Por: Rosane Baldissera
Como algumas de vocês já sabem, iniciei o planejamento da minha gestação para este ano, realizei meus exames pré-gestacionais e fui bem feliz dar a notícia para a minha ginecologista (de que quero engravidar depois de vários anos de casada). Na sala de espera do consultório, havia quatro mulheres aguardando a consulta. Duas delas estavam conversando sobre o sexo do bebê, pois estavam com 14 semanas de gestação (pena que uma foi chamada para atendimento, então ficaram três mais eu). Uma senhora estava no cantinho em silêncio. E a quarta (também gestante), estava escutando tudo, mas sem opinar. Eu fiquei bem quietinha e lá pelas tantas, me meti no assunto e lancei a pergunta ao ar: o que vocês pensam em relação à amamentação?
Bah…. (bem gauchesco) que pergunta complicada essa né!!!
Mas a primeira coisa que pensei: vou escrever sobre isso no meu próximo post, fiquei muito animada em iniciar um bate-papo na sala de espera sobre amamentação.
Uma delas me disse (a que estava sem falar): “Eu vou amamentar somente até os seis meses e já está mais do que bom. Sou uma mulher moderna, e, além disso, amamentar mais que isso não tem nenhum benefício para o bebê. Amamentei meu primeiro filho até os seis meses, é já foi o suficiente”.
A outra gestante disse que no mínimo seis meses, mas que como ela teria que voltar a trabalhar com cinco meses, não conseguiria manter a amamentação.
E eu olhei para a senhora, e perguntei se ela havia filhos e se havia amamentado. A resposta foi adorável para mim, ela teve quatro filhos, e todos foram amamentados por mais de dois anos. Disse que antigamente as mulheres amamentavam por muito tempo, que não tinha essa história que existe hoje das mulheres modernas. E mais, disse que ela sempre trabalhou, e que conseguiu manter a amamentação de todos, que ela saia do intervalo do trabalho e ia para a escolinha amamentar, e que quando chegava cansada do trabalho, ela e seu filhote tinham o momento só deles, momento único, de aconchego e muito carinho. Nossa, eu fiquei tão emocionada de escutar, e as outras mães também ficaram. Tanto que orientei uma delas a manter a amamentação na volta ao trabalho, e ela adorou saber que poderia manter a amamentação.
A outra olhou para mim e disse: mas qual a tua opinião em relação à amamentação? Quanto tempo é ideal?
Eu sou a favor do desmame consciente e natural, ou seja, quando a mãe decide juntamente com o bebê. Os dois sabem exatamente o momento de parar. Sem traumas para ambas as partes. Agora, que a sociedade é muito preconceituosa com a amamentação prolongada, ah, isso é. Cada um escolhe o que é melhor para si, inclusive a amamentação. Pergunto-me porque as mães que amamentam por mais tempo (acima de um ano) são tão crucificadas? Já que o normal e indicado é amamentação até os dois anos ou mais?
Nossa sociedade impõe regras cruéis, e aceitamos isso tranquilamente. Ainda existem profissionais da saúde que dizem que amamentação depois de um ano não serve pra nada, e pior, dizem que faz mal? Como assim??
Estudos e mais estudos científicos estão provando os benefícios da amamentação prolongada, vou citar algum deles (para não ficar extenso):
O leite materno durante o segundo ano de vida é muito similar ao leite do primeiro ano. No segundo ano de vida, 500 ml de leite materno proporciona à criança: 95% do total de vitamina C necessária (pensem bem, quase a necessidade diária de vitamina C diária, ou seja, mais imunidade para a criança); 45% do total de vitamina A necessária (metade da necessidade diária, visão e imunidade); 38% do total de proteínas necessárias (nutriente essencial para os músculos, e percebam o alto percentual de proteínas em apenas 500ml de leite materno) e 31% de calorias necessárias no dia (energia que dá gosto, kkkkk).”
Os fatores de imunidade do leite materno aumentam em concentração, à medida que o bebê cresce e mama menos. Portanto, crianças maiores continuam a receber os benefícios da imunidade (ou seja, menos doenças).”
Quanto mais tarde se introduzir leite de vaca, e outros alimentos alergênicos, menos probabilidades essas crianças terão de apresentar reações alérgicas.” (para que introduzir o leite de vaca a um bebê, e expor o mesmo a inúmeras reações alérgicas, se a mãe tem o leite próprio e ideal para seu bebê?)
Existem tendências estatisticamente significantes para que a desordem na conduta (da criança) diminua com o aumento da duração da amamentação. Mamar durante a infância ajuda os bebês a fazer uma transição gradual no desenvolvimento da sua personalidade individual e maturidade.”
Amamentar é atender às necessidades de dependência da criança, de acordo com o tempo único da criança. Esta é a chave para ajudar a criança a alcançar a sua independência. As crianças que conquistam a sua independência em seu próprio ritmo são mais seguras dessa independência que as crianças forçadas a isso prematuramente.” (isso contraria tudo o que dizem, não é?)
E existem tantos outros benefícios que não citei aqui. Agora me respondam: com tudo isso, porque não amamentar o bebê até dois anos ou mais? O que impede a mãe? Sei que existem vários motivos, sei que algumas mães não querem amamentar por muito tempo, respeito a decisão de cada mãe. Onde não existe mais prazer para uma das partes, a relação deve ser repensada, mas gradualmente, sem interrupções abruptas, com planejamento.
Para aquelas mamães que amamentaram ou amamentam por dois anos ou mais, meus parabéns com estrelinhas, porque percebo o quanto é difícil ultrapassar as barreiras da sociedade. Mamães empoderadas!!!
Para as gestantes, espero que sejam bem conscientes de todos esses benefícios e que sigam o exemplo das guerreiras acima! Amamentação prolongada, benefícios para o resto da vida!
Para as mamães que não conseguiram amamentar, por qualquer motivo, meus sinceros votos de que da próxima gestação (se houver) que se informem e procurem ajuda de profissionais especializados em amamentação. E aquelas que não terão mais um bebê, que pelo menos apóiem suas amigas gestantes na amamentação!
E para aquelas que não querem ou não amamentaram porque não gostam, ou que os peitos irão cair, ou que é feio amamentar (respeito as opiniões, mas não aceito)….minhas condolências, pois nunca tiveram um contato íntimo e profundo com seu serzinho!!!
Para finalizar, coloco este parágrafo que retirei de um site e que gostei bastante:
“Através da amamentação, a mãe recebe uma resposta da boca do seu filho, das mãos dele, do corpo e dos olhos dele. Isso dá a ela informação sobre como ele se sente e sobre o que ele está fazendo. Quase todas as mães que amamentam até mais tarde, afirmam que esta intimidade com o bebê é o elemento mais satisfatório da amamentação. Quando a mãe tem este tipo de prazer, transmite, por sua vez, ao seu filho. Os sorrisos dela, as carícias e o relaxamento do seu corpo, tudo isso ajuda a tornar a experiência da amamentação mais agradável, e para o seu filho, também.”
Abraços a todas!
Nutricionista Rosane Baldissera
Consultora em Amamentação – Porto Alegre/RS
Fones: (51) 95329195 ou 91684658
Bia
mar 6, 2012 -
Amamentar não é “só dar o peito”…
Às vezes a mamãe sente dificuldade em “desmamar”, tenta prolongar o momento ao limite, com a ideia de que, ao final dessa fase, seu filho deixará de ser seu bebezinho, e qualquer pessoa passa a poder fazer por ele o que hoje só a mamãe faz (amamentar no peito)…
Acho muito interessante que a amamentação seja insistentemente tentada – pois o início pode ser dolorido e aparentemente desestimulante. Mas quando essa relação passa a ser de dependência emocional de uma das partes, precisa ser estudada e repensada.
Amamentação de maneira saudável: física e psicologicamente! Tem meu apoio, seja o tempo que for…
Mariana Andrade
mar 6, 2012 -
Olá Rosane, estou com um RN e pretendo amamentar o máximo possível, além de saber dos benefícios à saúde de meu filho, acho um momento delicioso!
Minha dúvida é em relação à amamentação durante a gravidez. Pois meu planejamento inicial seria tentar engravidar novamente qdo meu filho fizer 1 ano, mas para isso eu teria que parar de amamentar antes de engravidar? Se engravidar amamentando existe riscos à gestação por conta das contrações do útero?
Queria tirar estas dúvidas poisestou pensando em rever meu planejamento para não prejudicar a amamentação de meu pequeno.
Obrigada! Mariana
Amanda C. de Lima
mar 6, 2012 -
Oi Mariana, não sou especialista, mas você pode ter uma boa noção dessa relação nova gravidez/amamentação no blog da Lia (http://sacodefarinha.blogspot.com/), como nos posts abaixo, que eu adorei:
http://sacodefarinha.blogspot.com/2011/02/lactogestacao.html
http://sacodefarinha.blogspot.com/2011/02/lactogestacao-2-algumas-duvidas.html
Beijos!
Rosane Baldissera
mar 7, 2012 -
Olá Mariana, podes continuar amamentando durante a gestação, sem problemas! Inclusive, podes continuar amamentando os dois quando o bebê nascer! Não precisa mudar de planos não! Abraços!
Martha Mariana
out 17, 2014 -
Oi, Mariana, sou médica e fiz quase isso. Engravidei quando meu filho tinha 1 ano e 6 meses, e segui amamentando, com apoio da minha obstetra e da pediatra dele. Há um mês decidi fazer o desmame definitivo, com planejamento e de maneira bastante natural, porque a produção naturalmente cai, e meus seios passaram a ficar MUITO doloridos com o puxa-puxa do meu bezerrinho frustrado com o baixo fluxo.
Da pesquisa que eu fiz e da opinião de minha obstetra: gestações de risco habitual (famoso baixo risco = sem cólicas, sem sangramentos, sem alterações ultrassonográficas), a amamentação pode ser mantida sem problemas. Obviamente que em casos de gestações de risco a questão das contrações uterinas desencadeadas pela ocitocina devem ser consideradas.
O lado ruim é que, mesmo mantendo frequência a produção realmente cai, e se o bebê mama mesmo, ele pode ficar frustrado e mamar com mais força, e aí o que era só delicia passa a ser sofrido. Até porque as mamas ficam doloridas mesmo no início da gestação. Além disso, muitas crianças abandonam o peito quando ocorre a transição do leite para o colostro, no terceiro trimestre. O leite é fluido e docinho, o colostro é menos doce e mais denso, e as crianças podem estranhar é simplesmente não se interessarem mais pelo peito.
Enfim. Se é isso que você quer, numa situação de gestação de risco habitual, CAI DENTRO! E não fique frustrada se de tudo não de certo para você e/ou para seu filhote. Afinal, amamentar é uma relação, e só faz sentido manter relacionamentos enquanto esta legal para ambas as partes. Boa sorte pra você!
Dani Balan
mar 6, 2012 -
Bom, quem já foi lá no meu blog sabe exatamente o que eu penso sobre esse negócio de amamentação. escrevi uma série de posts contando como foi (e está sendo) amamentar as meninas.
Eu adoro! É, indiscutivelmente, o melhor momento do dia, como disse a sábia mãe aí de cima.
Mas até quando?
Sei lá! Tenho certeza que vou saber quando parar. Alice vai me mostrar.
Ótimo artigo Rosane. De utilidade pública. São relatos assim que o Ministério da Saúde deveria divulgar.
Bj.
Tassiana
mar 6, 2012 -
Não tem como discutir contra a amamentação, mesmo sendo prolongada. Um exemplo claro pra mim (e imediato, já que os benefícios são a longo prazo), foi quando eu coloquei o meu filho de 2 anos na escolinha. Eu estava bem receosa, pois quando eu via todos os coleguinhas dele com nariz escorrendo, tosse encatarrada, e outros “dodóis”. Meu guri ficou uma semana com uma coriza leve e com o muco claro, sem infecções, depois passou. Eu tenho certeza absoluta que foi a amamentação que tornou ele “resistente”, já que foi a primeira vez que ele frequentou uma escolinha. Ele fica meio turno, toma o tetê dele antes de ir e quando chega em casa, e eu amo amamentar ele! E é incrível como tem muita gente contra a amamentação prolongada, a própria psicóloga da escolinha do meu filho veio com um argumento que achei no mínimo sem fundamento: “Assim, se a criança começa a criar dente, é por que ele tem a capacidade de comer, então não precisa mais do leite. Essa recomendação de amamentar até os dois anos é só para aqueles lugares pobres, que a alimentação é a base de farináceos e o leite materno é a única salvação para a criança.” Eu perguntei a ela se ela realmente acha que amamentar é só alimentar, e ela disse que sim. É uma pena, pois ela estava grávida, e pelo visto ela não quer se comprometer muito com a amamentação.
Parabéns a nós, mamãe que amamentam sem medida! E que somos obrigadas a aturar “profissionais” que são contra algo que só faz bem.
carolina
mar 6, 2012 -
pergunta pra ela se ela vai deixar de dar mamadeira quando o filho dela começar a ter dentes! cai no mesmo argumento, se tem dente não precisa de leite né rs
Tassiana
mar 7, 2012 -
Eu pensei mesmo em perguntar, mas pra não estender o debate, já que ela parecia querer por um fim nisso, eu deixei assim. Numa próxima vez, se ela tocar no assunto vou falar pra ela isso sim 😉
gil
mar 6, 2012 -
adorei sua frase e me fez pensar.. claro que “amamentar” não é só “alimentar” .. ou até pode ser, se estivermos falando de “alimentar” a alma. alias, a dos dois, mãe e filho…
Tassiana
mar 7, 2012 -
Alimentar a alma, alimentar o amor, alimentar a conexão naturalmente biológica que mãe e filho tem. Sem palavras para descrever o que é amamentar! O alimento mais completo do mundo!
carolina
mar 6, 2012 -
pra mim amamentar é natural e deitamos e rolamos mamando, mamando muito! ás vezes acho demais até, mas quando vem visitas ou saimos de casa ele mama bem menos na boa, então tudo bem! vamos indo com tranquilidade!
detalhe, mes que vem ele completa 1 ano e meio!
e eu sempre me questiono, se eu tenho um leite perfeito sempre quentinho e de graça, pra que gastar e ter a trabalheira toda da mamadeira? rs
Dani
mar 6, 2012 -
Ótimo! e só quem amamentou por um longo tempo sabe as pressões ridiculas da sociedade. Meu primeiro mamou por 2 anos e 10 meses. Quando as pessoas começavam com os palpites, eu fazia cara de paisagem e me concentrava nele…
Agora com uma pequena de 1 mes, to curtindo muito amamentar de novo até quando for legal pra nós 2.
Dani Cassar
mar 6, 2012 -
Eu tentei desmamar 3x minha filha de 15 meses, mas eu adoro o momento que temos p/ nos duas e ainda nao estamos preparadas, apesar dela ja ter diminuido bastante as mamadas, mas acho bem interessante o desmame natural, nao quero amamentar por mais de dois anos, mas vou esperar p. ver oq acontece…rs
Sheila
mar 6, 2012 -
Ah eu concordo plenamente qdo vc diz q o desmame precisa ser algo q n traga traumas p nenhuma das duas partes.
Digo isso pq meu filho acaba de completar 3 aninhos e ainda mama.
Sim, ainda mama, e como eu acredito que ele saiba o tempo ideal de mudar de fase, ou seja, de desmamar, então deixo numa boa.
Trabalho o dia todo e quando chego ele está lá querendo mto o seu golinho.
Não vejo malefício de forma alguma, mto pelo contrário, quando vejo o sorriso que ele abre quando mama percebo q fiz a melhor escolha 😉
Beijoooo
Fernanda
mar 6, 2012 -
obrigada pelo parabéns com estrelinha! Meu filho está junto ao peito ha 2 anos e 4 meses! E pretendo deixar que o desmame ocorra naturalmente! Abraços
Kelly Stein
mar 6, 2012 -
É isso. Você já disse tudo. O desmame precisa ser sem traumas para ambas as partes. E foi pensando exatamente isso que amamentei meus dois filhos até os dois anos, pouco mais até. Minha primeira filha mamou até os dois anos mas aí, durante minha segunda gestação, o leite deu uma parada na produção (talve fosse mudança p/ colostro ou algo assim). Quando percebi (minha filha ‘mamava’ como se houvesse litros de leite saindo!*rs) expliquei que era hora de parar e tals. Ela entendeu que o colinho ela ainda teria então não perderia nada. No segundo filho, parei quando começou a me incomodar as constantes investidas dele, enfiando a mão por baixo da minha roupa. Aí, com jeitinho, trocamos o ‘tetão’ por carinhos e colinhos. Super tranquilo. Acho que é assim que deve ser. Mas, pelo menos, os tais 6 meses, deveriam ser observados. Fico triste ao ver mães amamentando ‘por obrigação’. É um momento tão bonito, de uma troca de afeto tão grande. Não importa quão moderna elas são… o carinho transcende qualquer ‘modernidade’. O dia que isso acabar o mundo acaba junto pois teremos apenas robos e não seres com alma.
Lavinia Costa Monteiro
mar 6, 2012 -
Eu amava amamentar, nunca tive vergonha, dava mamá em qualquer lugar e nunca usei bombinha alguma… Até um ano, quando os dois pararam de mamar, eles usavam mamadeira para tomar água ou suco e só… O Murilo parou logo depois que descobri que estava grávida do Heitor, por conta dele, e olha que ele só dormia mamando em mim, eu achava que ele não desmamaria nunca!!!! Foi super tranquilo… O Heitor parou duas semanas antes de completar um ano, também porque quis, e eu achei que estava de bom tamanho!!!
Daniela
mar 6, 2012 -
Oba!!! Mais bebê na turma!!! Beeeem, tu sabes, Lorenzo mama como RN e já fez 1 ano. Alguns olham torto, mas, muito sinceramente, nem tô. É uma decisão minha e dele, na qual ninguém pode interferir, e que está muuuuuito longe de acabar, tenho certeza. Quando alguém me pergunta até quando ele vai mamar, sempre respondo que vou levar o leitinho dele no intervalo da escola!
Beijos!!!
Rachel
mar 6, 2012 -
Rosane, gostei muito do seu texto, mas acho que existe muito preconceito também com outro tipo de mulher : as que querem amamentar, mas não conseguem, e acabam tendo que apelar pra mamadeira. No meu caso, sempre quis muito amamentar. Mas logo no primeiro mês do meu filho, meu leite foi secando e eu fiz todas as coisas que me indicavam pra aumentar meu leite, das crendices populares às recomendações médicas. Sofria muito toda vez que tentava tirar com a bomba e não saía nada. Fazia massagem, bebia água o dia inteiro, tomava até remédio que o médico indicou e nada. Com o tempo, meu bebe começou a ficar muito irritado e a perder peso e o médico mandou eu complementar com a mamadeira. Chorei horrores, me sentindo a pior das mães, mas segui a recomendação, pq o importante era que meu bebe estivesse bem nutrido. Ele virou outra criança quando começou a complementar com a mamadeira: satisfeito, corado, calminho. Mas eu ouvia todo tipo de absurdo de mães xiitas e aquilo me deixava ainda mais deprimida. Cada vez mais, ele ia ficando estressado no peito, doido pra ir logo pra mamadeira, uma vez que do peito não saía quase nada, por mais que ele sugasse. Amamentar foi virando um momento muito estressante, tanto pra ele, quanto pra mim, que sempre me sentia frustrada. Quando ele fez 3 meses, resolvi parar de vez. Como vc disse, a mãe e o bebê, juntos, devem saber o momento de parar. E esse momento, no nosso caso, infelizmente veio cedo. Senti muitíssimo que isso tenha acontecido, mas posso te dizer que a culpa que carreguei foi enorme e que só aumentou com os comentários absurdos que eu ouvi, como, por exemplo “ah, bebe perde peso mesmo, deixa ele emagrecer, não desiste”. Na época, sofri muito, mas hoje tenho certeza de que, quando tiver outro filho, se isso acontecer de novo, estarei mais bem resolvida. É óbvio que vou fazer de tudo pra amamentar. Mas se, como da primeira vez, não der, não vou carregar essa culpa monstruosa. Dei esse depoimento porque acho que, por mais importante que seja amamentar, acho que devemos respeitar as escolhas de cada uma, principalmente, das que não tiveram escolha. Na minha opinião, fundamentalismo não é saudável de lado nenhum.
Thalita Dol
mar 6, 2012 -
Rachel, sinto muito o que aconteceu com você…
Minha história inicial foi parecida, problemas no ganho de peso, dificuldades…
Sinto mais, no caso, pelo pediatra que não soube te orientar mais adequadamente pra te ajudar com a amamentação. Fico tão chateada em ver profissionais de saúde tomando o caminho “mais fácil”.
Nós fomos orientadas a usar a relactação para complementar. Além do pediatra, procurei ajuda no banco de leite (público) o que me ajudou muito a não desistir. A relactação usa uma sondinha, como um canudo fininho. Uma ponta no copo e outra na boquinha do bebê, junto do peito. Assim, o bebê recebe o complemento enquanto não desaprende a mamar e continua a estimular o peito com a sucção. Foi muito trabalhoso, mas valeu muito a pena!! Fica a dica para uma proxima vez, se houver dificuldade de novo! =)
Rosane Baldissera
mar 7, 2012 -
Olá Rachel, seu depoimento é muito importante e concordo com você, as pessoas são muito julgadoras..infelizmente! Talvez se você tivesse tido um apoio sem julgamentos, a história seria bem diferente! Sei que fizeste o melhor e que tentaste, e saiba que muitas outras mamães passam por isso! Já atendi muitas com a mesma história, e que o destino foi diferente! Bebês podem perder peso no início sim, e se introduzirmos a fórmula na mamadeira, ele vai largar aos poucos o peito! Faço o trabalho de introduzir a fórmula através da sondinha (relactação), o que é muito legal, pois o bebê recupera o peso, a mãe fica tranquila, a produção de leite aumenta, o bebê não larga o seio e aos poucos retiramos a fórmula, e a amamentação segue….Se pensares em um próximo bebê, solicite apoio de um profissional que sabe o que está fazendo, sem julgamentos, com muito apoio! Abraços, Rosane
Martha Mariana
out 17, 2014 -
Sem dúvida, a translactação (ou relactação) é uma alternativa de complementar mais favorável a continuação da amamentação que a mamadeira (ou o copinho), apesar de ser muito mais trabalhoso e cansativo. Quando funciona vale muito a pena.
MAS NÃO É SEMPRE QUE FUNCIONA. Então se você tentou, e não funcionou, com ou sem orientação adequada, culpa zero!! A despeito do que dizem por aí sobre a natureza ser sábia, nem todo mundo nasce 100% saudável, definitivamente a minoria nasce “sabendo”, e tem mulheres que tentam, tentam e NÃO CONSEGUEM. Não é por falta de vontade, tentativas, orientações, às vezes não dá mesmo. E ficar se remoendo por isso é absolutamente contraproducente. Amamentar é só mais uma das coisas que você vai fazer com e pelo seu filho, enquanto mãe. A despeito de ser uma coisa importante)
A boa notícia é que os primeiros dias são cruciais. E no seu próximo filho, é provável que você saiba o que está fazendo, o que aumenta bastante as chances de fazer funcionar. Tenha fé, oriente-se, invista e pé na tábua. Se rolar, ótimo, realmente é uma experiência maravilhosa. Se não rolar, paciência. O mundo não vai acabar por causa disso, seu filho não vai ser menos saudável e menos amado por causa disso.
Mariana Bicalho
mar 6, 2012 -
Eu AMO amamentar! Lucas tem 10 meses e mama de manhã e de noite… Ia começar a tirar a da manhã essa semana… mas acho que quero que ele mame até 40 anos! hahahaha
lia
mar 6, 2012 -
Rosana, adorei seu post! Só fiquei curiosa pra saber de onde você tirou essas citações. Queria ler os textos completos.
Realmente existe um desprezo pelo papel do leite materno após o primeiro ano de vida. Dizem que é só aconchego (só?) e que aquilo não alimenta mais.
Estou gradualmente desmamando minha filha mais velha agora, com dois anos e quase dois meses. Acho que ela ainda mamará até dois anos e meio, por aí. Gostaria de amamentar até ela largar sozinha, mas acabei intervindo porque estava ficando chato em alguns momentos.
Além do mais, já tenho outra bezerrinha que vai fazer 6 meses. A fábrica tá bombando…
Bjos e parabéns.
Rosane Baldissera
mar 7, 2012 -
Olá Lia, segue os artigos originais:
DAVIES,M.M.(1993). O livro da Amamentação.1ª ed.Lisboa,pag.11-116.
VICTORA, C. G. Et al. Is prolonged breastefinding associated with malnutrition? Am J Clin Nutr 1984; 39: 307- 14.
GOLDMAN,A.S. et al. Immunologic components in human milk during the second year of lactation. Acta F´aediatr Scand 1983; 722:133-34.
SAVILAHTI, V.M.et al. Prolonged exclusive breastfeeding and heredity as determinants in infantile atopy. Arch Dis Child 1987; 62: 269- 73.
HORWOOD LJ and FERGUSSON.Brearstfeeding and later cognitive and academic outcomes, PEDIATRICS Vol. 101 nº1 January 1998, p.01-07.
FERGUSON,D.M. et al. Breastfeeding and subsequent social adjustment in six- to eight- year- old children. J Child Psychiatr Allied Discip 1987; 28: 378-86.
Parabéns por ser uma mamífera de corpo e alma!
Abraços,
Rosane
De.
mar 6, 2012 -
Tenho pensado muito em como alguns conceito tem sido desmitificados desde que decidi ser mãe!
Mas a verdade mesmo é que cada uma vive sua história, e como tal, deve ter o direito de escolher o que é melhor pra si…
Pra isso, nada como lugares como o Minha Mãe que Disse pra dar uma forcinha!
Beijos
jo nascimento
mar 6, 2012 -
oi, nunca comentei aqui, mas esse tema de amamentação prolongada me fez reviver momentos marcantes.
Amamentei minha filha até tres anos e um mês, o que mais ouvia era quando vai tirar esse peito? Já ta na hora dela largar isso , que coisa feia essa menina desse tamanho mamando, etc…
As pessoas são muito preconceituosas quando o assunto é amamentação, se você não amamenta não é uma boa mãe, se você amamenta por mais de um ano ta fazendo mal pro seu filho….
Amamentei por mais de tres anos mesmo trabalhando fora e quando tiver outro filho pretendo fazer o mesmo….
beijinhos
fran
mar 6, 2012 -
Rosana, também adorei o texto…E gostaria de saber a fonte das citações.
Meu Pedro, com 1 ano e 9 meses ama o “tetê”, hoje ele mama apenas 2 vezes ao dia, após o almoço para a soneca da tarde e a noite para dormir.
O problema aqui é que ele ainda tem acordado a noite para mamar, duas, três vezes…Isso me deixa muito cansada. Então estou iniciando o desmame, mas quero que seja gradual e sem sofrimento para ambos…
Rosane Baldissera
mar 7, 2012 -
Olá Fran, já coloquei os artigos na resposta da Lia (acima.)
Quanto ao desmame do seu filho, tente desmamar somente durante à noite, mantenha a amamentação durante o dia (claro se assim você decidir).
Segue um link que talvez possa lhe ajudar http://solucoes.multiply.com/journal/item/17
Abraços,
Rosane
Rachel
mar 6, 2012 -
Pois é, Rosane, outras pessoas também me disseram isso depois, tanto que troquei de pediatra. Com certeza, vou procurar essa opção, se precisar da próxima vez! Obrigada e bjs!
Josiane Caetano
mar 6, 2012 -
Pena que a minha filhota simplesmente NÃO quis mais mamar com 9 meses…eu gostava muito deste momento entre nós, mas fazer o quê?
Anne
mar 6, 2012 -
Eu sou do grupo das amamentadeiras prolongadas. Ainda acredito no desmame natural e não faço planos de desmamar meus filhos. Acho que trazer o asunto é sempre importante, porque convida as pessoas a pensar, e espalha informação. Amamentar é natural, temos que acreditar que somos capazes, temos que acreditar que o normal é que os pequenos mamem, e não sejam estimualdos a pular fases. Hoje é normal que crianças escrevam seus nomes aos 3 anos e é feio que mamem em suas mães. Bjos
Fernanda
mar 6, 2012 -
Eu achei meio pesada a frase “nunca tiveram um contato intimo e profundo com o seu serzinho”. Não tem como você nem ninguém no mundo avaliar o nível do contato entre mãe e filho. Eu amamentei minha filha até quase 8 meses, parei porque ela não quis mais e em eu. Conheço mulheres que lutaram bravamente mas simplesmente ao conseguiram. Ninguém êh menos mãe por isso. Como a amiga acima comentou, fundamentalista o seu texto.
Juliana Matos
mar 7, 2012 -
“E para aquelas que não querem ou não amamentaram porque não gostam, ou que os peitos irão cair, ou que é feio amamentar (respeito as opiniões, mas não aceito)….minhas condolências, pois nunca tiveram um contato íntimo e profundo com seu serzinho!!!”
Ela não está se referindo aquelas mulheres que “lutaram bravamente mas simplesmente não conseguiram”, nem as quais os filhos se desmamaram naturalmente, como foi o seu caso. Ela, aliás, foi bem específica ao “público” a quem ela direciona essa mensagem, “para aquelas que não querem ou não amamentaram porque não gostam, ou que os peitos irão cair, ou que é feio amamentar”. Em momento algum o texto foi generalista ou fundamentalista.
layza
out 28, 2014 -
concordo que a frase foi pesada, ninguém eh menos mãe pq não amamenta seu filho, seja por não conseguirem ou por simplesmente não querer, cada um tem sua convicção, assim como tem mães q amamentam ate 4,5 anos( o q eu particularmente acho horrível), tem mães q não querem amamentar.
Patricia
mar 6, 2012 -
Ainda amamento meu filho – está com 1 ano e 5 meses – e até tentei desmamá-lo mas achei que não era a hora, nem a minha nem a dele. Quando eu comento isso com as “mães modernas” eu sempre ouço “mas ele AINDA mama no peito?”, “não vai desmamar NUNCA?”, e etc. Então não falo mais nada, amamento e pronto!! Quando chegar nossa hora a gente desmama 😀 BJos :*
mari – viciados em colo
mar 6, 2012 -
dois anos e além… apesar da pressão, das caras feias, das perguntas intermináveis, por aqui ainda não tenho data para o desmame: é prático, faz bem para mim, faz bem para ele, é saudável e eu gostcho!
beijoca
Kelly Resende
mar 7, 2012 -
Rosane, amamentar pra mim sempre foi maravilhoso. Passei muito perrengues no início, tive que complementar mas minha filha nunca deixou de querer o peito. Sempre foi nosso momento mágico, gostoso e eu prolonguei enquanto foi assim. A ideia era seguir até por volta de 2 anos, e nós cumprimos lindamente a meta. Achei que qdo chegasse perto eu teria muita dificuldade, que ela não ia querer desmamar, mas foi chegando e realmente batendo em mim a vontade de parar, por diversos motivos que não cabe falar aqui. Ela fez 2 anos no mes passado e estamos agora finalizando o processo de desmame, que foi muito tranquilo, para ambas as partes. Se quiser ler mais, já escrevi um pouco sobre isso no blog:
http://bebepiccolo.blogspot.com/2012/02/caminho-do-desmame.html
Abraços
fran
mar 7, 2012 -
Rosana, obrigada por sua carinhosa resposta…Vou olhar os links que você recomendou.
Abraços!
Camila Lima
mar 7, 2012 -
AMEI O POST!!!
Por falta de informação desmamei minha primeira filha muit cedo e tive uma cesárea desnecessária.
Quando engravidei novamente me muni das armas que eu tinha acesso… informação é tudo!
Tive um lindo parto domiciliar e hoje minha caçula tem quase 11 meses.. mama muito… e se der tudo certo teremos um lindo desmame natural!!!
Parabéns pelo post!!!
Beijos!
Carolina Job Brose
mar 7, 2012 -
Estou esperando meu primeiro filho e torcendo para amamentar tudo que quer…hehehe! Digo torcendo pq sei de muitas mães que queriam e não conseguiram por um motivo ou outro, acho que deve ser uma experiência indescritível, que cria um vínculo fortíssimo entre mãe e filho, além de saudável e muito significativo “alimentar um filho”. Tenho alergia ao glúten e existem estudos no mundo todo que dizem que qt maior o período de amamentação menor é a chance de apresentar alergias alimentares, inclusive a própria doença celíaca, não significa que um dia, na fase adulta, por exemplo, ele não possa desenvolver, mas se for para acontecer e eu puder retardar isso, farei de tudo! Bjs
rosimeiry
mar 7, 2012 -
Esse texto fala tudo!! Eu decidi amamentar minha filha o quanto ela quiser, com o maior apoio do meu marido, mas sinto que fora de casa pareço um bicho estranho. Quando vou amamentar sempre o povo fica olhando de cara constrangida, recebo todo tipo de comentário; já ta bom sua filha já tem 7 ms, não tem roupa bonita pra usar quando se amamenta, não tem nada de bom no meu leite mais….e ai a fora! Mas eu não ligo mais acho que amamentar e o maior presente que deus deu pra mim e meu bebe!!
Martha Mariana
out 17, 2014 -
7 meses???? Jesus. É cara feia porque amamenta, é cara feia porque não amamenta, é cara feia porque amamenta demais…as pessoas precisavam era cuidar mais das próprias vidas, né não?
Déia Kinipel
mar 9, 2012 -
Adorei o post, e tb os comentários, li quase todos e observei que a maioria sofre preconceito na hora de amamentar bebês mais velhos e comigo não é diferente. Minha princesa está com 1 ano e 7 meses e qdo ela pede o peito na rua e eu prontamente dou, noto que as pessoas me olham estranho, mas pelo menos para mim ninguém falou nada, ainda, pq tenho certeza q ainda vou ouvir alguma coisa, hehe, pq pretendo amamenta-la por pelo menos mais um ano.
Anete Furtado Lima
mar 10, 2012 -
Tenho dois filhos, o menino tem 35 anos e a menina 30. Os dois dão-me muito orgulho. O primeiro eu não amamentei, pois o leite sumiu uma semana depois do nascimento dele e eu não sabia o quer fazer para voltar. Mas cuidei bem de seu aleitamento artificial e ele cresceu forte, inteligente e saudável. Hoje sei que é só fazer um caramelo com açucar derretida e canela, acrescentar leite e tomar bem quente. A menina eu amamentei até os três anos de idade. Já é Mestra, cresceu forte, inteligente e saudável também. Acho que amamentação causa uma cumplicidade entre mãe e filhos, uma grande e eterna amizade.
cristiane ferreira Belo Jardim
ago 5, 2012 -
Sou professora e mãe de um casl Clarissa de 9anos que só mamou até o terceiro mês o João Gabriel tem 2anos e 2meses e ainda mama, chama carinhosamente de “mamão”, nunca me constrageu porque nunca mama em público, seus hábitos são mais para dormir, já fui aconselhada para deixar de amamentar pois o leite não tem mais tanta ” serventia”, o menino está fazendo o “mamão” de chupeta, mas agora me sinto fortalecida para prolongar está decisão.
keudma Costa
abr 16, 2013 -
Olá, bom falar sobre assunto, pois sou muito bem resolvida nesse sentido,rrss… Tenho apenas um filho de 4 anos e 5 meses e ele ainda mama…Apenas na hora de dormir, mas, mama…Mamou somente leite até os 6 meses, e depois com frequência até 2 anos e 8 meses…E hoje, é só na hora do dormir…Não tenho tabu nenhum, nem meu marido, nem minha família…Também nunca tentei desmama-lo, acho um ato tão natural,porém, entendo e respeito a opinião de cada mãe…
Um abraço a todas!!!!
Erica Alencar
jul 19, 2013 -
Oi meninas nunca comentei aqui, primeira vez, eu tenho um bebe de 9 meses e meio, eu sou tao feliz de poder amamenta-lo, e um momento tao lindo e especial, quero amamentar maximo mesmo, em dezembro de 2012 eu viajei pros Estados Unidos e la eu sofri muito preconceito, ainda que meu bebe fosse de tres meses eles me olhavam no shopping ou restaurante como se eu tivesse fazendo algo horrivel, as pessoas realmente se incomodavam…mas num tava nem ai, continuava a dar o mamar do meu filho, eu vou fazer de td pra que esse momento tao especial seje bem prolongado!!!
roberta
ago 7, 2013 -
Não estou aguentando mais este sentimento de culpa, tenho uma linda filha de 4 meses e só consegui amamenta-la durante uns 29 dias mesmo assim com complemento, quando ela nasceu no hospital tivemos que dar leite para ela no copinho pois ela não pegava meu peito, chegamos em casa e meu leite só foi descer no 5° dia após o seu nascimento, fiz de tudo tomei remédio para aumentar a produção de leite fiz drenagem para retirar o excesso de leite, até que ela ficou chorando o dia inteiro pois meu leite não vinha, levei ela no hospital e o pediatra disse que ela estava com fome e me pediu para dar uma mamadeira para ela até meu leite descer, então eu fiz. quando meu leite desceu ela ficou mais de 4 horas no meu peito e só saia pouquinho e ela chorava, minha mãe e minha sogra insistiam que eu parasse de dar o peito pois a menina estava com fome, mas eu insistia em dar o peito e foi assim até que por fim a minha pequena chorava e balançava a cabeça de nervosa na frente do meu peito, hoje eu estou aqui com um grande sentimento de culpa que esta me consumindo a cada dia, não posso ver uma mulher amamentando que quando chego em casa choro e me sinto a pior das mulheres, eu não aguento isso mais, não tenho vontade de sai pois sei que terei que dar mamadeira para ela e não o peito, sinto muita vergonha e isso está cada dia pior, por favor alguém me ajude.
marilia
jan 27, 2014 -
…Tenho uma filha de 2 anos e meio, ja esta dificil a amamentção ,não de minha parte porque eu amo amamentar mas do preconceito e da falta de informação das pessoas, sempre tem aquelas perguntinhas,,,tem mesmo leite???Claro que tem e muito!!!e a pergunta principal,,até qunado vc vai amamentar???????A minha resposta é,,não sei.Trabalho o dia todo e chego em casa 19h o meu melhor momento do dia é escutar ela falando mamãe me da mamá,só um pouquinho!Ah,, o que tem de vergonhoso nesse ato???e não tenho problema algum sobre dar mama em publico tbm,só não gosto dos olhares “tortos”, mas não estou nem ai,me considero uma mulher moderna,trabalhadora e sim uma otima mãe!não acho um ato feio,,acho um dos maiores atos de amor!!!!!
Viviane Silva
out 20, 2014 -
Olá!Gostei muito do teu blog e estou seguindo.Te convido a fazer uma visitinha no meu http://tudodenos2.blogspot.com.br/
Também abordo assuntos sobre maternidade e afins. Bjosss