pé e na cueca, aí pede para tomar banho. Ainda não dou broncas sérias e estou esperando ele crescer e essa fase passar. Vou comprar o DVD do urso e conversar com ele apartir de agora.

    Responder
    • Lucilene

    Nossa que alivio...meu filho tem 04 anos e 02 meses e so faz na cueca. Ele fica o dia inteiro na escola, faz o xixi no vaso mas, segura o cocô, qdo vou buscá-lo e ele chega em casa e faz na cueca. Tbem tentei todas as tecnicas das amigas e naaaada. Ele fala que doi e sempre que tentamos coloca-lo no vaso ele prende e passa dias sem fazer, ja tivemos ate que leva-lo ao hospital pois, as fezes ressecaram e não saia. vou tentar a tecnica do laxante e penico novamente.!

    Responder
    • Emilia

    Eu fiz assim olha:

    Felipe largou a fralda do xixi com uns 2 anos e 7 meses...não fiz nada, a escola me ajudou em tudo. Dai 3 meses depois comecei a tirar do soninho da tarde e 1 mes depois tirei da noite, e pronto! Mas o coco...ele chorava, eu chorava, pedia, implorava, contava estoria, prometia presentes, abraçava e nada...

    Ele soh queria a fralda, ia prum cantinho, dobrava as perninhas e depois dizia q tinha terminado.

    Dai comecei a dar muito mamão (e nada de banana prata), pra vontade aumentar e facilitar a saida, pois eu notava q a posição em pé era um jeito dele pressionar o abdomen e dar base ao corpo pra forçar a saida do coco.

    Entao comprei um banquinho bem baixinho, ao sentar no vaso os pezinhos dele ficavam sobre o banco, ele se apoiava com as maos na borda do vaso ou no meu pescoço (...rssss...) suspendia um pouquinho o bumbum e assim ele fez uma unica vez...dai, no dia seguinte, eu escondi as fraldas q tinha em casa e disse q uma vez feito no vaso soh podia ser no vaso e que se ele repetisse 3 vezes ganharia um presente, pois eu contaria pro papai Noel. O que ajudou tmb eh q no dia estavamos na minha mae e durante um conversa previa minha com meu marido, em q eu disse q nao tinha roupa pra trocar no Felipe, meu filho, por algum motivo, entendeu q eu tmb nao tinha fraldas, entao aceitou ir ao vaso, pois nem isso ele fazia.

    Ou seja, o q quero dizer meninas eh que antes de chegar nessa vitoria eu fiquei bem uns 5 meses insistinto quase q diariamente...era cansativo, exaustivo, mas uma hora entrou na cabecinha dele...peguei ele num momento de desespero ou em q ele realmente entendeu q nao tinha outro jeito...eles nao sao burros, sao super inteligentes...entendem o q a gente diz...soh nao aceitam 100% de imediato, como qq individuo...entao...nao chorem como eu fiz, nao se desesperem, apenas insistam de forma firme, mas serena!

    Boa Sorte!

    Responder
    • Rachel Ferrero

    PELO JEITO SOU A RECORDISTA!
    Meu filho vai fazer 6 (SEEEEEIS) ANOS E AINDA FAZ COCÔ NA FRALDA.
    Estou ENLOUQUECENDO com isso.
    Agora será minha última tentativa: HOMEOPATIA.
    Se não der, cansei, vou pendurar as chuteiras, jogar a toalha, só não vou tentar mais.
    Isso me irrita de uma forma que só Deus e eu sabemos. A paciência foi até aonde deu. Agora, seja o que Deus quiser.

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Acho que meu filho vai usar fralda a vida toda, até a velhice. Já pensaram?
    DESCULPEM A IRONIA, GENTE, MAS EU PRECISO DESABAFAR EM ALGUM LUGAR SOBRE ISSO, já que até o psicólogo criticava minha indignação.

    Responder
      • ruzy

      Rachel,
      Eu te entendo perfeitamente. Esse problema com nossos filhos nos deixam totalmente desesperadas.
      Já chorei um monte, pq lá em casa não tem paciencia com ele e ameaça bater com cinta até ele resolver sentar no vaso e isso não resolve. Então eu é que me encarrego de colocar fralda (qdo vejo que ele não aguenta mais segurar) ir ao banheiro com ele, conversar tudo denovo, implorar, prometer, etc..
      Agora se ele me vê chorando entra em desespero, me abraça, diz que não quer me ver triste e isso me corta o coração pq vejo que ele sofre de verdade.
      Vou tentar o laxante nas férias, por hora não vou forçar mais.
      Um beijo e que Deus continue nos dando força.

      Responder
    • Janaina Santos

    Olá Meninas,

    Estou passsando por essa NOVELA tb. Meu menino tem 3 anos e 6 meses e faz xixi no vaso mas cocô nada!!! Só faz na cueca. Eu tirei as fraldas completamente. Estamos nessa novella há 10 meses. Houveram mudanças nesse period, mudamos, ele mudou de escola, ganhou um irmãozinho (há 8 meses)... daí têm horas que acho que pode ser por tudo isso... fico em dúvida. Converso, prometo, ele diz que fará cocô no vaso, mas não faz! Se suja todo, e nessas horas confesso que perco a paciência. Tirei os brinquedos preferidos deles (homem aranha, hulk e etc) ele chorou, mas agora disse que não liga mais para os brinquedos... affff

    Boa sorte a todas! Um dia isso passa!

    Responder
    • Isa

    Mesmíssima coisa aqui em casa. Foi assim até ano passado. Depois que ele completou 6 anos, magicamente, as coisas começaram a mudar. É importante não fazer escândalo quando ele faz cocô, porque ele associa o cocô à sensação incômoda da sua decepção.
    Prometa algo simples em troca dele fazer cocô no vaso, como um passeio ou um sorvete. Às vezes ele precisa de um estímulo para entender onde é o lugar certo.
    Verifique a alimentação do seu filho. Pode ser que ele não esteja conseguindo formar o bolo fecal regularmente. Estimule ele a beber muita água.
    Diga que vai molhar com o chuveirinho pra ajudar ele a fazer cocô.
    Deixe ele beber água enquanto fica sentado no vaso quando sentir vontade. Diga a ele que a água ajuda a hidratar pro cocô sair mais fácil.
    Meu filho quase não bebia água, dizia que não gostava. E depois que ele acostumou a beber regularmente, nunca mais tivemos problemas quanto a ele não querer ir ao banheiro fazer cocô no lugar certo.
    Espero que seja fácil de resolver com o seu também.

    Responder
    • Paula

    Olá!!!
    Eu passo por esse problema tbém. Minha filha tem 4 anos e só faz cocô na calcinha. Trava se levar no vaso.
    Já tentei de tuuuuudooooo, mas nada....
    Já levei na pscicóloga, mas disse que temos que parar de cobrar dela e com o tempo vai passar e fazer correto, pk não é nenhum outro problema que necessite terapia.
    Só que isso me estressa de um tanto, mas tanto que tem horas que parece que vou pirar.
    Não sei mais o que fazer.....

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Paula, minha querida, entendo vc perfeitamente. Principalmente quando diz que se estressa. Anteontem fui limpar meu filho e estava aquela situação de cocô no meio do caminho. Fiquei muito brava e às vezes penso se estou pagando algum pecado, sabe? Falei pra ele que ele ia sentar na privada para sair o cocô que faltava e ele entrou em PÂNICO, teve um ataque de ódio, de fúria que nem um adulto não consegue ter. Começou a xingar o banheiro, a privada, chutar as coisas, algo surreal.
    Acabei limpando, mesmo louca da vida, fazer o quê?
    Vamos pedir a Deus, porque pedir pra psicólogo é perder tempo.
    Um abraço.
    Rachel

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Mais um detalhe pessoal: meu filho, além de estar com praticamente seis anos e pedir pra colocar a fralda, depois que faz o cocô, não pede pra limpar.
    Desculpem o termo, mas, FICA CURTINDO A BOSTA!
    Estou adoecendo de desgosto com isso.
    Vamos que vamos, porque chorar não faz filho"CAGAR NO LUGAR CERTO".
    KKKKKKKKKKKKKKKKK
    TENHO QUE RIR!
    Prometo não usar mais esses termos, gente, mas têm horas que se faz necessário.

    Responder
    • Paula

    Nossa Raquel acho que vc tá pior do que eu...
    Mas é de matar, a gente não sabe mais o que fazer.
    Segundo a pscicóloga ela quer chamar atenção da gente.
    Garanto que to envelhecendo mais ainda com isso.....

    Responder
    • Rita

    estou com este problema meu filho fez 4 anos este mes e nao faz coco se nao for na fralda nao sei mais o que fazer,xixi ele faz no banheiro e nem usa mais fraldas para dormir...preciso de ajuda

    Responder
      • ruzy

      Bem vinda ao clube Rita.
      Todas nós aqui vivemos o mesmo drama. Como eu parece que várias mães aqui já levaram seus flhos ao psicólogo e o discurso é sempre o mesmo: seu filho é normal, não tem disturbio algum e na hora dele vai conseguir se livrar da fralda.
      Mas não é fácil ficar limpando bum bum de criança grande que já faz cocô de adulto...rss
      Eu penso que deveríamos relaxar um pouco mais e tentar não ficar tão tensas com a situação pq como disse uma amiga aí acima estamos envelhecendo com isso. Eu envelheci muito de tanto brigar com meu filho e chorar em cada tentativa frustrada.
      Agora estou ensinando ele a se lavar sozinho, então eu coloco a fralda dentro do banheiro (acabei com a história dele ficar andando pela casa de fralda) e qdo ele acaba eu tiro a fralda e coloco ele no chuveiro e ele tem que se lavar sozinho. Claro que no final eu dou uma checada pra ver se está tudo limpo.
      E aos poucos ele vai percebendo que se ele quiser continuar nessa vida ele mesmo vai ter que colocar fralda nele mesmo e se lavar, em casa, na escola, na rua, em qualquer lugar.
      Estou usando essa estratégia agora, sem gritos ou lágrimas.
      Vamos ver....
      Força e sorte pra nós.

      Responder
    • Isabela

    Nossa.. Nem acredito que encontrei esse site com tantas mamães passando ou que já passaram pelo mesmo problema que eu. Meu filho fez 4 anos na semana passada. No desfraldamento a questão do xixi foi bastante tranquila, ele não usa fralda noturna e nem faz xixi na fralda, mas o côcô não tem jeito, ele só faz na fralda. Eu e minha familia já tentamos inumeras coisas e nada deu resultado.
    A minha mãe já conseguiu que ele fizesse uma vez, fez uma farra com ele, ele lembra desse episódio, mas só foi essa vez.
    Se eu não coloco a fralda ele prende o coco o tanto de dias que eu deixar, sente dor, reclama, mas não faz.
    Eu sempre fui muito tranquilo de que tudo tem seu tempo, nunca o forcei a andar, falar, deixei que fosse tudo muito natural e ele fez as coisas no tempo dele. Essa questão da fralda, eu tentei e não me importo de colocar, mas a situação lá em casa está muito tensa, pois o meu marido não tem a mesma paciência que eu, ele conversa, conversa, senta, espera, mas depois perde a paciência, briga, grita, faz o menino ficar de castigo sentado na privada e eu fico ali, morrendo, calada e sem poder fazer nada, pois também não posso tirar a autoridade dele como pai. Eu não sei mais o que fazer. Eu não sei o motivo do medo dele, ele diz que não consegue, chora, é muito triste. Achei que esse problema ocorresse somente comigo, mas não, vi que é muito mais normal do que eu pensava. O que fazer? Procurar alguma especialidade médica específica? Esperar? Colocar a fralda? Socorro. Todo dia é uma luta.

    Responder
    • Andressa

    A minha situação é a mesma Isabela! Todos da minha família ficam bestificados com a situação de fazer o coco somente na fralda. Meu menino tem 03 anos e 6 meses, Prometo dar tudo que ele quer, mais sem sucesso. Se eu não colocar a fralda nele, ele NÃO FAZ! Uma vez na casa de uns amigos ele entro no banheiro, tirou toda a roupa, forçou um coco sem que ninguém da casa percebece, depois a dona da casa achou ele pelado debaixo do chuveiro e todo borrado...Achei que meus problemas tivessem acabado, mais nada mudou....

    NADA RESOLVE, nem eu conversar, nem obrigando como seu marido fez...nada...então resolvi deixar ele no tempo dele....mais mesmo assim TODOS OS DIAS como fiz hoje pela manhã falo com ele que se ele fizer eu vou dar o presente que ele quer....A cada dia que chego em casa eu espero uma boa noticia da minha mãe...

    Responder
    • Susam

    Nossa que bom que encontrei mães com o mesmo problema, pensei que só acontecia com meu filho, ele tem 5 anos completa 6 em agosto, eu já tentei de tudo tudo que possam imaginar, ele abomina a ideia de fazer coco no banheiro, já escondi as fraldas, deixei de comprar e ele fica sem fazer com a barriga dura e doendo, chorando e acaba me vencendo pelo cansaço.... Desesperador nem ele aguenta o cheiro e tampa o nariz na hora que eu vou limpar, situação horrível e vergonhosa, as fraldas nem fecham mais direito, ele mesmo sente vergonha das outras pessoas e só faz quando está em casa. Mais não chega perto do vaso! Luta diária.... :(

    Responder
    • Rachel

    Susam, sua história é simplesmente idêntica à minha e nem tenho mais o que declarar.
    Força, porque paciência não dá mais.
    Beijos.

    Responder
    • Inez

    Gente estou com o mesmo problema.... gostei de ler os relatos.

    Responder
    • vania veloso

    oi meu filho tem tres anos tambem to sofrendo p conseguir tirar a fralda dele ele ja faz xixi no sanitario mas quando e coco faz um escandalo e so faz na fralda e agora esta com mania de pedir para fazer xixi a toda hora o que eu faço?

    Responder
    • Karine

    De certa forma eu me sinto aliviada em saber q não estou só. Meu filho tem 03 anos e 06 meses e estou passando pela mesma dificuldade. Sinceramente, É DESESPERADOR SABE UMA SENSAÇÃO DE FRUSTRAÇÃO. Ele faz xixi no vazinho mas covo ele só fez uma vez no vazinho, meu marido diz q ele ficou c medo depois da festa q fizemos. De lá pra cá só na fralda e é praticamente imediato ele sente q vai fazer e pede a fralda e questão de 02 minutos no máximo ele fez. Bom conversas, promessas, sentar no chão do banheiro p contar historias, deixar ele só no banheiro c a porta entra aberta e eu lógico colada na porta do banheiro... Bom essas foram a q já tentei. Bom e ele tem redutor e pinico mas nada funciona. Juro, estou desesperada já. Se alguém souber de técnicas q funcionaram por favor dividi-la pois serei grata.

    Responder
    • Jo

    Gente, me conforta saber que não é só o meu filho que tem este problema... está prestes a fazer 4 anos e não tem jeito de fazer cocô no vaso, pede para por a fralda toda vez. Estamos levando com paciência mas confesso que ver relatos de mães com crianças de 6 anos me preocupam muito! Por favor, quando alguém conseguir algo que ajude, por favor publique para nos ajudar. Enquanto isso é só rezar e esperar... Beijos e tudo de bom p/ vcs!

    Responder
    • Mariana

    Oi novas mamães! Já tem vários relatos de sucesso mais acima!

    Responder
    • tatiane marfaroli

    boa tarde amigas.....bem meu filho ta com 2 anos e 9 meses e desde bebe com 2 meses levo ele ao peniquinho, e com um ano ao vazo e assim foi sempre, ate que com 2 anos ele ja pedia pra fazer coco, o xixi nao, mas pra mim nossa era um sucesso ja, ate que com 2 anos e 3 meses fiquei doente, descobri um tumor na cabeça e fui internada fiquei um mes longe dele no hospital e desde entao ele parou de pedir e so faz nas fraldas, levo pra creche e a mesma coisa, to desesperada pois ele estava praticamente deixando de vez as fraldas e agora faz td na fralda, ja fiz promessas, as vezes fico ate brava com ele pra ver se ele pede mas nada, pior ele entende e me parece q realmente ele nao quer pedir, pois se alguem solta um pum perto dele, ele ja grita corre vai pro banheiro fazer coco, e assim q ele acorda pela manha eu coloco no vazo e ele faz o coco ali e xixi, antes de dormir tb faz, mas durante o dia ele faz muito coco nas fraldas, toda hora, desesperada.

    Responder
    • Marielly

    Gente estou no desfralde com o davi ja tem quase um ano ate que decidir não colocar mais fralda a luta e diária são 365 dias de tentar convencer ele e nada . mais como a maioria aki o xixi foi tranquilo ja o coco e na cueca mesmo, antes ele avisava ficava pulando mais quando chegava no vaso ele trancava tirava ele do vaso quase 15 minutos depois vestia cueca e ele fazia ,pra mim era a morte ai ja tentei tudo quanto foi propostas mais ele não topa nada ja deixei de coco e ele nem se incomodava so que agora ele não demostra mais ele vira pra mim com a cara mais sem vergonha possível e fala mamãe ja fiz coco viu !! quando ele disse isso a primeira vez eu fiquei de cara não acreditando no que os meus ouvidos tinham escutado ja tinha ficado normal pra ele fazer na roupa ,esse mes eu dei um basta chegaaaa de lavar cueca suja ninguém merece . e ele sabe bem onde tem que fazer coco, fui conversar com uma prima que tem um filho da idade do meu 3 anos quase 4 que ja faz coco no vaso des dos 1 e 6 (ain que inveja rsrs ) ela falou pra mim traz o davi ele vai passar a noite e o domingo aki vamos resolver isso gente eu nao acreditei .quando ela me contou o que tinha acontecido o davi ficou 45 minutos no vaso e não fez nada so chorando gritando e nada ate que ela disse davi vc pode sair mais se vc fizer coco na roupa vou fazer vc lavar o seu coco e a sua cueca ok ? Adivinha qual foi a resposta . Tia e que a minha mãe nao me coloca no vaso assim . Como nao coloco fico horas e tento tudo quanto e psicologia infantil leio conto história coloco filmes e ele nao quer so que isso abriu os meus olhos o davi ganha tudo no choro ele chora eu tiro ele do vaso ele fala que ta doendo eu fico com do , tomei a seguinte decisão e expliquei pra ele . Agora vc so vai sair do vaso quando vc fizer coco (afinal mamães nos sabemos aproximadamente qual e o horário que eles fazem na roupa ) blz ja tem uma semana que eu estou na luta no início ele dava birra e gritava e meu coração sangrava com isso me sentia um monstro por estar sendo tao radical e firme mais nada de coco mais sei que isso e pro bem dele pra que ele possa ter uma vida social tranquila sem sofrer futuramente no terceiro dia o davi foi pra escola normalmente e quando ja era quase 3 horas recebo um telefonema o davi fez coco na roupa na escola coisa que ele nunca tinha feito peguei ele e trouxe pra casa mais nao desisti hoje faz uma semana que eu comecei o davi fica em media meia hora no banheiro sentado no vaso gritando e chorando ele chega da escola e nao deixo ele brincar nem olhar nada ja vai direto pro banheiro e fica fica fica quando vejo que ele esta cansado e que nao vai sair nada eu tiro e ele não faz coco na roupa também, hoje uma semana depois quase 45 minutos de gritos e choros ele fez coco no vaso nem ele acreditava que tinha feito, comemorei fiz festa ele ria e ria gente foi melhor que ver ele andar a primeira vez acho assim cada mãe conhece o seu filho sabe ate onde e o limite dele gente li aki tem crianças de 4 a 6 anos pode ter certeza que eles sabem o que e certo e errado o psicólogo fala cada um tem seu tempo mais vcs concordam que e bem mais interessante fazer coco na roupa que a sua mãe vai e limpa e vc pode voltar a brincar do que ficar perdendo tempo no banheiro enquanto esta passando desenho na tv e tem brinquedos pra brincar eles nao sabem que e bem mais rápido fazer no vaso que faz e limpa do que fazer na roupa vai limpa vai tomar banho e vestir roupa etc .. cabe agente mostrar o caminho então gente o meu conselho e o seguinte nao se dobrem aos choros e Desculpas coco não doí fazem na roupa e fralda e chão do banheiro pq no vaso nao ? Sejam firmes e persistentes não vai ser fácil juro que nao e, mais a recompensa e muito boa .
    Relatos de uma mãe que não vai lavar cueca suja hoje graças a Deus

    Responder
      • tatiane marfaroli

      bem isso mais o meu faz td na roupa coloco no vaso ele faz. porem ele nao pede o problema é esse, ruim demais quando vejo ele ja fez na roupa, quero muito tirar ele das fraldas mas nao tem jeito =\ pior ele ja entende brigo sou dura com ele e nao adianta

      Responder
    • Fernando sadello

    Ola boa noite o meu filho fez 6 ano em maio agora tbem tem esse problemas serio , faz xixi bonitinho lava mãos , mas quando e pra fazer cocô faz na roupa, as vez faz no banheiro mas muito pouco mesmo. Ai ja mando ele ir pro vaso e ele faz um pouco e vai direto pro chuveiro tomar banho e lavar as cueca . Nao sei oque faço .To muito precupado

    Responder
    • Rosana Pereira

    Gente minha filha 3 anos e 5 meses não faz nem xixi nem coco no banheiro ela senta numa boa no vaso e no pinico pode estar apertada mas segura e não faz me ajudem!!!!!

    Responder
      • tatiane marfaroli

      rosana como deve ter visto ali em cima meu caso q tambem ta complicado, vc tentou abrir a torneira pra ela fazer o xixi? vc fez na frente dela? bem eu faço assim pro meu e ele faz o problema meu q ele nao pede e faz td na roupa, se eu coloco no vaso ele faz la, espero que nossos filhos comecem logo usar banheiro sozinhos rss

      Responder
    • Rachel Ferrero

    Olá, pessoal. Já escrevi inúmeras vezes sobre meu filho de 6 anos que só faz cocô na fralda. Ainda não venci esta batalha e escrevo para contar que dei meu xeque-mate nele ontem.
    As férias estão chegando e ele irá à casa do pai dele que é em outra cidade.
    Falei que ele vai e não volta pra casa enquanto não sair da fralda. Fui firme, deixei bem clara a situação e serei assim até o fim, nem que ele perca mais de 1 mês de aula.
    Vamos ver no que dá. Mesmo que eu seja criticada, não faz mal. Todos vcs estão passando por isso e sabem o stress que é. Imaginem no meu caso, que ele tem 6 anos. Desesperador e vergonhoso.
    Beijos e abraços a todos e vamos que vamos.

    Responder
      • tatiane marfaroli

      amiga vc ta certa sei la a gente tem q recorrer a td rsss pq deseperador mesmo
      eu tb to me preocupando e nao sei o q fazer bjs

      Responder
    • Kelly Rubem

    Gente, boa noite!

    Dei uma lida nos posts porque minha filha tem 2 anos e 2 meses e não usa mais fralda de 1 ano e 7 meses. No início foi meio complicado, mas agora ela não faz mais xixi nas calças e nem na cama. Levanta sozinha de madrugada para fazer xixi e tem um controle fora do comum na rua, pois não faz xixi em qualquer lugar... porém o cocô está difícil....ela fez três vezes no vaso, sendo uma na casa da vovó e duas aqui em casa, fiquei super feliz, cantei, fiz festa...mais agora voltou a fazer nas calças. Não sabemos o que fazer....fiz uma música para o cocô e quando coloco ela no vaso, ela canta, mas ele não sai. Quando não faz de manhã, faz a noite. Vai para um cantinho, se agacha e faz.
    Quando faz muito, tira as calças e pede para ser limpa, como fez hoje, porque não gosta de ficar suja, tem nojo.
    Resolvi procurar na internet algo novo, que possa me ajudar ensiná-la a usar o penico ou vaso.
    Sempre falo que estou de mal, triste, porque ela fez nas calças, já coloquei ela de castigo e ela me pede desculpas....quando falo que não se deve fazer nas calcinhas ela diz... ouvi mamãe....me dá um beijinho, agora um abraço, alisa meu rosto, pergunta se está tudo bem e me quebra com seu carinho.
    Ohhh fase difícil, mas creio que vamos conseguir!!

    Boa sorte a todas!

    Responder
      • tatiane marfaroli

      bem assim mesmo amiga rsss tb nao sei o q fazer o meu faz nas calças alias fraldas e nao pede ai quando vemos q ele fez ele começa a fazer carinhos na gente pra nao ficarmos bravos com ele, eu e meu esposo ja explicamos e fizemos de td, so nao tiramos as fraldas pq se nao faz td na roupa, e ai ele fica muito na cama e sofa e ai vou perder o colchao e sofas, meu Deus axo q a festa sera tao grande quando ele fazer td no vaso e pedir rss, ele chupava chupeta e nao deu trabalho algum pra retirarmos dele, nem chorou a noite, que era o meu medo de nao conseguir tirar dele, mas agora em materia das fraldas meu senhor.....sera q nao tem simpatias? rss

      Responder
    • Rachel Ferrero

    Se meu filho começasse a fazer na cueca, eu ia vibrar. Acho que já seria uma evolução. Ele adora piadas relacionadas a cocô, se mata de rir com o assunto, mas não faz o dito cujo na privada e no banho, se recusa a lavar o bumbum, de tanto nojo.
    Vai entender...

    Responder
    • ruzy

    Gente, eu li em algum post que dar laxante (fraquinho) pra amolecer as fezes e não colocar fralda de jeito nenhum é um caminho.
    Vou tentar isso nas férias, pq meu filho não faz na cueca, só na fralda pois tem um nojo terrível. E se eu der o laxante e não colocar a fralda ele vai ter que sentar no vaso de qualquer maneira pq não vai ter como segurar o cocô.
    É uma dica.

    Responder
    • tatiane marfaroli

    meninas o meu faz ate mole demais mas nao ta nem ai, hj ele disse mae quero fazer coco rs au sai correndo e ele ja tinha feito na fralda rs ai ja fiquei triste pois depois q ele fez q ele pediu rss .....nao entendo o pq ele nao pede, ele senta numa boa no vazo sanitario, outro dia fiquei uma hora e meia com ele , dei um brinquedo e ali ele ficou todo tempo brincando e nao fez nada.....=\ ate quando nao sei, pior ele nao pede nem xixi nem coco.

    Responder
    • Débora Duarte

    Estou passando pelo mesmo problema, meu filho não usa fralda para dormir e nem para fazer xixi, mas o cocô tem que ser na fralda se não ele não faz, diz ele que dói. Ele te 3 anos e 4 meses.

    Responder
    • ana

    Queridas.
    Passei pelo mesmo problema. Meu filho tem 3 anos e agora ele faz côco no vaso. Mais foi difícil.
    Ele ganhou um vídeo game Wii e ficou apaixonado. Então eu e o pai aproveitamos para colocar o Wii de "" castigo""". Eu disse que só joga vídeo game menino grande e que faz côco no banheiro. Por esse motivo ele só poderia jogar se fizesse coco no banheiro e no vaso. Foram cinco terríveis dias. Mas eu não desisti! Nem desanimei! Fui firme ate o grande dia. No dia que ele conseguiu foi difícil. Levamos ele pro banheiro umas cem vezes. Ele não fazia e a gente voltava quase que de meia em meia hora. Paciência é a chave da vitória.
    Não fique brava. Não se canse. Não brigue. Não desista.
    Depois comemoramos com toda a família.
    Respeite o tempo dele. Converse mas não brigue. Ele precisa sentir confiança de que ele é capaz de vencer. Elogie. Incentive. Torça junto. Bata palma. Olhe nos olhos e diga que ele é capaz.
    Deu certo pra mim. Hoje é só alegria!!!! Vencemos mais esta.
    Tenta fazer assim. Vai dar certo. Confie em VC mae.
    Boa sorte!

    Responder
    • eliane

    oi .....
    eu tbm estou nessa situação ,minha filha tbm não faz cocô no vaso
    só xixi ,ela fez 04 anos. prometi presentes .......nada......

    Responder
    • Helen

    Olá, meninas... minha filha tem 2 anos e 4 meses. Começamos o desfraldamento há 3 meses e ela vai muito bem, exceto quando o assunto é cocô. Quando está de calcinha, ela pede pra colocar a fralda pra fazer. Ela prende e por isso sofre muito. Quando ela senta no vaso e percebe que vai fazer cocô, ela faz um escândalo para sair. Já a levei na psicóloga da escola, que pediu pra procurar ajuda clínica. Nesta semana, a pediatra dela disse pra realmente preocupar uma psicóloga clínica, porque se o problema persistisse ela poderia ter problemas sérios no anus. Fiquei com muito medo disso!!

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Tô aqui de novo, minha gente...Lembram do meu filho de 6 anos que não faz cocô na privada?
    Pois então, ontem aconteceu algo que eu preciso desabafar.
    Ele não está mais conseguindo segurar e por vezes pequei a cueca suja de cocô ou senti cheiro de cocô na roupa dele.
    Mas ontem fui dar banho nele e na hora de lavar o bumbum, ele simplesmente começou a fazer na minha mão. Foi horrível, a pior coisa que poderia ter me acontecido. Não sabia se vomitava, se chorava de desgosto ou se saía pelada correndo na rua. Minha mão ficou impregnada, foi mais que nojento, repugnante.
    Tive um surto, fiquei louca da vida. Eu lavava e aquela merda espalhada na minha mão... Me recusei a terminar, fiquei enlouquecida.
    Ele ficou doente de ódio porque fiquei brava e o intimei a terminar o serviço na privada. Mas não foi.
    Xingou tudo e todos e só faltou arrancar o box do banheiro de tto ódio.
    Já fiz até promessa pra Deus me ajudar.
    E já falei que enquanto não for ao banheiro, não joga mais no computador.

    Responder
      • Cristiane

      Oi Raquel, tudo bem? Li os seus posts e resolvi tentar ajudá-lá. Imagino sua frustração e raiva com toda essa situação. Eu sei que é difícil mas é primordial que você tenha PACIÊNCIA com ele, senão retardará ainda mais o processo. Seu menino também está sofrendo muito com isso. O cocô se tornou para ele, a pior coisa do mundo (o vaso é um monstro e a mãe briga com ele por causa do cocô!). Você tem dispendido muita atenção negativa para ele. Ele pode pensar que você não gosta mais dele. Percebo pelas reações dele, que ele está muito frustrado e inseguro e como não sabe lidar com isso, fica nervoso. Em primeiro lugar,você precisa resgatar a relação de mãe e filho. Converse com ele fora do banheiro, mostre que você o ama e explique novamente o por quê de você querer tanto que ele use o vaso, pois a essa altura, já virou algo traumático para ele e ele precisa entender que não é por maldade que você quer que ele use o vaso mesmo sabendo que ele tem medo, e sim por que você quer o bem dele e não quer que os amiguinhos caçoem dele na escola. Faça-o te explicar porque tem tanto medo do vaso. Como ele já está grandinho, saberá explicar. Muitas crianças têm medo de cair dentro do vaso, outras tem medo do barulho. Procure descobrir o que é e mostre para ele (jogando alguma coisa grande no vaso por exemplo e dando descarga, que não tem perigo de acontecer nada com ele.) Ele precisa ver que o medo dele, não tem fundamento e precisa se sentir seguro. Quando ele começar a se sentir menos receoso, proponha de ele tentar se sentar no vaso para fazer. Mas aí você precisará ser paciente. Fique com ele e, se ele mostrar medo e pedir a fralda, coloque a fralda mas elogie-o pela tentativa.mostre-se orgulhosa dele. E vai tentando. Uma hora, ele faz. Também é interessante descartar a hipótese de ele ter encoprese (quando a criança faz cocô na calça involuntária em lugares impróprios com frequência, pois é muito comum em meninos nessa faixa etária ( o pediatra saberá identificar se for o caso). Bom, espero ter ajudado. Boa sorte com seu menino!

      Responder
    • Carla Costa

    Oi gente!
    Em janeiro postei um depoimento aqui, muito preocupada pelo meu filho de 4 anos não usar mais fralda pra fazer xixi mas usar pra fazer coco...Tentei mais algumas vezes colocá-lo no vaso mas o desespero do guri era tanto que acabei desistindo.
    Pois bem, um belo dia pego o telefone pra pedir um pacote de fralda pra farmácia e ao ouvir o meu pedido ele vem lá da sala e diz assim:
    Não mãe, não precisa mais de fralda, acho que vou fazer coco no banheiro.
    Comprei a fralda igual, mas deixei escondida. No outro dia como de costume ele me pede pra fazer coco. Mas dessa vez diz que quer fazer no vaso.
    Levei, ele fez como se fosse a coisa mais natural do mundo pra ele.
    Nossa, não esperava ser de repente assim....mas foi um alívio pessoal...tá fazendo um mês que ele abandonou de vez as fraldas.
    Não desistam gurias...acho que cada um deles tem o seu tempo...quanto menos esperarmos eles vão lá e nos surpreeendem.
    Beijos e boa sorte nessa luta.

    Responder
    • ruzy

    Meninas, existe uma luz no fim do túnel......
    Eu já postei meu relato aqui, tenho um filho de 4 anos e meio e só faz cocô na fralda para o meu desespero.
    Já tentei de tudo, presente, festa, gritos, lágrimas, ameaças e nada, absolutamente nada. Fez terapia por 6 meses e nada...
    A psicóloga me disse que eu deveria esperar o tempo dele, e só.
    E pra piorar tenho uma filha de 2 anos e meio e ela está começando a imitar o irmão dizendo que tem medo do cocô.
    Mas ontem aconteceu algo surpreendente, ao chegar na escola para pega-lo ele me olhou e disse: Mamãe eu fiz cocô no vaso. Quase desmaiei, mas não acreditei muito. Voltei correndo pra perguntar à professora e ela confirmou, ele sentou no vaso e fez um pouquinho. NOSSA !!! que notícia maravilhosa, chorei. As profs ficaram emcionadas com a minha reação.
    Foi só um pouquinho, mas creio que ele vai continuar a tentar e ganhando segurança e logo logo ele se libertará da fralda definitivamente.
    Ou seja meninas, o único caminho é esperar, pq um dia acontece :)

    Responder
      • Andréia Cristina Zandelli

      Olá... Tenho uma filha de 2 anos e meio ,ela já faz xixi no banheiro no pinico só ponho fralda a noite ,mas fazer coco é dificil ela é ressecada, faz tanta força tadinha dá até dó ,mas nao pode nem ver o pinico na frente tem pavor de sentar no vaso faz de pé ,já tentei de tudo mas é complicado em ....Tem que ter paciência um dia dar certo...agente fica com o coraçao na mão né de ver eles desse jeito....

      Responder
    • Nanda

    Olá Mamães!!!
    No caso do meu filho...
    O pediatra disse: ele vai aprender sozinho, no tempo dele!!! O que você pode fazer? Ter paciência!!!
    Eu pratico isso, já meu esposo, nem tanto!!! E percebo que a falta de paciência, realmente retarda essa conquista!
    Psicóloga disse: cada criança no seu tempo, e que segundo estudos, nao devemos interferir, apenas incentivar, pois muitos adultos que vão ao consultório, tem vestígios negativos desta fase que influenciam na sua vida futura...
    Pesquisando em livros, internet (afinal, precisamos de algo mais confortável p/ seguir os dois ensinamentos acima). Dai decidi escrever aqui um pouco de cada coisa que está me ajudando e ajudando meu pequeno!
    1) expliquei de forma lúdica o que é o coco, que comemos, ele vai p/ barriga e precisa ir embora...( as vezes ele fica me ensinando isso, rs)

    2) qdo dá descarga eu digo que o coco vai encontrar com os cocos amigos... Se fizer na cueca eles não se encontram...

    3) comprei uma cartela de adesivo (do tipo banana que não estraga o azulejo), qdo taz o coco grande colamos o elefante, girafa... Qdo pequeno, colamos um passarinho, Florzinhas...

    4) ler livros, sento em frente, conto história....

    Mesmo assim se eu vacilar, ele faz em pé... Qdo percebo que ainda não de, falo baixinho no ouvido dele (principalmente quando não estamos em casa) que vou levá-lo ao banheiro, que é segredo nosso.. As primeiras vezes relutava, agora ele vai numa boa!

    Não é receita com garantia de que vai dar certo, mas espero que ajude!

    Responder
    • JULIANA SCHUCH PITIRINI

    Olá!

    Meu filho tem 3 anos e 1mês, faz xixi no vaso desde 1 ano e seis meses.
    Nunca fez xixi ou coco na roupa. Sempre saímos com ele e nada de fraldas

    Mas coco ele só faz se for na fralda!!!! E ele entende muito bem!
    Já comprei 2 troninhos, redutor para vaso sanitário, livros sobre fraldas e penicos, mas até agora nada.

    Cheguei ao extremo de, falar pra ele que as fraldas tinham acabado e que não tinha mais pra comprar, ele ficou 3 dias sem fazer coco!
    A pediatra diz que cada criança tem seu tempo, mas fico com medo.
    O filho da minha vizinha vai fazer 5 anos e não faz no vaso também, faz no chão, de casa, da rua....affff!Não quero isso!!!

    Me ajudem, quem já passou por isso e conseguiu!

    Responder
    • Marcia Barros

    Bom amigas, ah algum tempo atrás relatei o meu problema aqui com a minha filha que fazia cocô somente na Fralda e ajoelhada no chão... Mas ao começar a ir para a escolinha eu passeia a pressiona-la dizendo que os amiguinhos só faziam no vaso, mesmo ela tendo problema de prisão de ventre eu ficava furiosa em ter que limpar ela sempre... mas hoje ela já completou 6 meses que está fazendo cocô no vaso... hoje minha filha tem 4 anos e 7 meses... a Escola foi uma grande ajuda, mas realmente temos que ter paciencia, pois cada um tem seu tempo...
    bjs

    Responder
      • estela maris

      Mães! Fiquem tranquilas!
      A pediatra de meu filho disse a frase que salvou minha vida e vai salvar a vida de vocÊs:

      VOCÊ CONHECE ALGUM ADULTO QUE NÃO FAZ COCÔ NO VASO?

      Como pedagoga, vos digo: Cada um tem seu tempo, eles vão aprender...

      Responder
    • Mariana

    O pior é que tem sim, Estela... Nas psicólogas que passei com meu filho, elas citaram adultos com este problema...

    Responder
    • Maria

    Nossa meninas...
    meu filho está com 3 amos e sete meses, e faz xixi no vaso desde os três anos, mas o cocô está me traumatizando...
    ele senta no vaso fica uma hora e não faz nada...canso e coloco a fralda e ele faz na hora, troninho, livro, DVC ( ursinho da casa azul, muito bom), mas mesmo assim não tem jeito...

    Responder
    • michlle

    minha filha tem 3 anos e faz xixi no penico normalmente as vezes faz na calcinha mas o coco nao faz de maneira nenhuma diz que nao consegui que tem medo e pede a fralda toda vez que quer fazer coco eu coloco no penico mas nao faz nada e como nao tem jeito acabo colocando a fralda e ela faz sera que e caso de psicologo??

    Responder
    • Michelle

    Há um ano atrás eu vim aqui desabafar sobre meu filho que só fazia coco na fralda.E quando as outras pessoas dizem: tudo tem seu tempo e seu filho vai fazer coco no vaso no tempo dele,acreditem,é verdade!!!Não precisei de psicólogo,nem de outras medidas mais drásticas,deixei as coisas fluirem e num belo dia meu filhote pediu pra fazer coco no vaso sanitário.E desde então,adeus fraldas!!!Deixo aqui meu relato e aconselho as mamães daqui a serem pacientes,meu filho deixou de fazer coco na fralda com 4 anos e estava desesperada,mas ele resolveu e sentiu que era hora de deixar as fraldas pra lá,sem nenhuma pressão minha ou do pai,simplesmente foi o tempo dele!

    Responder
    • Manuela Lima

    Oi pessoal boa tarde gente eu estou perdida sem saber o que fazer pois a minha filha tem 3 anos e meio ja faz o xixi no banheiro ou penico ja chegou a fazer o cocô tambem mais agora voltou a fazer na fralda e não consigo tirar de jeito nenhum olha ja foi pra cadeirinha de pensar varias vezes por isso ja tirei os desenhos e brinquedos que ela gosta enfim ja tentei varias coisas e não tenho sucesso não vou procurar psicologo agora porque eu já não aguento mais to ficando sem paciencia se alguem conseguiu resolver esse problema por favor me de uma luz estou realmente precisando...

    Responder
    • Danielle

    Minha filha tem 4 anos e 10 meses, faz xixi no vaso sozinha, mas o cocô ela só aceita fazer na calcinha, abaixada. Quando estamos fora de casa, ela se esconde e prende o cocô, ultimamente sempre suja a calcinha e fica morrendo de vergonha.
    Estou a dois dias tentando convencê-la e já consegui que ela fique sentada no vaso. Mas tem horas que ela brinca, canta comigo e em outras começa a chorar pedindo pra sair. Estou firme, mas tem horas que o coração fica doído, com pena... Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos...

    Responder
    • Ana

    meninas já tentaram ver se não é a flora intestinal deles? Crianças que ja tomaram muito antibióticos podem ter alteração, tenter dar probióticos....

    Responder
    • Marli Almeida

    Ola, achava q o caso do meu Asafe, era praticamente exclusivo, porem me enganei, depois de ver tantos relatórios, ele ja tem 3 anos, faz xixi, normal no vaso
    vai sozinho, quando dar vontade,dorme sem fralda já um bom tempo,agora o coco ta difícil, não que fazer, no vaso nem no troninho, ja fizemos de tudo, cartaz,promessas,conversas, disciplinas, a companhia na hora que achamos q ele ta com vontade, e nada, faz é na roupa mesmo quando dar vontade, se escondia também , e quando perguntamos ele nega até o fim.... não sei o q fazer?

    Responder
    • Andressa

    Gente, Ate semana passada eu estava no mesmo barco que vocês! No dia 30/09, eu me esq

    Responder
    • Andressa Cristina

    Meu filho tem 3 anos e 9 meses, e no ultimo dia 30, resolvi dar um basta nesta situação, por ter esquecido de comprar as fraldas.
    Neste dia ele estava querendo e eu expliquei a ele que as fraldas acabaram, ele foi aonde guardamos procurou viu que não tinha e ficou prendendo o coco, ate a vontade passar.Isso ocorreu umas 3 vezes seguidas e eu disposta a deixar ele fazer nas calças. Quando ele insistia a pedir a fralda eu sentava ele no vaso, e ele gritava, me batia, enfim fazia aquele escândalo. Parecia que eu estava colocando ele sentado em um monte de espinhos rsrsrs, mais eu não desisti, estava quase chorando de pena mais era um pouco tarde e nem se eu desistisse não ia ter próximo a minha casa uma farmácia para que eu comprasse a fralda. na quarta vez ele prendeu e acabou fazendo xixi nas calças e começo a me chamar, ai eu rapidamente coloquei ele no vaso e com muita calma e paciência conversava com ele que ali era o lugar para ele fazer (isso ele sentado no vaso), em seguida ele fez, EU E MEU MARIDO FIZEMOS AQUELA FESTA , E ELE NÃO SABIA SE COMEMORAVA COM A GENTE OU CHORAVA. mais enfim ele comemorou. Ligamos para todo mundo, minha mãe, meu pai, tios e etc.... Agora ele vai sozinho no banheiro, faz o coco, e fala com a gente para todos comemorarem.E assim terminou a minha Historia.

    Responder
    • Anni

    Olá pessoal to neste dilema a 6 anos, não a jeito estou no meu limite ele não tem vergonha e muito menos fala que quer fazer quando vejo já fez na roupa, já tentei dar brinquedo, doce e ir em passeios e nada parece adianta, o pior e que estou com mais medo ainda pois estou gravida e ele e muito ciumento a chance de ele voltar a regredir e muito grande, não sei mais o que fazer...

    Responder
    • Rachel Ferrero

    Anni, estamos juntas nessa. Meu filho tb tem 6 anos e nada ainda. Levei-o até ao neurologista. O ex-terapeuta me fez rir quando perguntei o que poderia ser e ele me respondeu NÃO SEI.
    Já desisti. Seja o que Deus quiser.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>