Barcelona com crianças e sorteio

Barcelona com crianças e sorteio

Por: Flavia

Durante o especial “Minha Mãe Adora viajar” recebemos vários e-mails de mães espalhadas pelo mundo, com vontade de contar mais sobre as cidades onde moram ou falar sobre suas cidades preferidas para passar as férias. E como no MMqD quem manda são vocês, o especial virou seção e a viagem continua.

Apertem os cintos, que tem muita cidade bacana no nosso roteiro. Começando pela minha… 😉

Barcelona

Barcelona é uma pequena grande cidade, tradicional e cosmopolita. Tem montanha e tem mar, é moderna mas ao mesmo tempo conserva as antigas tradições e as festas populares de toda la vida. A (minha) cidade ideal para morar e perfeita para o turismo, seja para uma viagem romântica, para visitar com os amigos e, principalmente, para explorar com a família. Fácil de se locomover, de entender e de se apaixonar! Difícil mesmo é resumir em um post todas as coisas bacanas para fazer por aqui… mas vamos tentar… vem comigo!

Se você vier à Barcelona com as crianças, não pode deixar de ir:

Parc Güell

Mais que um parque, o Parc Güell é um símbolo de Barcelona e uma das obras mais emblemáticas do gênio Gaudí.

Projetado para ser uma urbanização em 1900, o plano fracassou e foi inaugurado como parque público em 1922. Em 1984 foi declarado Patrimônio da Humanidade.

Um grande jardim com elementos arquitetônicos, situado na parte superior de Barcelona, e com uma vista panorâmica da cidade de tirar o fôlego.

(!) As crianças vão adorar as esculturas coloridas feitas de mosaico e as guaritas na entrada do parque, que parecem casinhas feitas de doce. Tem espaço de jogos infantis e a entrada é gratuita.

Dica: Depois do Parc Güell recomendo uma parada para almoço, no bairro de Gràcia, tomar um café com um Lukumas – donuts grego – e ir descendo a pé, até a Plaça Catalunya, pelo Passeig de Gracia – a rua mais bonita da cidade – onde fica a Casa Batlló e as melhores vitrines de marcas nacionais e outras mundialmente conhecidas – puro luxo e glamour.

Las Ramblas

La Rambla é uma rua típica da Catalunha, a mais conhecida é “La Rambla de Barcelona” que liga a Plaça Catalunya ao Porto da cidade. No final das Ramblas você encontra um monumento de Cristovão Colombo apontando para “las Américas”.

Passeando por las ramblas, você vai encontrar bares, restaurantes, floriculturas, vendedores de pássaros e bancas de revistas que parecem pontos de informações turística, com livros, postais e mapas, além de performances de vários tipos,em especial as estátuas humanas.

(!) Reserve umas moedinhas para dar para as performances mais legais, as reações são muito engraçadas – diversão garantida para os pequenos!

Dica: Não deixe de conhecer o mercado de la Boqueria, El Gran Teatre de Liceu e a Plaça Reial e chegando no porto, um passeio nas “Golondrinas” – que são embarcações turísticas que realizam pequenas travessias e mostram o lado mais moderno do litoral barcelonês.

Parc Ciudatella

O parque oferece uma das maiores zonas verdes da cidade, funciona como ponto de encontro tanto para barceloneses como para turistas: um lugar perfeito para descansar, fazer um picnic, andar de bicicleta ou simplesmente passear. Tem lindos jardins, um lago onde você pode alugar barquitos a remo e uma fonte incrível de estilo barroco, feito por Josep Fontsère (que teve como assistente Gaudí, ainda estudante nessa época). Além de parques infantis, circuitos de jazz, o parque ainda conta com o museu de geologia e zoologia e diversas atividades culturais.

Dica: Dentro do Parc Ciutadella está o zoológico de Barcelona, um dos mais importantes da Europa, com destaque para o show dos golfinhos, que encanta crianças e adultos.

Praias

Barcelona é a única grande cidade europeia com praias dentro do núcleo urbano.

As praias de Barcelona são tranquilas e seguras para as crianças, dá pra percorrer toda a costa barcelonesa de bicicleta, desde o bairro de la Barceloneta até a zona do Fórum, com parada obrigatória para conhecer a Vila Olímpica.

(!) A praia não é programa exclusivo do verão. No inverno também dá para aproveitar os dias de sol para correr na praia ou levar os pequenos para brincar na areia ou nas pirâmides espalhadas por toda a costa.

Font Mágica de Montjuic

A Fonte Mágica está localizada em frente ao – impressionante – Palau de Montjuic (Museu Nacional de Arte Catalunha) e durante todo ano, oferece um espetáculo de águas dançantes, música, raios laser e cores diversas. Entrada Gratuita.

 

Museu da ciência – Cosmocaixa

O CosmoCaixa é um museu destinado à ciência, em um espaço dinâmico e interativo.

O edifício é incrível e o museu agrada a todas idades, (não diga que fica entediado em um museu antes de conhecer o cosmocaixa!).

Está dividido em várias áreas temáticas: o Muro Geológico, a Floresta Inundada, a Sala da Matéria, o Planetário e a Praça da Ciência, com experimentos científicos para demonstrar fenômenos naturais e físicos.

Tem também atividades dirigidas aos pequenos, como o Planetário “Bombolla”, para entender os astros e o “Click” para “brincar” de cientista, explorando os cinco sentidos e aprendendo quase sem perceber.

Bosque Inundado

A reprodução exata de um pedaço de mais de 1.000 metros quadrados de floresta inundada da Amazônia brasileira. Você pode explorar não só a inundação, mas também sua relação com o continente, desfrutar das vistas subterrâneas, ar, chuva tropical … tudo integrado no meio da flora e fauna típica da região. Um pedacinho do Pará em Barcelona.

Dinossauros – Tesouro do deserto de Gobi

O grande número de esqueletos completos e a grande variedade de fósseis descobertos no deserto de Gobi são únicos. Até mesmo os mais delicados esqueletos foram encontrados em condições muito boas. Provavelmente foram atingidos por uma tempestade de areia que os cobriu completamente, permitindo uma perfeita conservação. A conhecida extinção em massa de dinossauros, que ocorreu muito antes do aparecimento do homem, talvez sirva como um lembrete da fragilidade da vida no equilíbrio da natureza. Fonte: Cosmocaixa

Com crianças ou sem crianças é imprescindível conhecer: Sagrada Família, Palau de la Música, Bairro Gótico, Catedral del Mar, Camp Nou (o estádio do Barça e o museu do futebol) e muito muito mais… Isso sem falar das festas de bairro, da gastronomía e dos inúmeros bares, restaurantes cafés e outros tantos lugares emblemáticos dessa cidade incrível!

.:.

Se você ficou com vontade de pegar o primeiro avião e vir correndo pra Barcelona, mas não pode, por questões práticas, a gente manda um pedacinho de Barcelona pra você! Deixe um recadinho nesse post e concorra ao livro “Barcelona gastronomía y cocina”, Editora Triangle.

O livro traz fotos lindas de autoria de Oriol Aleu, receitas e dicas de onde e o que comer na cidade. Você pode escolher em catalão – inglês ou espanhol. Válido para todo o planeta.