Batatas fritas assadas

Batatas fritas assadas

Por: Maria Capai

Por mais que depois de adultos alguns de nós nos tornemos mais conscientes do que de fato alimenta e faz bem, a tarefa de retirar alguns pratos, ingredientes ou preparos da rotina pode ser um tanto sofrida. Eu mesma, apesar de gostar, nunca comi fritura com freqüência mas lembro como festejava a presença quase diária da batata frita na casa de uma grande amiga da adolescência. Amava o trio arroz/feijão/fritas e a considerava a mais sortuda das criaturas por poder desfrutar cotidianamente dessa combinação. Hoje não imaginaria, em hipótese alguma, uma fritura figurando no almoço do dia-a-dia. Mas e aí? Todas as gostosuras engorduradas têm que ficar restritas aos finais de semana ou aos dias de festa? Não necessariamente.

A receita de hoje mostra como adaptações – muito bem sucedidas – são possíveis, não só para consumirmos certos pratos de maneira mais corriqueira, mas também para ensinarmos aos pequenos, desde pequenos, que podemos aliar prazer com alimentação saudável.

Abaixo temos a receita escrita para as batatas “fritas assadas” e, no vídeo (episódio de estreia da primeira temporada do programa “DigaMaria!” na ChefTV), o passo-a-passo para um lanche completo com as batatas, croque madame e buquê de folhas.

Espero que gostem e até breve.

 

Ingredientes

8 batatas
3 colheres de sopa de azeite ou óleo
1/4 de xícara de farinha de trigo
sal

Modo de fazer
Descasque as batatas, ou não – já fiz das duas maneira e ambas ficam ótimas.
Corte-as palito, seque bem com um pano de prato limpo e transfira para uma assadeira.
Salpique a farinha de trigo e envolva-as bem.
Regue com o azeite e, com a mão ou chacoalhando a assadeira, distribua o azeite entre elas.
Leve ao forno a 220° C por cerca de uma hora. Na metade do tempo vire as batatas com o auxílio de uma espátula para que dourem por igual.
O sal pode ser colocado antes ou depois de irem ao forno.

 

 

Maria Capai é autora do blog DigaMaria. Ela é a nossa colaboradora gastronômica da vez, e vai apresentar uma série de receitas fáceis, gostosas e saudáveis que vão ajudar os pequenos a comer melhor. Bom apetite!