Como dar banho no seu bebê de forma prática e segura

Como dar banho no seu bebê de forma prática e segura

Por Amanda Araldi

 

O banho do bebê é sempre um momento agradável, tanto para os bebês quanto para os pais. Para tornar o banho um processo seguro e tranquilo, é preciso ter uma preparação especial. Confira a seguir dicas indispensáveis para o banho do seu filho.

 

  • Antes de começar o banho reserve tudo que vai ser utilizado, desde material de higiene, roupinhas, toalha, fralda, pomada de assaduras. Vá fazendo uma lista mentalmente para assegurar que tudo estará à mão. Assim seu bebê sairá do banho e em seguida já será vestido.
  • Cuide da temperatura do ambiente onde vai ser dado o banho e não deixe correntes de ar.
  • É preciso SEMPRE avaliar a temperatura da água do banho, que precisa estar adequada ANTES do bebê entrar em contato. Termine de encher a banheira ou o balde, ajuste a temperatura e só então coloque o bebê. Deve ser uma água morna, cerca de 37ºC. Existem termômetros específicos para medir a temperatura da água caso você ache necessário.
  • Não se deve encher totalmente a banheira, pois torna o banho mais arriscado. Um bebê recém-nascido pode se afogar facilmente mesmo com uma quantidade pequena de água. Então, todo cuidado é pouco. Coloque a água necessária para um banho agradável, mas sem exagerar.
  • Nunca deixe seu bebê muito tempo sem roupa e lembre-se de secar muito bem todo o corpo, até mesmo as dobrinhas.
  • Banho deve ser dado diariamente e ajuda a tranquilizar o bebê.
  • Ao invés de shampoo e condicionador, até os seis meses de idade, é possível lavar tanto o cabelo quanto o corpinho do bebê com sabonete líquido neutro. Começando o banho sempre pelos cabelos. E não é preciso aplicar grandes quantidades de sabonete.
  • Um item que particularmente eu acho indispensável é a redinha de banheira. Ela é instalada de forma que o bebê fique bem acomodado dentro da banheira e você consegue com uma mão segurá-lo e com a outra prosseguir com o banho. É muito mais seguro e prático. Veja a foto abaixo:

banho1

 

  • No mercado existem baldes específicos para dar banho no bebê e podem ser uma alternativa.

banho2
Imagem daqui

  • Parece óbvio, mas NUNCA deixe o bebê sozinho na banheira, nem para atender o telefone, pois ele pode se afogar. Além disso, se ele urinar ou vomitar, não adianta reclamar – SIM – é preciso trocar a água do banho.
  • A toalha fralda é melhor para o recém-nascido em comparação com as toalhas comuns, pois é muito mais suave para a pele.
  • Se você tiver filhos gêmeos, de vez em quando, podem tomar banhos juntos e tornar o banho uma hora de brincadeira também.
  • No inverno, é indicado dar banho nos horários mais quentes, ao meio-dia, por exemplo.
  • Faça a limpeza da banheira toda semana com o próprio sabonete líquido neutro ou detergente líquido.
  • Brinquedos são ótimos para incentivar o bebê a gostar ainda mais da hora do banho, existem até mesmo, livros específicos para serem usados no banho.

 

O banho é um momento importante para o bebê se manter limpinho e saudável. Deve ser uma hora divertida e de integração com os pais e cuidadores. É preciso estar muito atento à segurança do bebê. Assim, com todos estes cuidados, você se sentirá segura e poderá curtir sempre o banho com seu filho.

 

Créditos imagem topo: Scot

 

 

amanda

” Olá! Meu nome é Amanda Araldi. Sou criadora do blog Mágica de Mãe. Hoje me realizo sendo mãe em tempo integral, esposa, dona-de-casa, blogueira. Sou farmacêutica especialista em oncologia e já trabalhei vários anos na área. Me identifiquei muito com o mundo materno desde o nascimento do meu filho Gabriel e vivo este mundo intensamente desde então.

 



Se você gostou desse post, não deixe de ler:

“Literatura não tem que ensinar nada; por isso, ensina tudo” by Mari on November 23rd, 2012

“O Google pode resolver as dúvidas de Hamlet?” by Mari on June 27th, 2012

O sonho de Vitório que era o sonho de Veridiana by Mari on July 24th, 2012